CONTROLE E MONITORAMENTO

Controlar e monitorar o seu projeto de estudos é uma das atividades mais importantes do projeto. Tão importante quanto planejar ou executar o plano de estudo, porque, é desta forma que você saberá se de fato necessita realizar ajustes no seu planejamento.

Talvez esse tópido esclareça para aquelas pessoas que estudaram muitas horas por dia e não conseguiram “ainda” passar na EsFCEx ou em outro concurso.

Algumas pessoas geram uma falsa expectativa de ser aprovado por achar que quantidade é qualidade e acabam por tomar por parametro algo “não real” ou pouco confiável como “unidade de medida” de sua preparação.

Existem outras formas mais confiáveis de medição que podem ajudá-lo a melhorar seu desempenho “GRADUALMENTE” durante sua preparação.

Vocês já devem ter ouvido aquela dica, “faça simulados…”, “baixe as provas anteriores dos concursos que você deseja passar…”, pois é, inconscientemente muitos não sabem a real utilidade disso. Pois bem, vou contar pra quem não sabe ainda qual é a finalidade: é justamente para verificação do “controle e monitoramento” do seu projeto, no nosso caso, PROJETO EsFCEx.

CONTROLAR o projeto é você a todo o momento tê-lo sob o seu domínio. Seu projeto deve ser controlado por você, subordinado a você, e não fará nada sem você manda ele fazer….“Projeto, sentido!” heheheh…

Seria mais um menos isso, pois, é claro que existem situações imprevisíveis e que podem causar o descontrole do seu projeto, mas isso não vai acontecer, porque estamos no controle dele agora e estaremos “MONITORANDO-O.

Em termos práticos seria mais ou menos assim:

Se um piloto pegar um BOING, levantar voo e não “controlar”, a aeronave ficará desgovernada e cairá. Também, se o piloto controlar a aeronave, mas não “monitorá-la” talvez ele não perceba a falta de combustível e a aeronave cairá.

Pode ocorrer do piloto está sob o controle, porém se ele não estiver monitorando a rota, ele poderá ir para outro lugar, ou no mínimo perder “tempo e combustível”. Ou seja, controlar e monitorar não existe um sem o outro. Seu projeto de estudos precisa deles.

Por isso, tome as rédeas do seu projeto de estudo, controle e monitore-o. “Não fique sem controle ou deixe de avaliar se está indo na direção correta, vai por mim”.

Bem, depois do conceito vem a minha prática sobre o tema:

O que eu fiz para controlar e monitorar o meu projeto de estudos para a EsFCEx?

Em primeiro lugar, eu tinha ciência a todo o momento que eu estava no controle do meu projeto, pois, estava seguindo o plano corretamente, assim como o piloto tem o plano de voo dele, eu também tinha o meu. E quando eu me perguntava se o projeto estava desgovernado, a resposta era não.

Em segundo lugar, eu monitorava meu projeto de estudos pra saber se estava no caminho certo, na rota certa….

E o que seria o caminho certo?????

Se você for reparar não existe um caminho, você sabe que está no ponto “A” e quer chegar no ponto “B”(aprovação). Mas para chegar no ponto “B” você terá que atingir um nível de conhecimento que será testado em setembro, na prova real da EsFCEx, e é aí que entra a avaliação do seu desempenho durante toda a sua preparação (projeto de estudo).

Você tem que planejar realizar simulados reais (inscreva-se em outros concursos) e simulados em casa para auto-avaliar-se, isso nada mais é do que monitorar o seu projeto de estudo, pois, caso necessite realizar ajustes, você o fará. Ou seja, saberá seu ponto fraco e quais disciplinas dar um enfoque maior ou menor.

Durante meu projeto de estudo, realizei alguns concursos. Nos primeiros não me saí bem, mas pude aproveitar a oportunidade para verificar onde eu precisava fazer ajustes. Durante o meu projeto, a cada prova real ou simulado que fazia, eu percebia a “EVOLUÇÃO” dos meus estudos, ou seja, eu estava em direção ao ponto “B”.

Eu reservava sempre um dia do final de semana para fazer simulados, ou sábado ou no domingo.  Dividia essas avaliações em duas partes: primeiro apenas verificando nas provas de qualquer concurso as questões do grupo de matérias que estava estudando, depois fazia 1 ou 2 provas inteiras.

Também me inscrevia nos concursos com o perfil parecido com o da EsFCEx, por exemplo, os concursos que tinha a específica + português ou específica + redação, nunca pra concursos que fossem me desfocar da EsFCEx, primeiro, porque o objetivo era monitorar a evolução nas disciplinas da EsFCEx e segundo, porque se eu desejava fazer uma simulação, que o investimento valesse a pena então.

Eu detestava quando abria algum concurso legal pra eu testar meu conhecimento e o edital exigia disciplinas de direito (direito disso, direito daquilo…etc e tal…), eu nem perdia mais meu tempo lendo edital, parava na mesma hora. Mas, isso era por que sou de informática… de repente você é de direito e tem tudo a ver essas disciplinas, então, vá em frente e se auto-avalie.

É isso aí pessoal, espero que tenham entendido a mensagem sobre a importância de se chegar ao ponto “B” através da avaliação do seu desempenho e ajustando seu projeto de estudos de acordo com ele.

Espero que você não esteja fazendo vôos de 12h diariamente em uma aeronave desgovernada e sem monitoramento…

Grande abraço, Emanuel Peixoto.

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

21 opiniões sobre “CONTROLE E MONITORAMENTO”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!