ENCERRAMENTO

Este momento em um projeto é utilizado para formalizar seu encerramento ou apenas o encerramento de uma etapa dele.

Qual é a importância de se formalizar e registrar o encerramento do seu projeto?

Em projetos grandes é nesse momento que se registram erros, acertos, documentos, planejamentos, decisões importante que foram tomados durante o projeto, dentre outras coisas.

O objetivo dessa formalização é a criação de uma “BASE DE CONHECIMENTO” que em linguagem de projeto chamamos de “LIÇÕES APRENDIDAS”, ela servirá como guia em projetos futuros, ou seja, quando precisamos realizar projetos similares podemos recorrer às lições aprendidas de projetos anteriores para orientar nossos novos projetos no caminho correto, ampliar as chances de sucesso e evitar os erros cometidos em projetos anteriores. Assim, fica mais fácil né?

Bem, então, vamos pra prática.

Como nosso projeto é pequeno em relação a muitos projetos de negócio ou projetos de engenharia, você pode optar por ignorar essa etapa do projeto, pois, em projetos futuros de estudos dificilmente você se esquecerá das lições aprendidas em seus projetos.

Por isso, fique tranquilo, esse momento do nosso projeto de estudo poderá ficar no limbo sem prejuízo para os seus estudos futuros, entretanto, suas lições aprendidas apenas ficarão guardadas pra você. Ou seja, após o resultado do concurso, alguns irão encerrar seus projetos no boteco, outros irão a igreja agradecer a DEUS pela bênção, outros irão refazer ou ajustar os seus projetos para iniciar novo ciclo de estudos e terão aqueles que irão ajudar outros colegas com suas lições aprendidas.

Eu optei por registrar aqui no blog as minhas LIÇÕES APRENDIDAS com o objetivo de ajudar as pessoas a obter aqui uma BASE DE CONHECIMENTO que pode ser útil em seus projetos de estudo.

Tenho recebido muitos feedbacks positivos aqui no blog e isso tem sido um estimulante pra mim. Sempre gostei de compartilhar conhecimento e a maior satisfação que tenho é comprovar a efetividade da minha ajuda. Isso pra mim não tem preço.

Bem, agora que falamos bastante sobre projetos de estudo, irei dedicar um pouco de tempo a assuntos diversos aqui no blog, caso alguém tenha alguma dúvida ou sugestão pra o blog, manda aí que a gente avalia.

Grande abraço a todos, Emanuel Peixoto.

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

44 opiniões sobre “ENCERRAMENTO”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!