Semana Zero

A semana zero ocorreu entre os dias 14 e 18 de março de 2011. É para ser uma semana bem tranqüila para aqueles que estão com a documentação em dia… Para os que estão com alguma situação extraordinária, como por exemplo, pessoas acima do limite de idade ou com algum problema no diploma, a semana é de tensão.

Cheguei em Salvador no sábado (12/03) no final da tarde e fui direto para o apartamento que eu já havia alugado. Fiz todos os contatos para fechar o aluguel do apartamento às escuras, mas deu certo, porque o apartamento é alugado para alunos quase todos os anos, consegui boas referências antes. Além da proximidade da escola, o preço estava bom, 2/4, mobiliado, R$1.200.

No domingo saí pra fazer o “reconhecimento do terreno”…rsrsrs,  passei na frente da escola e nem acreditava que estava tão perto de realizar esse grande sonho!

Na segunda, cheguei ao quartel 30 minutos antes do horário previsto para a apresentação às 7h, no dia 14/03.

Fui encaminhado para deixar minhas coisas no apartamento e, logo que cheguei na minha cama/armário, confesso que me emocionei quando vi que o armário estava identificado com meu nome e havia uma carta na cama. Era uma carta do comandante da unidade nos desejando as boas vindas!

No meu caso, estava tudo tranqüilo até a quarta- feira, quando um capitão me chamou para informar que o curso que eu tinha feito, “Sistemas de Informação”, não estava constando na relação de cursos autorizados pelo MEC, apenas a universidade constava. Então, lá fui eu correr atrás de contatar a universidade para saber sobre o mal entendido, pois, o diploma havia sido expedido por uma UNIVERSIDADE ESTADUAL que possui todas as prerrogativas de instituição de ensino superior e com autonomia de criação de cursos, se no MEC não constava o nome do curso, algum mal entendido existia.

A coordenadora do curso me forneceu toda a documentação: portarias, pareceres e leis que aferiam a legalidade do curso junto ao MEC e, depois de tanta correria, quando cheguei com toda a documentação para apresentar, o capitão disse “não precisa mais, já foi tudo resolvido, confirmamos com o MEC, com a UNIVERSIDADE e com o PAPA!”. Rsrsrs. O susto foi grande!

Durante a semana foram acontecendo atividades administrativas como: corte de cabelo, para os homens, fotografia 3X4 já com uniforme, providência de xerox de documentos que estavam faltando, dentre outras… Sempre, é  claro, utilizando o uniforme adotado para essa semana, que era camisa branca, calça jeans azul e tênis preto, o chamado “CONTONETE”.

Os momentos de descontração ocorriam no horário do almoço, quando dava pra bater um papo com os novos colegas, gente de todos os estados e de todas as áreas. Nos outros horários, ou a gente tava preenchendo documentos ou correndo atrás deles…

Dentre as atividades que eu mais destaco como cansativas e chatas: treinamentos da solenidade de início de curso, “A formatura da entrada nos Portões das Armas”.

Treinávamos de quarta a sexta, com muitas horas em pé e num sol de rachar a cabeça. rsrsrsrs Sem falar que na entrada da escola tem uma rampa longa e íngrime, fazendo com que o desgaste fosse maior ainda. Mas isso era só um aperitivo para o que nos aguardava, “O INTERNATO”.

O resultado de uma semana de ralação,”O PAÍ Ó” !

http://www.youtube.com/watch?v=SdRuIOl6beY

Abração a todos!

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

32 opiniões sobre “Semana Zero”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!