Técnicas de estudo

Olá, pessoal!

Quero compartilhar aqui com vocês um artigo bem bacana, que fala quais são as 10 melhores técnicas de aprendizagem e fixação do conteúdo, segundo uma revista científica internacional (Psychological Science in the Public Interest – Washington – EUA). Apesar de cada um de nós utilizar diferentes técnicas de estudo, vale a pena prestarmos atenção em alguns pontos bem interessantes desta reportagem, como por exemplo, o grau de eficácia de cada método.

Boa leitura!

 As 10 melhores técnicas de aprendizagem e fixação de conteúdo

“Você pode estar cansado de ler blogs e sites dando pitaco em como você deve estudar e prometendo as melhores técnicas para aprender o conteúdo, mas quando existe respaldo científico ficamos muito mais atentos ao que pode nos auxiliar de fato. É o caso de uma pesquisa divulgada na revista científica Psychological Science in the Public Interest no ano passado. Eles mostraram as dez técnicas mais comuns de aprendizagem e avaliaram o grau de efetividade destas técnicas para a real absorção do conteúdo.

Alguns resultados são surpreendentes. Você vai ficar espantado de saber, por exemplo, que grifar textos e lê-los diversas vezes nem tem tanto poder assim no processo de aprendizagem. Ainda assim, todas as formas de estudo são válidas. Listamos abaixo, portanto, a lista destas 10 técnicas por ordem de maior relevância. A fonte de tradução foi o site mude.nu. Confira:

1) Prática distribuída (utilidade: alta)
A Revista diz que a prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só.

Pesquisas mostram que o tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Por essa conta, se você quer lembrar algo por cinco anos, você deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses. Se quer lembrar por uma semana, deve estudar uma vez por dia.

A prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intervalando com períodos de descanso. Por exemplo, uma hora de manhã, uma hora à tarde e outra hora à noite.

2) Teste prático (utilidade: alta)
Simular é o melhor caminho. Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.

No caso específico de concursos públicos ou Exame de Ordem, a recomendação é fazer toneladas de exercícios de provas anteriores. Não apenas do cargo para o qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão que encontrar pela frente.

3) Estudo intercalado (utilidade: moderada)
O estudo intercalado é o que chamamos de rotação de matérias em posts anteriores. A pesquisa procurou saber se era mais efetivo estudar tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória.

Os cientistas concluíram que a intercalação tem utilidade maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas (como ciências exatas).

O principal benefício da intercalação, como já havíamos observado, é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.

4) Auto-explicação (utilidade: moderada)

A auto-explicação mostrou-se ser uma técnica útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Na prática, trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.

O estudo mostrou que a técnica é mais efetiva se utilizada durante o aprendizado, e não após o estudo.

5) Interrogação elaborativa (utilidade: moderada)
A técnica de interrogação elaborativa consiste em criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros.

O estudante deve concentrar-se em perguntas do tipo “Por quê?”, em vez de “O quê?”.

Seguindo o exemplo que demos pouco antes, em vez de decorar um mnemônico como SoCiDiVaPlu, o ideal seria perguntar-se por que o Brasil adota a dignidade da pessoa humana como fundamento da República? E buscar a resposta na origem do estado democrático de Direito e na adoção do princípio da dignidade da pessoa humana pelas principais democracias ocidentais após a Revolução Francesa.

Note que esse tipo de estudo requer um esforço maior do cérebro, pois concentra-se em compreender as causas de determinado fato, investigando suas origens.

Falando especificamente de concursos públicos, a interrogação elaborativa é um grande diferencial na hora de responder redações e questões discursivas.

6) Resumos (utilidade: baixa)
Resumir os pontos mais importantes de um texto com as principais ideias sempre foi uma técnica quase intuitiva de aprendizagem.

O estudo mostrou que os resumos são úteis para provas escritas, mas não para provas objetivas.

Embora tenha sido classificado como de utilidade baixa, a técnica de resumir ainda é mais útil do que grifar e reler textos. O paper diz que a técnica pode ser uma estratégia efetiva para estudantes que já são hábeis em produzir resumos.

7) Visualização (utilidade: baixa)
Os pesquisadores pediram que estudantes imaginassem figuras enquanto liam textos. O resultado positivo foi apenas em relação à memorização de frases. Em relação a textos mais longos, a técnica mostrou-se pouco efetiva.

Surpreendentemente, a transformação das imagens mentais em desenhos também não demonstrou aumentar a aprendizagem e ainda trouxe o inconveniente de limitar os benefícios da imaginação.

Isso não invalida completamente o uso de mapas mentais para estudos, já que esses consistem além de desenho a conexão de ideias e conceitos.

De qualquer maneira, o resultado do estudo é que a visualização não é uma técnica efetiva para provas que exijam conhecimentos inferidos de textos.

8) Mnemônicos (utilidade: baixa)
Segundo o dicionário Houaiss, mnemônico é algo relativo à memória; que serve para desenvolver a memória e facilitar a memorização (diz-se de técnica, exercício etc.); fácil de ser lembrado; de fácil memorização.

Em apostilas e sites de concursos públicos, é muito comum ver o uso de mnemônicos com as primeiras letras ou sílabas, como SoCiDiVaPlu para decorar os fundamentos da República Federativa do Brasil (artigo 1º da Constituição).

O estudo da Psychological Science in the Public Interest mostrou que os mnemônicos só são efetivos quando as palavras-chaves são importantes e quando o material estudado inclui palavras-chaves fáceis de memorizar.

Assuntos que não se adaptam bem a geração de palavras-chaves não conseguiram ser bem aprendidos com o uso de mnemônicos. Então, utilize-os em casos específicos e pouco tempo antes de teste.

9) Releitura (utilidade: baixa)
Reler um conteúdo, em regra, é menos efetivo do que as demais técnicas apresentadas. O estudo, no entanto, mostrou que determinados tipos de leitura (massive reading) podem ser melhores do que resumos ou grifos, se aplicados no mesmo período de tempo. A dica é reler imediatamente depois de ler, por diversas vezes.

10) Grifar (utilidade: baixa)
Prepara-se para dar um descanso ao seu grifador amarelo. O estudo aponta que a técnica de apenas grifar partes importantes de um texto é pouco efetiva pelos mesmos motivos pelos quais é tão popular: praticamente não requer esforço.

Ao fazer um grifo, seu cérebro não está organizando, criando ou conectando conhecimentos. Então, grifar só pode ter alguma (pouca) utilidade quando combinada com outras técnicas.

Atenção! Lembre-se de que o ranking reflete os resultados do estudo, porém cada pessoa tem o seu estilo de estudo e nada está escrito em pedra.”

 

Fonte: CERS (http://www.cers.com.br/noticias/5269/as-10-melhores-tecnicas-de-aprendizagem-e-fixacao-de-conteudo.html)

Características e fases das Licitações (8.666)

Futuros Ten,

Licitação é um procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato.

Segue abaixo mapas mentais sobre as Fases e características:

Fonte: Entendeu direito ou quer que eu desenhe?

Bom Papiro!!!
Estou a disposição para sugestões.

Lei 8112/90 – Formas de Provimento

Olá, pessoal!

E então, como andam os preparativos para a prova? Muitas revisões? É, o concurso se aproxima e tenho certeza que muitos de vocês não veem a hora de colocar todo o conhecimento em prática e arrasar na prova! Assim, nas próximas semanas, estarei colocando aqui no blog alguns resumos, bizus, vídeos, com o intuito de fazermos um apanhado geral em algumas disciplinas que tem sido tendência nas últimas provas.

Abaixo, segue um “esqueminha” das formas de provimento, conforme a Lei 8112/90, que fala sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

Fiquem atentos… o próximo tema será Lei da Responsabilidade Fiscal.

Forte abraço e bom papiro a todos.

Avante!

 

Mapa Mental Lei 8.666 – Licitações

Bom dia Pessoal,

Hoje o meu post é direcionado para a reta final, nada como ver os resumos do que já foi estudado.
Acho que os Mapas mentais são de muita importância para essa etapa de finalização dos estudos, como a fixação de palavras chaves e de pequenos conceitos.

LEI 8.666 – Licitações

Fonte: Entendeu direito ou quer que eu desenhe?

Essa é uma dica, espero que eu tenha ajudado!!

Abraços e bom Papiro…

Leis, Leis comp. e decretos que estão na Bibliografia – DICAS

Olá pessoal,

Seguem abaixo os links das leis, leis complementares e decretos que estão na Bibliografia do Edital Esfcex 2014 – 2015.
Muitos têm duvidas se a lei-decreto esta atualizada, então para facilitar estou colocando abaixo os links.
É SEMPRE BOM LER TODA A LEI.
Dica: fazer resumo de cada um ajuda muito na hora da revisão da matéria e da fixação.
– Decreto Lei 200
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0200compilado.htm

-Decreto 1.171
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

-Lei 12.527
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

– Lei Complementar 101
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm

– lei Complementar 131
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp131.htm

– Lei 8.112
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112compilado.htm

– Lei 8.666
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666compilado.htm

– Lei 9.784
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm

 

6 dicas de como estudar as Leis!!!

1. Leia e estude a lei seca (sem comentários e sem anotações), pois assim terá base.
2. Anote o que achar importante na leitura/estudo da lei: termo principal, definições, em quais casos será aplicada a legislação.
3. Faça simulados depois da leitura/estudo da legislação. Se preferir estude a lei por seções ou capítulos e faça os simulados por partes, assim ajuda no processo de aprendizagem e preparação.
4. Ao fazer o simulado releia a lei, mesmo que tenha acertado a questão, para que você tenha uma noção se realmente aprendeu ou apenas deu “sorte” de acertar a questão.
5. Concurso é uma fila, se você tiver calma, estratégia e persistência vai chegar a sua vez.
6. Essas regras não se aplicam a todos. Cada um tem sua sistemática de estudo e aprendizagem, mas são dicas que podem ajudar quem quer começar a estudar para um concurso e não sabe por onde começar.

FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgRiwAE/0-dicas-como-estudar-legislacao

Um abraço e um bom PAPIRO!!!

RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS – ADMINISTRAÇÃO

Futuros Tenentes,

Segue abaixo a relação de assuntos e bibliografias referente ao CONCURSO DE ADMISSÃO / 2014 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2015.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ÁREA: ADMINISTRAÇÃO

RELAÇÃO DE ASSUNTOS

1. Teorias Organizacionais
a. Histórico da Administração.
b. Abordagens da Administração: Clássica, Humanística, Estruturalista, Burocrática, Sistêmica,
Neoclássicos, Contingencial e das Teorias Ambientais.
c. Planejamento: Definição; Características, Objetivos, Tipos de Planejamento: Estratégico,
Tático e Operacional, Ferramentas Para o Planejamento.
d. Organização: Definição, Desenho Organizacional, Estrutura; Processos; Divisão do Trabalho;
Departamentalização; Formalidade e Informalidade.
e. Direção: Definição, Poder e Autoridade; Estilos; Motivação, Comunicação, Liderança.
f. Controle: Definição, Fases, Tipos, Sistemas, Processos; o Desempenho e suas Medidas.

2. Políticas Públicas, Cidadania e Gestão Pública
a. Estado, Governo e Sociedade.
b. Fundamentos e Princípios Constitucionais da Gestão Pública.
c. Organização da Administração Pública Federal.
d. Ferramentas de Gestão Aplicadas ao Setor Público.
e. Planejamento e Políticas Públicas.
f. Gestão de Políticas Públicas.
g. Políticas Públicas e Cidadania.
h. Cidadania e Direitos Sociais.

3. O Sistema de Planejamento do Setor Público Brasileiro
a. Formulação de Políticas Públicas.
b. Planejamento no Setor Público (PPA; LDO; LOA).
c. Dívida e Endividamento Público.
d. Receita Pública.
e. Despesa Pública.

4. Gestão Patrimonial no Setor Público
a. Conceito.
b. A Gestão dos Bens Públicos.
c. Inventário dos Bens Patrimoniais Móveis e Imóveis.
d. Controle dos Bens Patrimoniais.

5. Controle e Fiscalização da Gestão Pública
a. Controle Interno.
b. Controle Externo.

6. Organização, Sistemas e Métodos e Tecnologia da Informação
a. Processos e Atividades.
b. Racionalidade e Controle do Trabalho.
c. Instrumentos de Levantamento de Informações.
d. Elaboração e uso de Manuais e Formulários.
e. Estruturas e Processos Organizacionais.
f. Sistemas Integrados de Informação e Gestão.
g. Desempenho Organizacional: Produtividade, Eficiência e Eficácia.

7. Gestão de Pessoas
a. Sistemas de Gestão de Pessoas: Seleção, Contratação, Pagamento e Controle.
b. Avaliação de Desempenho.
c. Sistemas de Remuneração.
d. Cargos, Carreiras e Salários.
e. Liderança e Motivação.
f. Trabalho em Equipe, Comunicação e Interpessoalidade.
g. Mudanças, Conflitos e Mediação.
h. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações
Públicas Federais.

8. Dimensões e Critérios Decisórios da Estratégia e a Gestão pela Qualidade
a. Conceitos, Métodos e Estruturas da Gestão da Qualidade.
b. Processos, Agentes e Ambientes da Gestão da Qualidade.
c. Instrumentos de Análise e Ferramentas da Qualidade.
d. Indicadores de Desempenho e Indicadores de Gestão.
e. Processos de Melhoria Contínua.
f. Dimensões da Qualidade.
g. Critérios Estratégicos de Decisão.

9. Gestão de Operações De Serviço e Logística
a. O Planejamento e a Estratégia de Operações de Serviço.
b. A Gestão das Organizações de Serviço.
c. A Tecnologia da Informação Aplicada a Serviços.
d. A Gestão de Serviços Públicos.
e. Planejamento da Logística: Suprimento, Transportes, Armazenagem, Distribuição e Custos.
f. Tecnologia da Informação Aplicada à Logística e à Administração de Materiais.
g. Fundamentos e Sistemas de Gerenciamento de Estoques.
h. Almoxarifado: Organização, Recebimento e Armazenagem e Distribuição de Materiais.
i. Licitações.

10. Administração de Projetos no Setor Público
a. Conceito, Tipos e Etapas.
b. Ciclo de Vida de um Projeto.
c. Elementos Básicos de um Projeto.
d. Ferramentas Para Elaboração e Acompanhamento de Projetos.

11. Ética e Transparência
a. Conceito, Histórico e Classificações da Ética.
b. Estágios de Desenvolvimento Moral.
c. Ética e Moral na Administração Pública.
d. Controle Social e Transparência.

BIBLIOGRAFIA
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Rumo à EsFCEx