Acampamento

O 1º acampamento do CFO/2011 ocorreu entre os dias 13 e 17 de junho, no 19º Batalhão de Caçadores (19 BC)  em Salvador. Os acampamentos da formação básica do CFO ocorrem lá devido à grande área preservada de mata atlântica dentro da região metropolitana de Salvador. O 19 BC conta com uma excelente infra-estrutura natural para a realização de instruções de campanha. Vejam só o tamanho da mata na imagem aí ao lado!

O acampamento deste ano foi realizado embaixo de uma grande quantidade de chuva, o que nos gerou um desgaste bem maior, tanto psicológico quanto físico. Choveu quase a semana toda, ora chuva forte, ora apenas chuvisco, inclusive à noite. Sem contar o vento frio e o eclipse lunar de uma quarta-feira. Lembro que só a terça-feira nos presenteou com o sol.

Para aquelas pessoas que nunca brincaram na chuva quando criança, essa foi uma experiência inédita, nunca esquecerão! Já para aquelas pessoas que brincavam, relembraram o quão divertido era ficar na chuva, o problema é o excesso dela! Como diz o nosso Comandante de companhia: “Tudo que começa engraçado, vai perdendo a graça, até virar desgraça….” rsrsrs. E ainda: “vocês estão sentindo falta do “felpudo”?! rsrsrs  Realmente, essa foi a semana que mais sentimos saudade do “felpudo” quentinho do nosso lar! rsrsrs

O sono também era um dos principais problemas. As atividades iniciavam às 5h e só terminavam às 2h, tínhamos muito pouco tempo de descanso. Lembro que difícil para todos foi a segunda e a terça, nos demais dias o corpo já estava entregue e só realizávamos as atividades no modo “automático”.

Durante o acampamento foram desenvolvidas diversos exercícios relacionados às atividades estritamente militar e de combatente, muito interessantes, principalmente para quem nunca participou desses tipos de atividades.

Ponte de três cordas

Na área do 19 BC existe a represa do “Cascão”, um antigo reservatório que abastecia a cidade de Salvador, suas águas foram condenadas para para consumo devido a ocupações irregulares próximas que acabam causando a inapropriação da água.

 

 

Transposição de curso d'água

 

Existem alguns exercícios que exigirão a transposição da represa utilizando várias técnicas de “transposição de curso d’água”. A mais interessante é a travessia carregando todos os equipamentos(mochilas, armamentos, coturnos, etc…), tudo em um grande pacote chamado “pelota”, esse exercício é feito em dupla.

 

Transposição de curso d'água

Lembro aos que não sabem nadar, chamados “NN”(Não Nadadores), que não se preocupem, pois a dupla sempre é formada com um integrante nadador e que a travessia é tranquila demais para os “NN”.

Por motivos de segurança, todos são obrigados a utilizar colete durante as instruções de transposição.

 

 

 

Comando Craw

Comando Craw, conforme a foto ao lado, é um exercício onde o militar deve arrastar-se por sobre uma corda simulando a travessia de um obstáculo. O exercício é tranquilo, exige apenas um pouco de equilíbrio durante a travessia de uns 15/20 metros. Todas as técnicas são ensinadas e aprendidas com facilidade pelos alunos.

Patrulha

 

Uma das atividades que mais gostei de relembrar foram as “patrulhas”….

Patrulhas são incursões realizadas com objetivos diversos como: reconhecimento de áreas, combate, emboscadas aos inimigos etc…

 
Patrulha

 

 

Nas instruções de patrulha são ensinados seus diversos tipos e técnicas. Foram realizadas patrulhas diurnas e noturnas, onde os pelotões tiveram que realizar reconhecimentos de áreas e emboscadas, tudo isso andando grandes distâncias e efetuando tiros de festim.

 

 

Patrulha

 

A foto ao lado mostra o Cap. Jonathas, um dos melhores instrutores do CFO, montando uma maquete para nos instruir sobre como realizar uma emboscada noturna aos inimigos do país “vermelho”.

 

Patrulha

 

Bem, é isso aí. Espero ter conseguido passar um pouco para vocês como foram as atividades de campo do CFO 2011, é claro que de forma muito resumida, pois não tem como descrever tudo que transcorreu em 1 semana.

 

 

 

Forte abraço a todos,

Emanuel Peixoto

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

18 opiniões sobre “Acampamento”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!