Rafael – Matemática

Meu nome é Rafael Gomes, 2º Sgt do Exército, gaúcho de Bagé-RS e fiz o concurso para  Matemática pela 4ª vez.

 

Como os outros colegas mencionaram, este concurso é uma verdadeira guerra. Comecei a batalha em 2007, mesmo sem estar formado, ficando em 29º colocado. Achava senão impossível bem improvável conseguir ficar em 1° ou 2° colocado no meio de tanta gente qualificada.

 

Em 2008, devido à realização de um curso pelo EB, não pude realizar a prova. A partir daí o bicho pegou mesmo. Em 2009 estudei como nunca e percebi que a mudança do tipo de prova poderia me beneficiar de algum modo, afinal fazer 80 questões em 4 horas, tendo 40 de matemática coloca as probabilidades meio em cheque. Dito e feito, alcancei o 3º lugar e vivi a expectativa de poder ser chamado. A não anulação de 01 questão óbvia daquela prova poderia ter mudado o rumo da história, mas infelizmente não aconteceu.

 

Comecei os estudos em 2010 com ânimo novo e sabendo que com um pouquinho mais de sorte seria desta vez. Novos livros, novas estratégias de estudo, tudo fiz para que fosse desta vez, mas como mencionei antes, nesse tipo de prova o fator sorte é importante. Não tive tanta neste ano, meus chutes não foram brilhantes; e digo com toda certeza que para a área de matemática precisamos de alguns deles. Passei novamente, mas em 4º lugar. Minhas esperanças aumentaram quando fiquei sabendo da convocação do 3º colocado. Expectativa vã, pois novamente teria de iniciar mais uma temporada estudando e isso não é fácil depois de chegar tão próximo do objetivo.

 

O 2011 chegou diferente, depois do nascimento do meu filho e da mudança para um departamento mais difícil no quartel. Eu precisaria me ajustar ao novo trabalho, bem mais difícil do que antes e à vida de pai, que embora linda, não é fácil. Estudei menos este ano. No quartel o tempo diminuíra e em casa praticamente extinguiu-se. Tive de criar estratégias novas, para fazer o que fazia antes em bem menos tempo. Almoçava rápido no serviço para aproveitar o período do meio dia, não fazia educação física para estudar, enfim, mudei a rotina e não desanimei nunca.

 

Graças a Deus a recompensa veio. Quase enlouqueci no período pós prova e antecedente ao resultado. Os dois rankings, que aprendi a confiar, devido aos resultados dos últimos anos apontavam novamente para uma suplência. Seria demais para mim, talvez não retornasse os estudos para este concurso novamente. Não sei por que aqueles nomes que figuraram em 1º e 2º nem sequer apareceram no resultado. Fiz minha parte e Deus me abençoou com a 1ª colocação. Sinceramente, nunca ambicionei ser o 1º, só queria estar entre os classificados.

 

Desejo a todos que prestarão concurso: sorte!

E aos irmãos de futuro Curso de Formação, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Em breve, estaremos juntos em uma nova etapa de nossas vidas.

 

Rafael Gomes – único aprovado em Matemática – Bagé / RS

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

10 opiniões sobre “Rafael – Matemática”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!