Bruno – Magistério Biologia

Caros amigos,

 

Com muita satisfação venho compartilhar uma grande conquista alcançada em minha vida, graças ao espaço fornecido neste blog pela Ana Kelly e o Emanuel Peixoto.  Em primeiro lugar, vou me apresentar:

 

Meu nome é Bruno, graduado em Ciências Biológicas pela UFRRJ e mestre em Bioquímica pela UFRJ.  Conheci o curso da, até então ESAEX, quando ainda era estudante de Biologia em 2006. Apesar de tomar conhecimento da oportunidade de ingressar nas forças armadas, preferi dar ênfase à pós-graduação porque neste momento este era meu principal objetivo. No ano de 2011, ao concluir meus estudos, resolvi traçar novas metas e soube, por intermédio de meu primo, licenciado em matemática, que estavam abertas as inscrições daquele mesmo concurso que uma vez me interessei em 2006. Foi quando resolvi me inscrever! Porém, ao contrário de muitos colegas, este não era meu principal foco, o que foi uma vantagem durante a realização do EI, porque fiz o exame sem qualquer tipo de estresse, cobrança, com calma e atenção, fatores essenciais para se realizar uma boa prova.

 

Quando cliquei em “ok” e finalizei minha inscrição, comecei a estudar. Mas não pensem que comecei a estudar biologia de forma avassaladora 2h por dia, 5 dias por semana, como todos os cursinhos aconselham.  Mantenho uma rotina de estudos na minha área, independente de ter concurso à vista ou não, mesmo porque sou professor e preciso estar atualizado. A minha grande estratégia foi estudar a parte de conhecimentos gerais, principalmente história e geografia, através de apostilas de cursinho pré-vestibular. No meu caso não estudei biologia, especificamente, para o concurso; somente história, geografia e português.  Sempre estudei de forma descontraída e sem compromisso, como se estivesse lendo uma notícia no jornal. Em alguns momentos lia livros relacionados com o conteúdo da prova como, por exemplo, “1822” de Laurentino Gomes, que bem retrata a independência de nosso país.

 

Bem, para encurtar meu depoimento, deixo algumas dicas aos futuros colegas:

– Não espere abrir editais de concursos para começar a estudar;

– Mantenha uma rotina própria de estudos, principalmente na sua área específica, porque quando abrir quaisquer processos seletivos, você poderá se dedicar a parte não específica, que é o diferencial em qualquer concurso e que, fatalmente, irá aprová-lo ou eliminá-lo;

– Faça a prova com calma e atenção, porque em uma prova de múltipla escolha, um descuido pode lhe tirar muitas posições;

– Nunca desista de seus sonhos, torná-lo real só depende de você!

 

Abraços a todos e fiquem com Deus no coração!

 

Bruno – 2º colocado – Magistério Biologia – Rio de Janeiro / RJ

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

Uma opinião sobre “Bruno – Magistério Biologia”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!