Semana Zero: primeiro dia! – CFO 2012

Bem, chegou “o dia D”… O tão esperado 12/03/12: apresentação dos candidatos aprovados para início das atividades do CFO 2012.

O objetivo dessa postagem é transmitir a vocês, colegas que acompanham nosso site e aqueles que sonham (em breve) ingressar na EsFCEx, como se passou um pouquinho do primeiro dia de atividades da SEMANA ZERO.

 

Acredito que muitos já possuem uma noção sobre o funcionamento desse período conhecido como semana zero. Afinal, há um ano atrás, estava sendo postado sobre esse mesmo assunto! rsrs Bom, o fato é que, ainda que os procedimentos administrativos da semana zero sejam os mesmos, cada ano é único, cada turma é única, cada experiência é única e cada sensação vivida pelo candidato(a) é única! Então… Por que não contar tudo de novo?! rsrs

 

Cheguei à EsFCEx em torno de 6h, já que o horário previsto para apresentação era 7h. Para poder dividir o momento com alguém que estivesse na mesma situação (sentindo o mesmo friozinho na barriga), marquei de entrar com minha colega Ana Clara (Enfermagem), que já estava a minha espera no portão. Entramos bem na hora da colega Fabiana (Farmácia) e, posteriormente, ficamos sabendo que nós três estávamos no mesmo alojamento (coincidência!). Meu esposo, que já havia programado uma folga pra essa data (e também para compensar a distância por estar servindo em outro Estado), também nos acompanhou em nossa chegada. Fiquei muito feliz por estar percorrendo o mesmo caminho feito por ele no ano passado…

 

Antes de iniciar as atividades, pudemos subir ao alojamento para guardar a mala do fardamento em nosso armário e também conhecer as demais colegas. Cada apartamento é composto por no máximo 10 alunos e a divisão é previamente estabelecida pela Escola (com as áreas mescladas). No meu alojamento, a maioria das meninas é da área de Odonto.

 

Na volta à Pérgula, espaço onde nos reuniremos diariamente para receber as instruções iniciais do dia, procuramos interagir com alguns dos futuros colegas de curso. Inclusive, muitos já eram amigos “virtuais”, seja aqui do site ou de rede social. É nessas horas que percebemos o quanto a Internet nos aproxima! O site, o ranking online, os blogs das áreas, enfim, tudo isso serviu para conhecer muitos rostinhos que passarei a conviver e conhecer melhor esse ano! E o mais interessante era saber que estávamos todos lá: concretizando um sonho!

 

As atividades administrativas começaram oficialmente e se estenderam durante todo o dia. Previamente, já estava estabelecida a divisão dos 3 pelotões: Alfa, Bravo e Charlie (cada um composto por alunos de diversas áreas). Como no curso há em torno de 90 alunos, os pelotões são compostos por quase 30 membros. Cada pelotão conheceu seu Comandante de Grupamento e passou a fazer suas atividades. Passei a fazer parte do 2º Pelotão (Grupamento Bravo), comandado pelo 1º Ten Viana Pio. Os demais são comandados pelo 1º Ten Wolker (Grupamento Alfa) e 1º Ten Santana (Grupamento Charlie). Conhecemos também o Comandante da Companhia, Maj Fera.

 

No auditório, conhecemos todo o corpo funcional da Escola, oficiais das diversas áreas: Ciências Aplicadas / Exatas / Humanas, Lingüística e Psicologia / Agrárias e Saúde / Ciências Militares. Além de conhecer o diretor da divisão de ensino, Ten Cel Nunes, e o Comandante geral da Escola, Cel Mansur.

 

À tarde, de volta às atividades: apresentar documentos exigidos no edital, esperar, mostrar exames, esperar de novo, fazer entrevista, esperar outra vez, preencher muitos formulários, esperar…  E por fim, treinar Ordem Unida no final da tarde! Aprendemos a ficar em forma e treinamos os comandos que para os colegas já militares parecem bem simples e básicos, mas para os candidatos do meio civil, são um verdadeiro teste de concentração: Sentido! Descansar! Cobrir! Firme! À vontade! Sem cadência! Marche!… Medo de errar na hora que está toda Companhia junta! (rsrs) Manter a mobilidade total quando se está em forma é um verdadeiro teste de auto-controle! E às 18h… fim do 1º dia! Quem fica alojado na Escola vai arranchar e quem não fica vai pra casa.

 

O dia foi um pouco cansativo, apenas pelo sobe e desce de muitas escadas para as salas, auditório, enfermaria, alojamento…  Mas nenhum cansaço, sol ou calor apagaria a emoção de viver esse primeiro dia de nossa nova carreira! É apenas o começo de uma nova fase… E espero que seja uma fase de muita felicidade e realização para todos nós, que ingressamos hoje no CFO 2012.

Um abraço a todos,
Kelly.

Emanuel Peixoto

* Militar do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Instrutor de Informática do Concursando Militar
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Analista de TI do Comando da 7ª Região Militar/Recife-PE
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA.
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

28 opiniões sobre “Semana Zero: primeiro dia! – CFO 2012”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!