Dia a Dia de um QCO de Administração

Inicialmente, gostaria de agradecer ao Emanuel pela oportunidade que ele me deu de participar deste espaço que vem se tornando referência para aqueles que sonham em obter êxito no concurso de admissão ao CFO/QCO da EsFCEx.

Sou Oficial do QCO da especialidade de Administração turma de 2007, a melhor, risos..brincadeira. Afinal, a nossa turma sempre será a melhor para nós.

Bom, nosso objetivo é abrir um canal de troca de ideias e informações, especificamente, para os Administradores que desejam um dia prestar bons serviços ao Exército Brasileiro, por conseguinte, ao nosso país.

Percebo que há muitos candidatos com dúvidas sobre como é a vida de um Oficial do QCO. Bom procurarei explicar abreviadamente como se dá o dia a dia de um QCO de Administração.

O candidato deve ter em mente que ao adentrar o Portão das Armas da EsFCEx será um militar, e como tal, desempenhará atividades militares, além de suas atribuições “funcionais” ao longo de sua carreira. Então, além do trabalho que o militar desempenha em sua seção, há outras atividades como serviço de Oficial-de-Dia, Treinamento Físico Militar (TFM), Sindicâncias, Exames de Pagamento, Comissões de Recepção, Representações, entre outras.

O primeiro-tenente ao concluir o curso, será designado para uma Organização Militar (OM) em qualquer região de nosso país. A escolha dessa OM é realizada, geralmente, em outubro, quando o então tenente-aluno, de acordo com sua classificação no CFO seleciona a OM que irá servir.

No caso de Administração, o leque de opções é bem extenso, mesmo assim, em sua grande maioria, o tenente egresso da Escola servirá em Grandes Comandos, Escolas de formação, Hospitais, Inspetorias ou ainda em Batalhões (geralmente de Engenharia). Na maioria das vezes, as vagas são em capitais, eventualmente, pode acontecer de surgirem vagas em cidades do interior.

A localidade que costuma oferecer maior número de vagas é Brasília/DF, afinal a estrutura administrativa do Exército e dos Três Poderes encontra-se na Capital Federal.

O militar QCO de Administração pode realizar diversas atividades, dependendo da OM e da seção que ele irá trabalhar, abaixo elenco alguma das hipóteses mais comuns:

  • Licitações, contratos e convênios;

  • Administração de Pessoal;

  • Seção de Pagamento de Pessoal;

  • Tesouraria (setor financeiro);

  • Administração Patrimonial;

  • Sistema de custos;

  • Gestão Orçamentária;

  • Controle Interno;

  • Entre outras possibilidades.

O expediente varia de uma OM para outra, geralmente inicia-se entre 7h30 e 09h e termina entre 16h30 e 18h. Algumas OM exigem TFM todos os dias, outras não.

Dependendo da OM que o militar venha a servir ele poderá ficar mais direcionado para alguma das funções da Administração, ou seja, há Organizações Militares que têm o Planejamento como Missão caso do Estado-Maior do Exército, outras há que são órgãos de direção como exemplo temos o DGP, DECEx, DCT, SEF, entre outras, já outras são propriamente executoras, há ainda aquelas cuja função é o controle, como o CCIEx e as ICFEx. Vale a pena quem tiver interesse consultar o sítio na internet das unidades, assim toma-se contato mais direto com o Exército e suas Organizações Militares.

O Administrador deve ter em mente que o objetivo principal é a gestão legal de recursos orçamentários destinados à Força Terrestre, ao Administrador não cabe fazer nada que não esteja previsto em Lei. Assim, devemos administrar da melhor forma os recursos que nos são disponibilizados, de forma que o Exército execute sua missão Constitucional.

Abaixo segue um link do organograma do Exército Brasileiro, disponível na página do Exército.

http://www.exercito.gov.br/web/guest/estrutura-organizacional

Espero ter, com este pequeno texto inicial, esclarecido algumas dúvidas gerais que são recorrentes entre os candidatos ao CFO.

Na próxima publicação pretendo apresentar um panorama das provas de Administração da EsFCEx nos últimos anos, com as disciplinas que são mais cobradas nas questões do concurso, e alguns outros bizus.

Um forte abraço e bons estudos.

 Ten QCO – Administração

 

 

 

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

33 opiniões sobre “Dia a Dia de um QCO de Administração”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!