Acampamento CFO 2012

O Acampamento do CFO 2012 ocorreu na semana de 28 de maio a 1º de junho e foi realizado na área de campo do 19º Batalhão de Caçadores (19 BC) de Salvador.

A Companhia saiu na madrugada de segunda-feira e retornou na manhã de sexta. Os alunos são divididos em dois grandes grupamentos: Alfa e Bravo. Cada grupamento segue seu cronograma diário de atividades. Muitas vezes, um grupo só consegue ter contato com o outro no início da manhã e no final da noite. Tudo foi tão corrido que foi até comum a pergunta a algum amigo do outro grupo: “Você fez o campo? Nem te vi lá!”  rsrs

 

Início:

Após desembarcar das viaturas, toda a Cia de alunos entra em forma em fileiras por ordem numérica. No campo, você não será “TEN AL” e sim “ESTAGIÁRIO Nº TAL”. O campo começa com o Cerimonial, a hora tensa de conferência de todos os kits da sua mochila (aqueles que você não usará a maior parte, mas, precisará carregá-los o dia todo!). Após o Cerimonial, a primeira atividade é uma marcha de 8km com toda a Cia.

 

Atividades:

Durante a semana são desenvolvidas várias oficinas, tanto diurnas quanto noturnas. São estas: orientação diurna e noturna (com uso da bússola e da carta), transporte de feridos, imobilização e primeiros socorros, transposição de curso d’água com meios improvisados (oficina bem divertida, desde que sua pelota não afunde! rsrs Confie na técnica!), a temida progressão diurna e noturna (muita lama vai rolar!), técnicas de camuflagem pessoal e de equipamentos, a famosa Patrulha (inclusive, na noturna você pode até passar situações inesquecíveis, por ex: escorregar de ladeira abaixo no escuro. Depois que passa, tudo fica divertido, né?!) e, por fim, a pista de cordas (uma das melhores oficinas!).

 

Deslocamentos:

Os deslocamentos para todas as oficinas, refeições e demais atividades do campo precisam ser: VIBRANDO! E você sempre estará com sua bendita mochila e seu inseparável fuzil.

 

Refeições:

Antes de ir para o campo, você aprende a esquentar a ração operacional antes de comê-la, mas… No campo, você estará com tanta fome e terá tão pouco tempo que nem lembrará que ela está fria!

 

Ordem: fazer manutenção do armamento!

Melhor não comentar! rsrs Essa frase vai ficar “colada” no seu cérebro por muito tempo…

 

Banho:

O campo é para treinar uma situação de combate e em combate você não acha que vai tomar banho, não é?! Então, contente-se com o banho no “Dique do Cascão” durante a oficina de transposição d’água! Água de alta qualidade! Brincadeira: você terá alguns segundos para o banho após voltar, irreconhecível de lama, da famigerada pista de progressão noturna.

 

 

Chuva:

A turma desse ano fez amizade com S. Pedro e ele segurou a “manitu”. Choveu apenas num único dia, uma “manhã” (madrugada) inesquecível de TFM com fuzil.

 

Pós-campo:

– Seus pés estarão com muitas bolhas (não adianta ouvir alguém dizer que é porque você não cuidou deles! Mesmo fazendo a “manutenção diária”, os calos virão assim mesmo!).

– Sua coluna dói só em você ouvir a palavra “mochila”.

– Seus braços e suas mãos estarão dormentes de tanto segurar o fuzil em guarda alta.

– Suas pernas estarão, no mínimo, inchadas de tanto andar, trotar, correr… Se for mulher, estará com algumas manchas roxas também! rsrs

– Seus cabelos, fardamento e coturnos: sem comentários… Barro!

 

Conclusão:

Racionalmente, você não entende como suportou passar pelo acampamento… Porém, emocionalmente, você sente o quanto é maravilhosa a sensação de ter vivenciado essa experiência única!

 

O acampamento faz você sentir uma sensação de SUPERAÇÃO nunca antes vivenciada, o fato de ultrapassar limites antes não conhecidos é surpreendente e o auto-controle é a palavra mágica para muitas situações de tensão. As demonstrações de camaradagem no campo são marcantes, lá você “percebe” quem são os bons amigos, lá você valoriza todas as coisas que possui, por mais simples e insignificantes que possam parecer: um pé sequinho, um copo de água gelada, um banho, uma comidinha caseira… No campo, você não quer e não pode pensar, apenas AGIR!

 

E quando tudo acaba, você se sente UM(A) VERDADEIRO(A) GUERREIRO(A)! Muito cansado(a), com a carcaça acabada, mas, ao mesmo tempo, intensa e extremamente FELIZ por ter conseguido cumprir sua missão!

 

Parabéns ao CFO 2012 por essa conquista!

E parabéns especialmente ao segmento feminino, que venceu todos os obstáculos do campo sem nenhuma distinção! Vi-bran-do!!!

 

Ten Al Kelly

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

18 opiniões sobre “Acampamento CFO 2012”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!