PCI AMAN

A primeira viagem do CFO/2012 ocorreu no início de julho, de 01 a 05 do corrente. O nosso primeiro PCI (Pedido de Cooperação de Instrução) foi uma visita a Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, localizada na cidade de Resende/RJ.

 

 

Na AMAN, além de conhecermos toda a tradição e a grandiosa estrutura da Academia bicentenária, visitamos os Parques das Armas, Quadros e Serviços da Instituição. Assistimos palestras sobre a Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Conhecemos um pouco mais sobre a linha de ensino bélico e, inclusive, observamos a rotina dos cadetes, que se inicia com a alvorada no intenso frio da manhã, quando em forma, os cadetes avançam marchando sobre o imenso pátio em direção aos suntuosos ranchos e, posteriormente, deslocam-se aos seus locais de instrução ou atividade física.

Os jovens cadetes chegam à Academia oriundos da Escola Preparatória (EsPCEx, em Campinas), onde estudam por 1 ano. Na AMAN, durante o 2º ano, os cadetes escolhem a Arma a qual pretendem seguir carreira. Os cadetes passam 4 anos em formação para ingressar no oficialato do Exército Brasileiro.

Um dos destaques da visita foi o fato da Arma de Cavalaria presentear-nos com um inesquecível passeio nos carros de combate. Após conhecer mais sobre a cavalaria blindada e mecanizada, tivemos a oportunidade de entrar pela primeira vez em Urutus, Cascavel e outras viaturas mais leves. Outro destaque foi a visita à Seção de Equitação e o contato mantido com os inúmeros cavalos da Cavalaria do EB. Os imensos e belos cavalos, além de usados em atividades desportivas (competições, hipismo, pólo, salto com obstáculos, etc), são usados também como uma importante ferramenta para treinar os atributos da área afetiva dos cadetes, tais como: a coragem, o autocontrole, a disciplina e a persistência para dominar um animal de tão grande porte.

Uma instrução de grande importância, realizada durante o PCI, foi a oportunidade que tivemos de conhecer, de acordo com nossas especialidades, como funcionam as diversas atividades desenvolvidas por nossas respectivas áreas de formação dentro da Academia.

Na última noite, por intermédio do Grêmio do CFO, participamos de um passeio na agradável cidade de Penedo. Sob muito frio, o grupo confraternizou-se num delicioso rodízio de “fondue”, conheceu os tradicionais chocolates da cidade e, principalmente, desfrutou da camaradagem dos amigos. Afinal, a amizade dos companheiros é uma das melhores coisas que o período do curso de formação nos proporciona!

 

Um abraço a todos e aos que estão firmes nos estudos para o concurso desse ano: FÉ EM DEUS E FÉ MISSÃO!

Ten Al Kelly

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque