Dia a Dia do QCO de Informática

Olá Pessoal, sou o Tenente Cruz, colaborador do site Rumo à EsFCEx e fui convidado pelo Ten Emanuel para falar um pouco das atribuições do QCO de informática.

Primeiro, gostaria de explicar que também tinha muita dúvida de como seria o trabalho de um QCO de Informática… mas assim que fui classificado para Escola de Sargentos das Armas(EsSA), após o CFO 2011, fiquei apreensivo, pois como lá é uma escola de formação, a rotina tem particularidades em relação às outras OM’s. Enfim, cheguei, apresentei-me ao comandante e recebi a informação que iria ser o chefe da Telemática, seção essa que está subordinada à DTI, Divisão de Tecnologia da Informação. Então, este é um dos possíveis destinos dos senhores após o curso de formação.

Então, vamos lá!

 

ATRIBUIÇÕES DO QCO DE INFORMÁTICA

Primeiramente, vamos falar quais são as principais atribuições do QCO de informática nas OMs.

Dependendo da OM que o militar vai trabalhar ele poderá ser empregado de forma bem específica ou realizar atividades “genéricas” da T.I.  Em organizações em que a atividade fim é T.I, o QCO poderá trabalhar nos seguintes campos de atuação:

  • Suporte ao usuário Final
  • Analista de Suporte
  • Administrador de Sistemas
  • Desenvolvimento
  • Banco de dados
  • Comunicação de dados e Voz
  • Gestão de TI

 

Em OM’s como escola de formação, como é o caso aqui na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), a rotina difere um pouco das outras OM’s, pelo fato de ter várias atividades com os alunos… Mas o QCO não participa dessas atividades, a não ser no apoio logístico, quando solicitado… mas é muito tranquilo nesse sentido! É corrido mesmo para os alunos, como tem que ser mesmo (eles estão em formação).

Vamos falar um pouco de todas as principais atribuições… Então vamos começar pela mais simples e básica que é a atividade de suporte ao usuário final, pois bem, ela ocorre em qualquer organização militar, desde as mais “Tecnologicamente avançadas” até onde a TI é pouco utilizada como é o caso de OM’s onde a atividade fim é “operacional”, pois, mesmo em OM’s operacionais, devem existir fortes atividades administrativas e logísticas necessitando de sistemas e pessoal de apoio à informática.

A atividade de suporte ao usuário é “padrão” como em qualquer empresa, instalação de sistemas, configuração de Proxy em navegadores, problemas de conexão, suporte a instalação e configuração de impressoras etc…

As atividades realizadas por um Analista de Suporte dentro das Organizações são relacionadas com suportes mais especializados como servidores de correio, domínio, arquivos, etc…

O Linux é o sistema operacional dominante, devido a uma resolução do governo federal orientando a utilização de softwares livres em todos os órgãos federais.

As atribuições do Administrador de sistemas, são relacionadas as dezenas de sistemas que o exército possui. O nosso Exército tem excelentes sistemas de gestão Logística, de Pessoal,  Controle Financeiro e contábil, e muitos outros. Nas organizações é necessário que alguém assuma a atividades de instalação, suporte de primeiro nível (com o usuário), e treinamento dos usuários.

O Desenvolvimento de sistemas corporativos são atividades que por determinação do escalão superior só devem ser realizadas por Brasília, em “polos” de desenvolvimento de sistemas, onde o principal é o CDS (Centro de Desenvolvimento de Sistemas) e o outro lugar onde existe uma forte equipe de desenvolvimento de sistemas é o DGP (Diretoria-Geral de pessoal), mas mesmo assim são desenvolvidos alguns sistemas de apoio à OM, como é o caso da EsSA.

Para os DBAs, os únicos lugares onde poderão aplicar com plenitude seus conhecimentos é junto a equipes de desenvolvimentos. Nas OM’s o que resta são rotinas de manutenção e backups em bancos. Nos sistemas do Exército iremos encontrar Oracle, MySQL, PostgreSQL

Uma atribuição que poderá aparecer para o QCO é a relacionada a comunicação de dados e voz. O Exército faz uso intenso videoconferências e VoIP, daí com certeza em algum momento pode ser que apareça missões que você se envolva para montar uma sala de videoconferência ou configurar um roteador.

Atividades de gestão também podem aparecer para o QCO de informática, uma vez que a preferência para a função de gestão é para Oficiais de carreira. No meu caso, ocupar função de gestão ocorreu de forma rápida. Este, também, é o caso do Emanuel que é chefe da seção de informática da OM onde ele trabalha, Comando da 8ª Região Militar em Belém. Daí a importância dos estudos durante o curso de formação, pois é neste momento que conhecemos as legislações pertinentes e poderemos gerenciar com propriedade os recursos e o pessoal.

 

ORGANIZAÇÕES MILITARES

As organizações militares onde um QCO pode atuar são diversificadas. Vamos falar no geral o perfil delas.

Tecnicamente existem dois tipos de OM’s, aquelas onde a atividade fim é a TI e o QCO será alocado para atividades muito particulares e específicas, como por exemplo, ser um DBA, desenvolvedor, analista, etc…  o segundo tipo de OM é aquela onde a TI não é atividade fim, normalmente possui equipe reduzida e tem que alocar várias funções para um único militar, acaba que o QCO de informática pode atuar em diversas frentes, desde suporte à usuários finais até configurar um roteador, ou seja, acaba fazendo de tudo, como acaba sendo a realidade da maioria das OM’s… Grande problema: Falta de pessoal de TI!

 

As principais organizações militares onde o QCO de informática pode trabalhar são:

  • Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) em Brasília.
  • Centros de Telemática
  • Colégios militares
  • Comandos de Regiões Militares
  • Hospitais
  • Escolas de Formação

 

 

 

 

MOVIMENTAÇÕES DO QCO DE INFORMÁTICA

Antigamente, a política de movimentação de Oficiais do QCO era diferente dos Oficiais combatentes (AMAN), pois, enquanto o Oficial de AMAN poderia ser transferido diversas vezes durante a carreira, o Oficial QCO só poderia ser movimentado 2 (duas) vezes; uma quando saia da escola, e a outra no final da carreira. Ou seja, antigamente era complicado, pois, o militar poderia ir para uma região em que teria que passar muito tempo lá. Hoje em dia essa política de movimentações é igual para todos os militares, e o QCO pode solicitar transferência quando atingir o tempo mínimo na guarnição (cidade) onde reside. Esse tempo mínimo é de dois anos.

Também existem as possibilidades de movimentações em situações especiais como as de restabelecimento de união de cônjuges militares, onde o tempo mínimo para solicitar transferência é de 1 ano.

 

 QUALIFICAÇÃO

Com relação a qualificação técnico-profissional, o Exército possibilita, para nós de informática, muitos cursos, tanto dentro como fora da força. Grande oportunidade para nos aprofundarmos na nossa profissão… Ponto forte na nossa carreira…

 

FINALIZANDO

                Bem… É isso!!! Espero ter ajudado a todos com essa pequena explanação e coloco-me à disposição para ajudar, quando puder, a esclarecer algumas dúvidas com relação ao QCO de Informática!!!

Fé em Deus… Fé na missão… Pátria… BRASIL!!!

1º Ten Cruz, atual Chefe da DTI

 


Jorge Vagner Vieira da Cruz – 32 anos;

Natural de Salvador-BA;
Bacharel em Ciência da Computação – UNIT – Sergipe (2005), Pós-graduado em Redes de Computadores e Telecomunicações – UNIFACS – Salvador(2006).
Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar – EsFCEx – Salvador(2011).

 

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

65 opiniões sobre “Dia a Dia do QCO de Informática”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!