PCI – Brasília

CFO 2012

O segundo Pedido de Cooperação de Instrução – PCI, do Curso de Formação de Oficiais – CFO 2012, ocorreu na semana de 06 a 10 de agosto. Os alunos viajaram a Brasília-DF na segunda à tarde e retornaram na noite de sexta-feira. Chegando ao Distrito Federal, ficaram alojados no Colégio Militar de Brasília – CMB. O Colégio, além de possuir ótimas instalações, é o único do Sistema Colégio Militar do Brasil que possui turno matutino e vespertino, devido ao seu grande efetivo de alunos, que está em torno de 3 mil estudantes.

 

Em Brasília, os alunos do CFO foram divididos de acordo com suas especialidades e cada grupo seguiu diferentes roteiros no decorrer do PCI. Separados por especialidade, os grupos puderam conhecer as instalações, os setores, a estrutura das seções e a rotina de trabalho desenvolvida pelos oficiais de suas respectivas áreas. Exemplos de alguns locais visitados pelos oficiais-alunos:

 

– Odonto, Enfermagem e Farmácia: Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), Odontoclínica e Diretoria de Saúde – DSAU.

– Direito: Quartel General do Exercito (QG), Assessoria Jurídica do DGP, Advocacia Geral da União (AGU) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Ministério Público Militar da União.

– Informática: Departamento de Ciência e Tecnologia – DCT e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas – CDS, Centro de Defesa Cibernética – CDCiber e Centro Integrado de Telemática do Exército – CITEx.

– Psicologia: Gabinete do Comandante do Exército, Diretoria de Avaliação e Promoção (DA PROM) e a Diretoria de Saúde – DSAU, localizados no QG.

– Comunicação Social: Comando Militar do Planalto (CMP), 5ª Seção de Comunicação Social e o campo de treinamento operacional realizado em Luziânia-GO.

– Veterinária: Hospital Veterinário da Seção de Cães de Guerra do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), o 11º DSUP e a Diretoria de Saúde – DSAU.

– Administração e Ciências Contábeis: 6ª Subchefia – Economia e Finanças do Estado Maior do Exército (EME), Diretoria de Orçamento, Finanças e Auditoria (DIORFA) e Ministério da Defesa.

– Biblioteconomia: biblioteca do Ministério da Defesa, instalações do Colégio Militar de Brasília e Quartel General.

– Magistério e Pedagogia: Gabinete do Comandante do Exército no QG, Colégio Militar de Brasília (Divisão de Ensino, Divisão Administrativa, Corpo de Alunos, Banda de Música, Biblioteca Olavo Bilac, Seção Psicopedagógica, Supervisão técnica, etc) e instituições civis: Escola Parque, Centro de Ensino Fundamental Polivalente e Centro Interescolar de Línguas em Brasília.

 

No final do PCI, os alunos participaram de um passeio pela parte central de Brasília, visitando alguns dos principais monumentos da cidade.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

Uma opinião sobre “PCI – Brasília”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!