IMG_4783

Fernando – Ciências Contábeis/2012

Caros companheiros (as) é com imensa satisfação que venho aqui registrar minha vitória nesse concurso que por algum tempo foi um sonho bastante distante.

Sou 2º Sgt Fernando, da turma de 2003 (intendência), 1º colocado no QCO/12 do Exército e da Marinha. Tentarei expressar brevemente como foi minha jornada, assim como dar algumas dicas de estudos.

Bom, comecei minha faculdade em 2007 na UFSM (RS) e não perdi tempo, logo tratei de comprar livros que me auxiliassem nas disciplinas da faculdade mas com foco em concurso. Primeiramente queria fazer a prova para auditor da receita, depois acabei desistindo por achar que era um passo grande demais. Comprei também um curso de Contabilidade para ARFB (33 apostilas), no ponto dos concursos, foi aí que eu angariei bastante conhecimento de contabilidade geral, em se tratando de concurso. Desde o início já havia focado meus estudos em contabilidade pública e custos, pois sabia que era a maior parte da prova do QCO – EB. Em 2010 um amigo meu (também Sgt do EB) passou no QCO de contabilidade, decidi então que também queria ser oficial do Exército. Fiz a prova em 2011, não passei, pois não havia conseguido estudar, estava fazendo o trabalho de conclusão e ainda não possuía o CRC. Peguei a bibliografia do concurso e comprei alguns livros, além de ter ganho alguns livros já indicados por esse colega.

Recomendo aqui que não percam tempo, a faculdade apenas habilita a prestar o concurso, mas não é necessário terminá-la para começar a estudar. Primeiramente estudem a prova para ver o que realmente é cobrado, pois há questões que se repetem todos os anos. Se preferirem façam uma planilha e dividam seus tempos em torno das disciplinas, conforme a exigência do concurso.

Para o QCO – EB utilizei os seguintes livros:

  • Contabilidade Pública: Deusvaldo Carvalho – 5ª edição – orçamento e contabilidade pública;
  • Francisco Glauber Lima Mota – 1ª edição – Contabilidade Aplicada ao Setor Público (não deixem de ler);
  • Manual da receita e da despesa pública – V edição;
  • Lei nº 11.079/04;
  • Lei n° 4.320/64;
  • Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas atualizações;
  • Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 e suas atualizações;
  • Portaria Interministerial nº 163, de 4 de maio de 2001;
  • Contabilidade de Custos: Silvério das Neves e Paulo E. V. Viceconti – 7ª edição – contabilidade de custos (básico, não deixem de ler);
  • José Hernandes Perez Junior… – 6ª edição – gestão estratégica de custos (utilizei pouco);
  • Eliseu Martins – Contabilidade de custos – 9ª edição (principal);
  • Geografia: Marcos de Amorim Coelho e Lygia Terra. Geografia do Brasil. 5. ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2002;
  • Fernando dos Santos Sampaio; Ivone Silveira Sucena. Geografia: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2010 (não deixem de ler);
  • História: Boris Fausto (não deixem de ler);
  • Maria Yedda Linhares. História Geral do Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000;
  • Leila Mezan Algranti. D. João VI: os bastidores da independência. São Paulo: Ática, 1987;
  • Português: Vídeo aulas do professor Agnaldo Martinho (LFG – PF);
  • Português Prático – Paulo Flávio Ledur – 10ª Edição;
  • Espanhol: Material do FISK; Apostilas do Totem Vestibulares (Santa Maria);

Além disso adquiri as apostilas do CPREM (muito básico), apenas para direcionar os estudos, e as VÍDEOAULAS do Aprova Concursos (apenas conhecimentos gerais) – aqui do SITE RUMO À ESFCEX – para revisão das disciplinas (quando estava cansado ler assistia às aulas).

Utilizei muita legislação (leis, decretos, resoluções) para contabilidade pública, como por exemplo LRF, 4320/64 (tem que saber cada vírgula). Através de legislações também estudei auditoria (site do CFC) – principalmente para o QCO – MB. Fiz resumos e criei alguns macetes para decorar o que não entendia.

Pessoal, além disso, considero muito importante que realizem muitas questões, inclusive as provas anteriores, para aplicar o conhecimento e se testarem. Com isso é bastante provável que vocês quando forem fazer a prova já tenham realizado alguma questão parecida. Efetuei um cadastro no site “questões de concursos” e realizei muitas questões, on-line mesmo.Se tiverem oportunidade façam outros concursos para pegarem ritmo de prova (estar em sala 4 horas, pressão de passar, preencher gabarito, dados do cartão resposta, tempo por questão, imprevistos…) e perderem o nervosismo/ansiedade na hora que forem fazer a que realmente importa.Outra dica é realizar uma estratégia para fazer a prova: por exemplo começar pela disciplina que mais sabe ou então pela que tem mais peso. Não desperdicem tempo fazendo questões absurdas ou sem respostas (que tem em todas as provas). Lembrem-se de que não precisam gabaritar a prova para serem aprovados, mas é importante que acertem as questões medianas e fáceis.

Pessoal, quanto ao ritmo de estudos meu tempo era o seguinte:

Segunda-feira a quinta-feira: das 12:20 às 13:20; das 18:00 às 23:00;
Sexta-feira: das 14:00 às 23:00;
Sábado: das 06:30 às 22:00;
Domingo: das 08:00 às 12:00.

Esse foi o ritmo de Janeiro a Agosto. Em Setembro, devido as férias do trabalho, estudava todos os dias como se Sábado fosse.

OBS: É claro que isso tudo com intervalos regulares e às vezes com algumas folgas. Por exemplo, quando chegava cansado do trabalho ia dormir e depois levantava 03:00/04:00 da manhã para estudar. Então, não importa a quantidade e sim a qualidade do estudo. Não adianta mostrar para os outros que estão estudando. O resultado vocês verão em setembro.

Mais uma dica muito importante, lembrem que possuem família e que esta deve comprar esse projeto junto com vocês, pois se der tudo errado eles continuarão ao seu lado. Este apoio é muito importante na hora dos estudos. Além disso, lembrem-se que após a prova há os testes físicos, então, não deixem de praticar atividade física o que melhorará inclusive seu desempenho nos estudos.

Bom, já vou encerrando por aqui.

Agradeço a Deus por ter me iluminado na conquista desse objetivo.

Agradeço também ao Emanuel, pela oportunidade, pois durante este ano foi aqui que encontrei um pouco de motivação para estudar, além de preciosas dicas de estudo e material de apoio.

Aos colegas que ainda continuarão, motivem-se. A vitória é recompensadora. Sejam humildes e colham os frutos de sua dedicação.

RUMO À ESFCEX 2013!

Fernando Morgental – 1º colocado – Ciências Contábeis – Santa Maria/RS

Fernando Morgental de Oliveira

Fernando Morgental de Oliveira

Atualmente, 1º Ten Aluno da EsFCEx, e Ex-Sgt da turma de 2003 (intendência) do EB, formado em Ciências Contábeis pela UFSM-RS e 1º colocado no QCO/12 do Exército e da Marinha.

24 opiniões sobre “Fernando – Ciências Contábeis/2012”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!