Fernanda

Fernanda Paiva – Endodontia/2012

Oi, gente! Sou a Fernanda e fui aprovada em 1º lugar em Endodontia.
Tentei a primeira vez em 2009 quando a prova era ainda elaborada pela EsSEx no RJ. Fiz alguns resumos de alguns livros e só. Dessa vez fiz só para ver como era a prova, sentir o clima…
Em 2010, eu casei e não tentei. Em 2011, comecei a estudar em março. Comprei os livros da bibliografia e, sabendo que não iria dar tempo de fazer resumos de todos os livros, tive que aprender a estudar sem fazê-los, isto é, lendo e sublinhando as partes que julgava ser importante. Trabalhava o dia todo e fazia academia à noite. Estudava de 21h às 23:30h. Sexta e sábado começava de tarde e ia até de madrugada por volta das 3 da manhã. Era o melhor horário q eu achava. A madrugada. E assim foi….em setembro fiz a prova (ainda a cargo da EsSEx) e fiquei em 14º.
Não desisti. Mas confesso que 2012 foi de muita incerteza, pois havia comentários de que, naquele ano, a prova de Odontologia e Farmácia seria a cargo da EsFCEx, o que significava que faríamos as provas de português, história e geografia. Com toda essa incerteza, fiquei desestimulada… Estudava só Endo, mas não em um ritmo  forte, pois estava desestimulada. Até que saiu o edital que confirmou as especulações. Só tinha um pouco mais de 2 meses para estudar hist e geografia. Imagina!! A última vez que as estudei foi pro vestibular! Mas não desisti. Comprei um livro de história (do Bóris Fausto) e um de geografia. Também adquiri apostilas de hist, geo e port. Graças a Deus, sempre gostei de português e tenho uma base boa. O que não ocorre com hist e geo, por isso me preocupei mto mais com essas matérias.
Além disso, passei a limpo um vídeo de História do Brasil do Boris Fausto de quase 4 horas de duração disponível no youtube. Esse video me ajudou a ter uma ideia geral da hist do Brasil. Adquiri também as videoaulas da IESDE através do Rumo à EsFCEx. Me ajudou muuuuito. Passei a limpo todas as aulas de historia (era a que eu tinha mais dificuldade), algumas de geografia e assisti as de português. Vale muito a pena.
Segui minha rotina de estudo. No trabalho, entre um paciente e outro, aproveitava para estudar. Ia para a academia e estudava de 21h às 23:30h.
Em agosto, tirei férias e estudava o dia inteiro. Lendo e sublinhando os livros. Estudava até 3 da madrugada e compensava o sono acordando no dia seguinte por volta das 11h. Nunca me privei do sono!!!
Me planejei e decidi que faria a revisão das matérias com 20 dias antes da prova. Revisei relendo o que estava sublinhado nos livros, as videoaulas que passei pro papel e os resumos feitos em anos anteriores. Fiz também provas de anos anteriores da EsCFEx e da parte de Endo fiz provas de outras instituições.
Estudei (revisei) até a véspera da prova. Sempre tive esse hábito. E duas questões (de Endo) que caíram na prova, eu tinha revisado no dia anterior!!!
Enfim….fiz a prova. Conferi o gabarito provisório e depois o definitivo. Aconselho conferir apenas o definitivo. Evita estresse.
Graças a Deus, deu certo.
O planejamento é importante. O ideal é a qualidade, isto é, estudar e assimilar. Se estudar 2 horinhas e assimilar o conteúdo é mto melhor do que estudar 16h e não assimilar nada. Vc tem que descobrir o seu ritmo. E não desistir nunca.
Boa sorte!!! E tudo ocorre no tempo certo.

Fernanda Paiva – 1ª colocada – Endodontia – JOÃO PESSOA/PB

Fernanda Paiva

Fernanda Paiva

Aprovada em 1º lugar em Endodontia.

25 opiniões sobre “Fernanda Paiva – Endodontia/2012”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!

Os comentários estão encerrados.