capa

Josimara Macedo – Enfermagem/2012

Oi pessoal, começo minha história com a seguinte frase “basta acreditar”, eu morava no interior de São Paulo e queria muito estudar, porém minha família não tinha condições para tal, foi então que de tanta tristeza acabei desenvolvendo uma depressão e foi quando tive que vir para outra cidade em busca de um médico especialista, já que na minha pequena cidade não tinha, deixei meus pais e fui morar com meus tios.

Fiz o tratamento e depois de 06 meses, estava curada e pronta para voltar para o sítio, foi quando, minha mãe juntamente com meu tio conseguiram um emprego para mim, não era nada extraordinário, mas era a única maneira para continuar em Aparecida e conseguir estudar, e foi assim que aconteceu, na mesma semana que estava decidida a voltar, veio o emprego.
Comecei a trabalhar, como disse não era aquela maravilha, em uma fábrica de costura, e para economizar já que ganhava muito pouco, ia e voltava todos os dia a pé para o trabalho, tipo uns 50 minutos, com isso consegui me matricular em um curso técnico de enfermagem, a princípio tinha que ser esse mesmo, já que era o único que dava para pagar.
Foi então que em 2002 concluí o curso e ainda fiquei mais quase 02 anos tentando emprego na área e finalmente consegui, na santa casa da cidade como técnica de enfermagem, isso já em 2004, mas como Deus coloca as pessoas certas em nosso caminho, durante o curso conheci uma dessas, muito especial, que vou citar o nome aqui, Ariane, então foi tal pessoa que me deu a dica para estudar e entrar na Escola de Especialistas de Guaratinguetá (EEAR), e assim aconteceu, trabalhando na Santa Casa e estudando, o Português em um cursinho e a matéria específica sozinha mesma, entre um plantão e outro, foi então que veio a vitória, logo, depois de um ano e meio, estava eu classificada em 2° lugar para Sargento especialista.Nossa, na hora nem acreditei e fiz todo o curso e acabei ficando na própria escola ( EEAR) depois de formada.
Em 2007 resolvi entrar para a faculdade de enfermagem, agora dava para realizar esse sonho, e em meios a muitos serviços consegui em 2011 colar grau. Foi então que a minha chefe que já estava se preparando para o concurso da EsFCEx, me convidou para prestar também. Nossa… essa foi o outro anjo que apareceu em minha vida, Ten Taciana, me emprestou vários livros, nossa várias dicas enfim, fiquei na majoração e participei até a última etapa do processo seletivo, mas não deu, acho que não era a minha hora ainda e que tinha que estudar um pouco mais e foi assim que fiz, comprei alguns livros, como o de História de Boris Fausto, que é muito bom de se ler, Terezinha de Castro, Jhon Manuel Monteiro ( Negros da Terra) e a década de 70 e 80, e também apostilas de um cursinho, são básicas, serve tipo resumo, em geografia foi o de Lygia Terra, Milton Santos, Fernando Sampaio e ainda apostilas do objetivo. Em português, fiz o mesmo cursinho preparatório que já freqüentava desde 2004 e de apoio o Bechara, que é um livro muito teórico, mas vale a pena para tipo consulta e finalmente a língua estrangeira, optei pelo espanhol, que já fazia também e comprei o livro de espanhol para brasileiros. O que ajudou também foi que dessa vez, fiz muitos resumos, resolvi as provas anteriores, desde 2005, todas, e o que não sabia, pesquisava e tudo isso cumprindo experiente e tirando muito serviço, com uma escala bastante apertada, tipo uns 06 ou 7 no mês, estudando entre um quarto de hora e outro, entre um tocar de campainha de pacientes e outro, enfim, chega o dia da prova, e pela segunda vez lá vou eu. E no último dia 07 de dezembro vem o resultado e estava dessa vez aprovada em primeiro lugar para Enfermagem.
Como disse no início, basta acreditar e seguir em frente, as dificuldades, lógico elas estão presentes, não tem como, mas somos guerreiros e no final tudo da certo e se não deu é por que o final ainda não chegou e temos que fazer mais.
Abraços a todos e continuem na luta.

Josimara Macedo.

Josimara Macedo

Josimara Macedo

1ª colocada em Enfermagem EsFCEx/2012.

30 opiniões sobre “Josimara Macedo – Enfermagem/2012”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!