marcioealine

Márcio Farias – Pedagogia/2012

Meu nome é Márcio, sou 2º Sargento da Aeronáutica. Até pouco tempo, cerca de 2 anos, eu não tinha conhecimento deste concurso, até porque sou de Brasília e aqui o foco maior é concurso para o Judiciário. Mas, visitando os sites de concursos da Marinha e Exército, vi que havia a possibilidade de trabalhar dentro da minha área no militarismo.

Demorei muito para entrar na Educação Superior, formei em pedagogia pela Universidade de Brasília em 2011, no mesmo ano fiz pela primeira vez o concurso da ESFCEX, contudo não obtive média em história.

Estudar para a EsFCEx era uma incógnita, pois devido à minha idade 35 anos, era arriscado, pois eu não sabia se iria ou não abrir vaga para a minha especialidade. De repente eu poderia estudar bastante e quando saísse o edital não tivesse vaga. Seria desperdício de tempo, eu não teria mais idade para fazer outro.

Em junho de 2012, quando eu já tinha desistido de estudar para EsFCEx, um amigo me informou que para o ano de 2013 teriam 2 vagas para pedagogia, foi o suficiente para eu reanimar.

De pronto fiz meu cronograma de estudo com as matérias distribuídas até a véspera da prova. Foi nesta época que conheci este site o que me ajudou bastante. Contudo quando eu lia o fórum ficava um pouco desanimado, pois algumas pessoas relatavam que tinham largado o trabalho para poderem estudar integralmente para este concurso. Quando eu lia isso eu pensava comigo que eu não teria chance devido a minha rotina: tenho 3 filhos, 2, 5 e 12 anos. Minha esposa trabalha o dia todo  e eu que cuido dos dois menores pela manhã, ainda arrumo a casa e faço o almoço. À tarde eles vão para a escola e eu vou para o trabalho, das 13:00 às 18:00, onde sirvo, Odontoclinica de Aeronáutica de Brasília, sou encarregado de duas seções, não tem como tirar nem 10 minutos para estudar.

Ou seja, o único momento para eu estudar era a partir das 19:00. O jeito era aproveitar este pouco tempo e estudar sério sem interrupções e com qualidade. Foi o que fiz. Ao sair do trabalho ía para a biblioteca da UnB e ficava até as 23:00h. Não levava Notebook para não ficar tentado a ler emails, ou facebook. Cancelei minha assinatura da revista Veja e só linha os livros do edital.

Quanto ao material para estudo eu comprei alguns de Pedagogia e outros eu lia do acervo da biblioteca. Para conhecimentos gerais eu lia livros do ensino médio e alguns temas que eu achava mais importante e que seria mais provável cair na prova eu lia livros específicos. O bom de ter estudado na biblioteca era que o acervo tinha muitos livros ligados aos temas.

Eu não sei nada de língua estrangeira, escolhi espanhol por achar menos difícil e apenas assisti aula no Youtube na semana anterior à prova.

O melhor de tudo veio no dia 7 de dezembro quando eu vi que o meu planejamento deu certo e que valeu a pena todo esforço e cansaço de quatro meses intensos estudando, cuidando de filhos, casa, trabalho, tudo foi esquecido quando vi o resultado e a 1ª colocação em pedagogia.

De tudo que aprendi se eu pudesse dar um conselho a quem esta estudando seria:

  •  1º Tenha disciplina e perseverança – Se for estudar 4 horas por dia, marque o tempo e estude todos os dias o que se propôs, estude no mínimo 50 minutos, faça intervalo de 10 minutos (não compute o intervalo nas 4 horas estudadas).
  •  2º Não perca tempo com coisas irrelevantes como novelas, facebook, orkut, nem mesmo jornal pois no concurso não cai atualidade. O máximo é ver rapidamente o email e acessar o Rumo a EsFCEx.
  • 3º Leia apenas o que é relevante ao concurso.
  •  4º No sábado ou domingo à noite (somente à noite, pois durante o dia você estará estudando) sai, leve namorada, esposa, filhos para jantar, assista um filme e nada de balada.
  • 5º Estabeleça tempo para fazer exercícios.

É isso pessoal, desejo a todos muito sorte e aos aprovados até março de 2013, em Salvador.

 

Márcio Farias – 1º colocado em Pedagogia.

 

Márcio Farias

Márcio Farias

Formado em pedagogia pela Universidade de Brasília/2011.
1º colocado em Pedagogia.

48 opiniões sobre “Márcio Farias – Pedagogia/2012”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!