topo1

Marilene Bueno – 5° colocada em enfermagem – EsFCEx 2013.

Enfim conquistei o meu paraíso. Sonhei tanto com esse dia e graças a um milagre divino e muito trabalho estou aqui para descrever um pedacinho de minha longa trajetória rumo à EsFCEx.

Meu sonho-verde oliva começou cedo, sempre achei linda demais a carreira militar, tentei inúmeras vezes entrar para o exército através do IME, EsSa, Sargento e Oficial do QTT mas frustradas tentativas… Trabalhava como técnica em enfermagem e fiz a graduação de enfermagem já imaginando o QCO.  No 1° semestre do curso eu já andava com o edital do CFO na mão, sonhando. No meio da faculdade fui demitida do hospital que trabalhava, e a partir daí só surgiam empregos temporários. Foram 4 anos de faculdade, difícil, não pela faculdade em si, mas por toda dificuldade de se manter em uma faculdade particular, e também não tive chance de tentar federal e pela minha idade tinha pressa, durante estes quatro anos me dediquei bastante, participei de projetos de iniciação científica e fui bolsista de extensão, abraçava todas oportunidades que surgiam.

Formei-me em 2008 e o sonho do militarismo ainda estava muito longe, pois teria pela frente todo crédito que adquiri na faculdade para pagar e ainda que na minha cidade não existem cursinhos preparatórios para esse concurso, como eu fiz supletivo tinha muita carência na parte de gerais, mas enquanto não tinha condições para tentar QCO e também para não ficar sem estudar resolvi então fazer uma pós-graduação e conclui duas especializações, pois ganhei uma bolsa e não perdi essa oportunidade.

Depois de formada tentei de todas as formas conseguir um emprego, implorei muito e fui muito humilhada em alguns lugares por onde passava, por não ter Qi eu não era boa para o trabalho, e outras coisas que foram acontecendo que me fizeram repensar na vida e a partir dai entrei para o mundo dos concurseiros mas só concursos aqui da região porque para o QCO ainda não tinha condições, ainda estava muito longe para mim, pois os livros são caros, não tinha base de gerais e ainda existia no meu caminho pessoas que me diziam que isso  não era pra mim e para ajudar ainda não tem biblioteca aqui….comecei estudar e nos primeiros nunca estava em boa colocação…e a frustração era forte…fui aprendendo a estudar para concurso, pois acreditem que para concurso não basta estudar, tem que saber como estudar, e assim em 2010 fui aprovada em 1° lugar em um concurso, em um outro 3° lugar e em outro 10° lugar, e competindo com concorrentes fortes, mas era sempre cargo reserva.

Foi a partir daí que vi que tinha condições de seguir em frente e que não era impossível como as pessoas falavam e que eu estava no caminho certo, essas colocações foram um estímulo e então comecei minha preparação rumo ao QCO, em 2011 vendi o que tinha, comecei a comprar meus livros e já comecei a estudar, procurei um curso especifico para parte de gerais e achei o curso Caxias em Santa Maria –RS que fica 120 km de minha cidade….me mudei em janeiro para começar estudar logo, minha mudança foi praticamente só livros e materiais para estudo e detalhe importante é que eu não levei  televisão, meu namoro de anos acabou (entender a vida de uma concurseira não é fácil), foi difícil mas necessário, me afastei de pessoas que me desestimulavam, pois isso me atrapalhava.

Em abril saiu o boletim das vagas para o QCO 2012 e para minha tristeza não tinha vagas para minha área….chorei muito, perdi o chão porque investi tudo que tinha, segui em frente mesmo assim, e quando saiu o edital em junho, duas vagas foram adicionadas e surpresa bibliografia trocada, lá fui eu comprar mais livros e tive um mês para ler porque demorou a chegar, intensifiquei os estudos e estudava das 6 h até as 23:30, de segunda a segunda, sem festas, sem vida social, sem namorado, sem nada, respirava os estudos, só pensava em estudo e só conversava sobre QCO, morava sozinha então podia fazer meu horário, colei material por todas as paredes no apartamento e quando estava fazendo as refeições estava lendo esse material ou assistindo videoaula, quase enlouqueci, chorava quase todos os dias, me sentia muito sozinha e tinha dias que parecia que eu não iria conseguir, mas rezava muito e todos os dias, isso foi fundamental, fez toda diferença… saiu o resultado e eu em 3° lugar e duas vagas, fiquei feliz e fiquei triste, mas fui firme até o fim, mas esse ano novamente não era pra mim.

 

Em 2013 precisei voltar para minha cidade em Cruz Alta – RS, pois fui aprovada no concurso da UPA e eu era a próxima a ser nomeada, mas não demorou muito e a UPA foi interditada, adeus mais um concurso, fiquei triste com isso, pois não teria trabalho e também não teria lugar para mais um curso de gerais, então comecei a procurar na internet e encontrei outro maravilhoso curso, um EAD, o curso Cidade de Brasília – DF, para dar continuidade aos meus estudos, é bem difícil estudar EAD pois é necessário muito foco e determinação para seguir um curso na comodidade de casa, com frio e a cama chamando rsrsrsrs, retornei aos estudos com mais força ainda, pois seria minha última cartada por limite de idade, e então segui meu ritmo de estudos e com minhas estratégias que adquiri nos 5 anos da minha vida de concurseira.

Em fevereiro comecei estudar 8 horas, a partir de maio 14 horas e quando saiu o edital larguei tudo e foram 17 horas de segunda a segunda das 6h as 23h30min até a data da prova com um frio de 1°c, fiz uma grade de horários diária com todas as matérias, não fazia mais nada além de estudar, não assistia televisão em nenhum momento, deletei meu facebook, skype, WhatsApp, me ausentei da vida com amigos e família, para ter ideia a minha mãe eu só via no almoço mesmo morando na mesma casa rsrsrs, banho em 5 min, ir ao salão arrumar o cabelo e unhas só dia 23 de setembro, estudei como se fosse o concurso mais difícil e concorrido do mundo, e foi, pois essa era minha única chance de mudar de vida, e quem é próximo a mim sabia disso e entendeu minhas renúncias, me alienei no meu mundo, com muita fé em Deus e com intersessão de nossa senhora de Fátima.

Minha vida inteira até chegar aqui foi de muitos milagres, muitas lutas, muitas tristezas, saudades, lágrimas, decepções e gastos enormes… mas foi necessário tudo isso para chegar aqui….

Em meus estudos para o QCO nesses 27 meses, li por duas vezes dois livros de cada matéria de gerais, para história o Boris Fausto e o Koshiba, em geografia Sene, Lygia terra e Coelho, em português Bechara e Sacconi, e escolhi espanhol com Milani e Edward Soria, assistia as aulas todos os dias, nunca faltava, fazia os simulados semanais oferecidos pelo curso, fiz 5 cursos de português, comprei videoaula aqui do site,  elaborei muitos mapas mentais e colei por todas as paredes, isso facilita na última semana véspera da prova para relembrar o inicio do conteúdo.

Na específica estudei sozinha, pois na minha área o bizu é ler tudo que puder, dos 23 livros da bibliografia desse ano de enfermagem eu li 21, pois dois deles não encontrei em lugar algum, teve livros que li 4 vezes, por exemplo PHTLS que me deu excelente base na fisiologia também, entender a fisiologia na hora da prova me ajudou bastante, e os manuais do ministério da saúde. Na primeira leitura li todos da primeira a última página, acreditem que isso é possível, o conhecimento adquirido nunca será em vão, é conhecimento acumulado, pactuei comigo 100 páginas diárias da específica para minha rotina, fazia anotações das partes que eu achava mais complicadas e também para quando retornasse nele ficasse mais tranquilo e menos cansativo. No ultimo mês retomava tudo. Como em 2011 comecei a ler o Brunner & Suddarth’s, a bíblia da enfermagem, retomei minhas anotações este ano também, pois mesmo não sendo da bibliografia me deu um suporte legal para entender os outros livros.

Manter um autocontrole é fundamental, saber lidar com as frustrações para se manter focado, pois chega um momento dessa rotina que fica difícil de continuar, no meu caso usei muitas orações  para conseguir chegar ao fim, e nos momentos que já não aguentava mais eu assistia os vídeos da EsFCEx os quais me renovavam e também pensava em todas as dificuldades e humilhações as quais passei para chegar até aqui, não poderia desistir jamais.

Deixo aqui um dos vídeos que mais me deram força nesses 27 meses de preparação para EsFCEx , é para mim, um dos mais emocionantes e que me fez sentir uma guerreira para prosseguir.

http://www.youtube.com/watch?v=qtYpbrR8EUE

Colegas que continuam e os que estão iniciando a jornada rumo à EsFCEx trabalhem a autoconfiança e tenham muita, mas muita disciplina. Encare os estudos com seriedade, como se fosse um emprego, com horário de entrada, intervalo e saída. Tenham persistência contra o desânimo. Acima de tudo tenham HUMILDADE, positividade e Fé em DEUS.

O sabor da conquista é algo especial, extremamente gratificante, o espírito de guerreira precisa ser incorporado para alcançar esse objetivo. E como resultado de tudo isso, de todo esse trabalho de anos, chegou a minha vez de ver meu nome como classificada e aprovada, e escrever esse depoimento, tudo isso não tem preço, vale muito a pena.

Obrigada meu DEUS, Obrigada Nossa Senhora de Fátima, Obrigada minha Família (pai, mãe e irmã), obrigada Emanuel e Ana Kelly, ao site rumo à EsFCEx que é motivador e obrigada a todos os professores do curso Caxias e do curso Cidade, colegas e amigos que fiz nessa longa caminhada pelo companheirismo, amizades e parcerias que foram muito importante e SÃO MUITOS e por todo Brasil.

E no fim de tudo eu me perguntava: Porque nada dava certo? E a resposta clássica e indiscutível veio depois de 27 meses: Não era pra ser nada daquilo, era pra ser CFO 2014.

Acredite em você. Desafie-se. Se somos capazes de sonhar, também somos capazes de realizar. Você pode, é só querer! Com Deus no comando lute, persevere e acredite: vai valer a pena!

Marilene Bueno – Cruz Alta – RS – 5° colocada em enfermagem – EsFCEx 2013.

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

116 opiniões sobre “Marilene Bueno – 5° colocada em enfermagem – EsFCEx 2013.”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!