topo

Fladmy Alves – 3º Colocado – Informática – Esfcex 2013

No intuito de contribuir com quem está na luta pelo seu objetivo vou contar um pouco da minha trajetória até aqui.

Entrei na vida militar em 2001 quando fiz o concurso para aprendizes-marinheiros da marinha, passei e ingressei na força como marinheiro, que é o equivalente a soldado de primeira classe no EB. Tentei por uns 4 anos conciliar uma faculdade com o trabalho mas não estava conseguindo por questões de tempo e grana, tentei também o concurso para EsSa (sargento do EB) mas não passei mesmo depois de ter estudado bastante, o que me deixou bastante frustrado e desmotivado.

Naquele momento porém, eu tomei uma decisão importante e arriscada, porque eu estava com vinte e poucos anos e poderia seguir a carreira de praça da marinha até suboficial. Mas resolvi pedir baixa e fazer a faculdade que eu queria, eu me lembro que quando eu fui entregar o requerimento para o oficial encarregado do pessoal da unidade que eu servia na época ele me perguntou o porquê, se eu tinha conseguido algo melhor lá fora, disse que eu estava jogando a carreira fora que era difícil lá fora ganhar o que eu ganhava, em fim, tentando me dissuadir. Eu respondi que não tinha conseguido nada melhor mas iria fazer uma faculdade e voltar como oficial, nesse momento ele deu uma risada de desdem e descrença e não falou mais nada.

Conforme o planejado eu saí de baixa e fiquei uns 4 meses em casa estudando para o vestibular, nesse período eu só comia e estudava literalmente! Assim consegui passar no vestibular da universidade estadual de Feira de Santana na Bahia, para o curso de Engenharia da Computação. Como eu já tinha entrado tarde na faculdade eu me dediquei e terminei o curso um semestre antes, o curso era de 10 semestres e eu terminei em 9, e quando estava no último semestre eu fiz o concurso para oficial temporário da FAB e passei em 2011 para o curso de 2012, nesse mesmo ano fiz para o EB também e fui muito bem na prova mas fui eliminado na parte geral por fazer apenas 4 questões em história.

Finalmente, em 2013 eu montei um planejamento de estudos e fiz concurso para as 3 forças, no concurso para o quadro de engenheiros da FAB fiquei na majoração, na marinha fui mal e fiquei preocupado porque faltava o EB que considero a mais difícil das 3 provas, no entanto continuei com o plano de estudos e passei em 3º para informática.

Dessa forma em março eu serei efetivo das três forças, o que considero um experiência bem bacana…

 

Então, para quem está ainda no caminho, não desista! Para ter sucesso em um concurso como esse, na minha opinião, é ter um planejamento factível dentro de suas possibilidades e disciplina, coragem e disposição pra segui-lo.

 

Eu ouvi uma frase de um ultramaratonista que sempre me motiva em momentos difíceis: “A dor é temporária, mas desistir é para sempre”.

 

Força a todos!



Fladmy Alves – 3º Colocado – Informática – Esfcex 2013

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

14 opiniões sobre “Fladmy Alves – 3º Colocado – Informática – Esfcex 2013”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!