DSCF6888

Mônica Oliveira Ferreira – 6ª Colocada em Enfermagem – EsFCEx

Meu nome é Mônica e me formei em enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2006. Nessa época, distribuí diversos currículos pelos hospitais de Juiz de Fora e não fui chamada pra nenhuma entrevista.

O prefeito da minha cidade se interessou em me contratar, pois seria criada uma nova Equipe de Saúde da Família. Comecei a trabalhar em abril de 2006, coordenando essa equipe.

Em 2007, comecei a namorar um Sargento do Exército. O namoro foi-se firmando ao longo dos anos. Ele trabalhava em Juiz de Fora e dava pra nos vermos aos finais de semana.

Tínhamos a intenção de casar, mas sempre ficava preocupada com o fato de ele ser transferido e eu ter que abandonar meu emprego (era contratada) sem expectativas de serviço para onde ele pudesse ir. Nos casamos em 2012.

Sempre tive vontade de ser militar. Na minha família tenho 2 tios que são aposentados da Polícia Militar.

Em 2008, tentei o concurso para 1 vaga de enfermeira da PMMG. Fiquei em 35º lugar.

O Exército me despertava vontade de ingressar no meio militar, porém as provas, na minha cabeça, eram extremamente difíceis e duvidava do meio potencial. No entanto, seria a única forma de acompanhar meu companheiro com um emprego certo.

Em maio de 2009, resolvi me aventurar nesse mar desconhecido do concurso. Comprei apostilas de um curso conhecido, mas fui reprovada.

No ano seguinte, 2010, comecei a estudar na primeira segunda-feira do ano (e fazia isso nos anos subsequentes), mas trabalhava 8 horas por dia e o tempo era curto. Me dediquei ao máximo, abri mão de festa e feriados e estudei. Nesse ano, fiquei em 12º lugar, mas não dentro do número de vagas. Isso me deu forças pra acreditar que poderia conquistar a minha tão sonhada vaga.

Muitos queriam que eu tentasse outros concursos, pois esse era muito difícil, mas eu acreditava em mim e em Deus. Eu só estudava pra fazer esse concurso, queria ele e comecei a acreditar que tinha potencial para conseguir.

Em 2011, recomecei em janeiro. Estudei no tempo que tinha livre. Chegava em casa, cochilava 1h e estudava todos os dias. Resultado: não consegui mais uma vez. Fiz 80% da prova de enfermagem, mas a danada da história me tirou do páreo.

Em 2012, de novo estava eu lá, com meus livros e minhas apostilas. Me matriculei num cursinho on line que me ajudou muito. Tinha fé que minha hora iria chegar. Existiam apenas 2 vagas e eu passei, mas não dentro delas. Fiquei em 6º lugar.

Não desisti…

Em 2013, minha vida passou por altas turbulências. Perdi meu emprego, porque a política mudou na minha cidade. Havia financiado uma casa, tinha carro pra pagar e as contas da casa. Entrei em desespero e sabia que deveria continuar minha luta porque Deus me seria fiel. Pedi incessante a ele que me ajudasse. Tinha crises de choro em cima dos livros, mas eu continuei.

Só eu e Deus sabemos o que passei. Meu marido foi transferido para o Rio de Janeiro e eu ficava quase a semana toda sozinha. Minha mãe comprou meu livros, minha família e meu marido me ajudaram nas despesas da casa e consegui ter paz para estudar.

Acordava todos os dias às 5:30am. Malhava e voltava correndo pra estudar. Foi um ano desafiador.

Fiz a prova em condições não muito boas. Não havia pregado os olhos na noite que antecedeu a prova. Isso nunca aconteceu comigo. Sempre fiz provas com toda tranquilidade do mundo. Mas dessa vez, a situação era outra. Eu precisava, necessitava imensamente passar.

Voltei pra casa desolada, chorando e acreditando não ter conseguido mais uma vez. Como sempre, meu marido ao meu lado tentando me acalmar… Minha mãe, com aquele pressentimento de mãe, sempre dizia que algo lhe falava que eu havia conseguido.

Mas Meu Deus foi tão perfeito (Ele é perfeito!) que fez tudo como deveria ser nessa jornada de 5 anos. Só depois a gente entende! Fui aprovada em 6º lugar na EsFCex.

Posto o meu depoimento para que aqueles que têm um sonho, nunca desistam dele. Lutem! Só Deus sabe a hora certa. Ele escreve certo, por linhas certas! Isso é a mais pura verdade, a gente que nem sempre consegue entender de imediato.

Repito um trecho do meu agradecimento postado no facebook a todos que me ajudaram:

O ano de 2013, aparentemente, não começou muito bem para mim. Fiquei desempregada, com uma casa pra pagar, contas e o desespero bateu à minha porta. Foi um ano muito difícil. Chorei muito, sofri muito, cheia de incertezas sobre como terminaria meu 2013.
Me dediquei a um sonho, pelo 5º ano… Estudei, estudei e estudei muito. No entanto, meu Deus não me desamparou um só instante.
A vitória estava a caminho e não poderia deixar de agradecer a todos que compartilharam essa luta comigo. Meu marido Marco Antônio Faria, que sempre esteve ao meu lado, quando eu sorria e quando eu chorava, me animando, me motivando, dizendo que eu conseguiria, à minha amada mãe Graça Tavares que veio financiando livros e mais livros desde de fevereiro e que minha vida inteira se mostrou o apoio diante de todos os meus obstáculos. Te amo infinitamente, minha linda! Meus tios, meu pai, meu irmão que me ajudaram a honrar meus compromissos e ao Grande Tio Jorge Tavares que não relutou um só segundo no momento em que me vi desesperada e com medo de perder minha casa. Também não posso deixar de agradecer à família do meu esposo, amigos, primos que oraram e acreditaram junto comigo e aos meus tios que me ajudaram nos tempos de faculdade.

 Mas meu agradecimento maior vai para o Meu Deus que colocou em meu coração um sonho difícil, de lutas, mas não impossível. Agradeço pela aprovação e por ter me dado essa família maravilhosa, fenomenal – não poderia ser dádiva mais que generosa, talvez até mais do que mereço.

 Obrigada Senhor e a todos que torceram e acreditaram que eu poderia chegar lá – IPM amigos que trabalharam comigo esses 6 anos, vizinhos, aos amigos que de coração me querem bem e me desculpa se esqueci de alguém, pois são muitos… Amo todos! E aqueles que desejaram e fizeram de tudo pra que eu fracassasse, felizmente, SÓ LAMENTO TER DECEPCIONADO! Pois o Senhor se fez meu escudo, meu amparo e minha fé, me fazendo prosseguir e conseguir…

NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!

Mônica Oliveira Ferreira – 6ª Colocada em Enfermagem – EsFCEx

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

19 opiniões sobre “Mônica Oliveira Ferreira – 6ª Colocada em Enfermagem – EsFCEx”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!