Alexandre02

ALEXANDRE HENRIQUE – 5° COLOCADO DE INFORMÁTICA – EsFCEx – 2014

Alexandre01Meu nome é Alexandre Henrique, formado em Sistemas de Informações, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aprovado em 5º Colocado para o CFO da EsFCEx 2015, na especialidade de Informática.

Vou contar um resumo da minha caminhada até a aprovação e a ajuda do Rumo à EsFCEx na realização do sonho.

Já servi a Marinha do Brasil, trabalhando como marinheiro de 2001 a 2004, passado pela EAMES, Submarino Tamoio (S-31) e Hospital Naval Marcílio Dias. Em 2005 fui aprovado para Escola de Sargentos da Aeronáutica, na especialidade de Comunicações, tendo passado pela EEAR, Base Aérea de Florianópolis, e DTCEA-GM na fronteira.

Enquanto estava na BAFL realizei a graduação na UFSC, e já na segunda metade do curso prestei concurso para cadastro reserva da DATAPREV, tendo obtido a 16ª colocação para Analista de Tecnologia da Informação. Os meus últimos semestres na faculdade foram tensos, pois tinha dois motivos para concluir a faculdade o quanto antes, precisava do diploma para o caso de ser convocado para o concurso e pela publicação da minha transferência para o início de 2013. Com todo esforço necessário me formei e fui transferido.

Apesar da boa colocação, o concurso da Dataprev não convocava ninguém por ter prorrogado concurso anterior devido ações na justiça. Fui então para fronteira, deixando minha noiva em Florianópolis. Tinha fé que seria convocado e retornaria, mesmo sem ter a garantia de que aconteceria. Após alguns meses difíceis, longe, graças a Deus saiu minha convocação para assumir o cargo em Florianópolis, retornei  então para construir minha família.

Assim que me estabeleci, resolvi continuar estudando buscando novas perspectivas de crescimento. Dentre o leque de possibilidades que havia, demorei para decidir o que fazer. Fiz alguns concursos, sem ter um foco específico. Obtive a habilitação para mestrado em 2014, e estava feliz com a conquista. No mesmo período tive algumas reprovações em concursos que realizei, entretanto um deles mexeu comigo, o resultado da EsFCEx em 2013. Foi nesse momento que senti que deveria me empenhar para ser oficial do Exército. Por tudo o que já havia passado na carreira militar, era isso que eu realmente queria, além do que talvez desse para conciliar o estudo do mestrado com a preparação. Quando o mestrado, iniciou em março de 2014, eu já vinha estudando para a próxima prova para o CFO. Porém, para minha tristeza, não foi possível. Trabalhar, fazer o mestrado e estudar para um concurso do nível da EsFCEx … imagina o nível de estresse que estava sendo?! Só o mestrado exigia muito esforço de pesquisa e estudo de assuntos Alexandre02que não seriam cobrados no concurso de setembro. Tomei então a difícil decisão de abandonar o mestrado e seguir, desta vez focado.

Refiz o plano de estudos, não tinha mais que perder tempo. Para isso contei muito com a parceria da minha esposa que cuidava de muitas coisas enquanto eu me envolvia com os estudos. Equipei-me comprando os livros mais importantes da bibliografia, e escolhendo os cursos que considerei mais oportunos para a preparação. Na reta final acreditei na proposta de ensino do Ten. Emanuel, aqui do Rumo à EsFCEx e segui em frente. O meu plano de estudos foi estruturado da seguinte forma:

– Estudo dos livros ( cabe ressaltar, os livros do Tanembaum são essenciais) e marcação das palavras chave e proposição mais importantes;

– Assistir aulas de conhecimentos gerais e específicos de informática (Mestre Ten. Emanuel teve importante participação);

– Montar esquemas para revisões periódicas, com uso das marcações dos livros estudados e das aulas assistidas;

– Resolver questões de concursos anteriores sobre os assuntos estudados e simulados semanais, no formato da EsFCEx. Com os simulados resolvi as provas dos últimos anos do EB e MB; após terem se esgotados passei a usar as bancas da FCC e Cesgranrio, pelo estilo das questões.

– Revisão dos esquemas e das questões julgadas mais importantes.

Foram muitas horas de estudo, até tentei mas não consegui contabilizar as horas. Passei então a organizar com metas de estudo semanais, na proporção de 40% do tempo para disciplinas gerais e 60% para as específicas de informática.

Este ano tivemos Eleições, Copa do Mundo, entre tantas outras coisas que poderiam tirar a atenção dos estudos. Mesmo com isso procurei aproveitar o tempo da melhor forma possível. Nos intervalos de estudo procurei manter a forma com atividades físicas dentro de casa ou correndo próximo ao condomínio. Cada hora em que não estava trabalhando contabilizava atividades da preparação. É claro que assisti aos jogos do Brasil (apenas eles), mas tinham o propósito de relaxamento entre as horas de estudo e também como motivação para poder servir com orgulho o Brasil no futuro em breve. Obs.: os últimos jogos eu preferi estudar… kkk!

Por tudo o que pude realizar na preparação, tinha muita confiança na aprovação. Fiz uma boa prova em setembro e mesmo com a anulação da prova sabia que poderia melhorar ainda mais, pois, assim como podia constatar após cada simulado semanal realizado, tinha ajustes que poderiam ser realizados. Essa foi a hora de ter humildade, encarar as próprias imperfeições. Coloquei como meta nota acima de 8,0 o que garantiria a aprovação ou talvez até a primeira colocação, com base nos processos seletivos anteriores. Fui com a “faca nos dentes” para mais um mês de preparação. Na prova, cheguei tranqüilo, feliz por todo o ano, confiante de que nada me tiraria a alegria da oportunidade estava tendo naquele momento.

Fomos então para um longo mês, controlando a ansiedade e inadvertidamente fazendo planos. Desta vez nada mais poderia ser feito. Restava confiar em Deus! Até que a aprovação premiou todo o trabalho, pois a maior vitória foi conquistada todos os dias em que ia absorvendo o conteúdo necessário. Foi duro e difícil, saibam que muitas vezes passa pela cabeça a possibilidade de desistir. Nesta hora tem que se tomar na injeção de motivação. Eu dizia para mim mesmo o que queria e pedia para Deus força para continuar.

Assisti muitas vezes o vídeo que fiz quando montei o plano de estudos(https://www.youtube.com/watch?v=kNeJDI7YskE) , muitas vezes me emocionava. Não poderia ser diferente! A palavra da Bíblia de 2 Timótio 2:12 se realizou: “Se perseverarmos, também com Ele reinaremos”.

Meu primeiro contato com o trabalho do Ten. Emanuel ocorreu pela internet. O site do Rumo à EsFCEx contém muitas informações úteis desde a decisão para prestar concursos militares, não só o da EsFCEx, até hoje quando procuro por informações de como será as próximas etapas do processo seletivo e sobre o curso de formação. Além disso ele se dedica a dar palestras para preparação e sobre a carreira militar. Quando vi que estava montando um curso para específica de informática, e por um preço acessível, ajustei novamente meu projeto para o que poderia ser mais um recurso na preparação. Diferentemente dos demais cursos a distância, tivemos um contato próximo, pois as aulas eram interativas, e em um ambiente que nos fazia sentir como se estivéssemos presentes fisicamente na aula. Pelo chat, microfone, ou até mesmo pela câmera do nosso computador podíamos estabelecer uma comunicação efetiva em caso de necessidade. Tínhamos também a oportunidade e a gentileza do Ten. Emanuel de trocarmos informações e dúvidas pelo whatsapp. Teve muita dedicação em suas aulas para que todos saíssemos sem dúvidas, mesmo que para isso adentrássemos a madrugada, como de fato ocorreu algumas vezes. Sem falar no tratamento de amigo que sempre teve com seus alunos. Chama a atenção a postura que ele tem para ensinar a aula e debatermos questões. No fórum deste site debatemos questões com Ten Emanuel e outros candidatos. Foi desta forma que conheci o também candidato Wellington Gabriel, ótima pessoa, que apesar não seguir comigo para o CFO no próximo ano, tem totais condições de fazer uma ótima preparação e obter o sucesso almejado.

É muito complicado dar aula sobre os assuntos tão abrangentes e ao mesmo tempo aprofundados que são cobrados no edital para pessoas de diferentes locais do Brasil que também são formados na área. Por isso além dos outros motivos que já mencionei venho manifestar minha gratidão e parabenizar o trabalho do Ten. Emanuel. Desejo um sucesso ainda maior para os anos que virão!

ALEXANDRE HENRIQUE – 5° COLOCADO DE INFORMÁTICA – EsFCEx – 2014

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

19 opiniões sobre “ALEXANDRE HENRIQUE – 5° COLOCADO DE INFORMÁTICA – EsFCEx – 2014”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!