Dicas Iniciais da Silvana

OS BIZUS DA SIL

CONHEC. GERAIS E PROVA ESPECÍFICA:

 

PORTUGUÊS – Fiz uma revisão de tópicos em que tinha algumas dúvidas. Como já fiz 10 concursos em diferentes áreas desde 2009, já tinha uma boa bagagem dessa matéria. Existem cursinhos que oferecem módulos só de português, recomendo que dêem uma olhada em suas cidades porque vale a pena investir pra pegar dicas e macetes.

 

HISTÓRIA – Meu calcanhar de Aquiles! Passei um aperto nessa matéria porque só acertei 5 questões, então, fiquei até o último momento com medo de mudarem o gabarito e eu não passar. Aconselho lerem o máximo que puderem da bibliografia.

 

GEOGRAFIA – Para o concurso deste ano, um conhecimento dos livros básicos/gerais de Geografia foi suficiente. Claro que o melhor é ler todos os indicados na bibliografia, mas se faltar tempo, decorem o livro “Geografia do Brasil” – o 4º da lista da bibliografia.

 

ESPANHOL (idioma – com. gerais) – Me surpreendi com a exigência de termos técnicos para quem não é da área, como “eufonía” e “heterosemántico”. Foram 2 questões de interpretação, 2 de verbos (importantíssimo saber os modos e tempos verbais), 2 de falsos amigos (heterosemánticos), 1 de eufonia, 1 de pronomes, 1 da diferença entre “muy-mucho” e 1 de sinônimos. Portanto, aconselho conhecerem todos os modos e tempos verbais e memorizar uma lista de falsos amigos (para aqueles que não falam espanhol).

 

MAGISTÉRIO ESPANHOL – Já conhecia os livros da bibliografia que li/estudei/utilizei ao longo dos 8 anos em que atuo na área. Tive que focar mais nos PCNs, rever os métodos de ensino e decorar a Lei 11.161. Fundamental conhecer bem a gramática do espanhol:

– Para quem já atua na área, não terá problema com os modos e tempos verbais – 7 questões (o tema mais cobrado na prova).

– O 2° tópico que mais caiu foram os complementos diretos e indiretos – 4 questões.

– Em 3° lugar vêm a acentuação e as conjunções – 3 questões cada.

– Seguidas pelos artigos, sinônimos, classificação das orações, PCNs e métodos de ensino com 2 questões cada.

– As outras questões tratavam de interpretação, pronomes, preposições, identificar a frase correta, palavras como “lo”, “cuantos”, “algo”, superlativo relativo, identificar a frase correta, a lei 11.161, heterosemánticos, heterotónicos e heterogenéricos (é preponderante saber distinguir os três – isso vale para quem escolher o espanhol como idioma geral também).

 

Bom, a dica final que eu deixo é fazerem todas as provas dos anos anteriores pra se familiarizarem com o estilo da banca. Isso vale pra qualquer concurso!

 

Silvana Castro.

Aprovada Magistério Espanhol – Curitiba / PR

Uma opinião sobre “Dicas Iniciais da Silvana”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!