Inspeção de Saúde – IS

Olá a todos,

 

Escrevi esse post por sugestão de um leitor que deixou um comentário no início do blog. Então, vamos lá: falar sobre o “Capítulo V – Da Inspeção de Saúde – IS” do edital 2011/12 e sobre a “Seção III – Dos Documentos e Exames de Responsabilidade do(a) Candidato(a)”.

 

A inspeção médica é a 2ª fase do concurso, ocorre logo após sair o resultado do “Exame Intelectual – EI” e antes do candidato realizar o “EAF – Exame de Aptidão Física”.

 

De início, o candidato precisa saber que, assim como todas as demais, a IS é uma fase que dispensa bastante atenção. Contudo, desde que o candidato não apresente nenhum problema de saúde, é um processo tranqüilo que se resume basicamente em: seguir a lista de exames exigidos no edital e apresentá-los à junta médica militar do concurso. E o objetivo da fase é simplesmente: saber como está sua saúde! Você está apto a encarar as atividades físicas do Exército?

 

Na verdade, preciso me corrigir ao citar a palavra “tranqüilo”, porque o processo como um todo é tranqüilo, mas o período da realização dos exames é uma correria enorme! E o motivo? Basta ver o tamanhão da lista de exames no edital!

 

Para começar, o importante é o candidato “não se perder” nos exames, manter sempre a listinha na mão e ir ticando cada exame realizado ou anotando a data prevista para receber o resultado. Uma boa dica é o candidato organizar os exames em blocos (otimizará seu tempo e facilitará sua vida!).

 

Inicialmente, procurei um clínico geral para me dar o correto encaminhamento de acordo com cada especialidade dos exames e laudos que o edital exige. Então, ele me ajudou a dividir a lista em 5 blocos. Esses blocos facilitaram demais as marcações de consultas com os respectivos especialistas de cada área:

 

1) Exames laboratoriais de coleta de sangue (em jejum).

II – sorologia para Lues e HIV; (obs: Lues é o termo p/ sífilis).

III – reação de Machado-Guerreiro; (obs: descobri que o nome desse exame atualmente só é usado pelos militares; muitos laboratórios o conhecem por “Elisa”. Tem a finalidade de detectar doença de Chagas).

IV – hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH, e coagulograma;

XI – sorologia para hepatite B (contendo, no mínimo, HBsAg e Anti-HBc) e hepatite C;

XIII – glicemia;  XIV – uréia e creatinina;

XVI – teste de gravidez BHCG sanguíneo (para mulheres);

 

2) Outros exames laboratoriais: V – parasitologia de fezes; / VI – sumário de urina;

 

3) Radiografias:

I – radiografia dos campos pleuro-pulmonares;

IX – radiografia panorâmica das arcadas dentárias;

XV – radiografia de coluna cervical, torácica e lombar com laudo; (obs: em jejum).

 

4) Exames mais específicos:

VII – teste ergométrico;  VIII – eletroencefalograma;  X – audiometria;

 

5) Consultas mais simples:

XII – exame oftalmológico;

XVII – colpocitologia oncótica (somente para candidatas do sexo feminino, tradução: prevenção ginecológica).

 

Nessa fase, alguns candidatos precisarão desembolsar (R$) um valor bem significativo para todo esse corre-corre de exames e outros conseguirão realizá-los através de planos de saúde. Contudo, ambos os grupos terão em comum: muitas idas e vindas a várias clínicas ou hospitais diferentes… Seguir uma verdadeira agenda médica!

 

Após receber todos os resultados, é comparecer ao dia marcado para a IS e esperar a hora de entregar o envelope aos militares da junta médica. Na hora que chamam seu nome, dá um friozinho na barriga… Mas não tem porque se preocupar se os médicos pelos quais você passou antes não acusaram nenhuma anormalidade em seus exames / laudos. O friozinho é apenas o lado emocional do candidato que adora se fazer presente em todas as fases do concurso, afinal, é a realização de um sonho!

 

Para finalizar, creio que podem ser citados alguns bizus para essa fase:

 

1) A cada consulta feita, avise ao médico que você está fazendo com a finalidade de concurso e peça que ele coloque o nº do seu RG com órgão expedidor ou seu CPF nos exames.

2) É importante ter atenção ao tempo de recebimento dos resultados de cada exame, porque o resultado de alguns são fornecidos no mesmo dia e outros podem ter prazos de até 1 semana, 15 ou 20 dias.

3) A parte relacionada à coleta de sangue se subdivide em vários exames, então, na hora de recebê-los, é importante conferir um a um.

4) Existem alguns exames que exigirão a adoção de alguns procedimentos, os quais os médicos irão te orientar. Por ex: lavar o cabelo com sabão de coco antes do eletroencefalograma (eita, palavrão!), tomar uma medicação tal para uma radiografia tal, usar tênis e roupa confortável para o ergométrico, etc.

5) E a última dica: aproveitar o dia da IS para conhecer e conversar bastante com seus futuros colegas do CFO!

Bem… “E por hoje é só, pessoal…”

Um abraço e boa sorte,

Kelly

14 opiniões sobre “Inspeção de Saúde – IS”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!