FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: QCO de Direito
Douglas
Membro
Postagens: 3
QCO de Direito
on: 03/08/2012 - 03:11

Bom pessoal, muito bom o blog, realmente tem me ajudado muito e não só a mim mas como muitos outros tenho certeza. Bem, algum oficial de direito poderia compartilhar conosco como é o dia-a-dia do QCO de direito e responder-me se é realmente necessário ter sido aprovado na OAB para matricular-se na esfcex? Desde já obrigado!!


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: QCO de Direito
on: 03/08/2012 - 15:41

É necessário ser aprovado no exame da ordem sim.

Isso está previsto no edital.


pauloamaralcgb
Membro
Postagens: 4
Re: QCO de Direito
on: 11/12/2012 - 14:16

Muito bom o Blog, mesmo. Bem elucidativo. Mas será que vocês tem informações sobre as atividades diárias do QCO de direito? por exemplo, que habilidades ou capacitações são exigidas no dia dia, ou se um determinada especialização vem a calhar (como sugestão, claro) entre outras atividades do dia dia? pergunto, pois a intensão é alcançar a satisfação porfissional além de atender as expectativas da força…


Pergunto isso pois, assim como a maioria dos que estão aqui, não tive muitas oportunidades na juventude. Passei longe dos cursos de inglês ou informática e só pude ter acesso a isso hoje, depois de já estar inserido no mercado de trabalho – o que tem me custado caro. Aprendi a trabalhar, trabalhando. mas em razão desse despreparo sempre fui preterido em determinadas atividades, e com razão, já que não era preparado para tanto. Gostaria de entender a carreira para aporveitá-la o máximo possivel.


Matrogrossense, cuiabano, brasileiro, que ama sua nação e sua cultura! Atualmente sou servidor público e trabalho no IBGE.

Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: QCO de Direito
on: 11/12/2012 - 16:17

Amigo, dá uma olhada neste tópico, tem algumas coisas que podem esclarecer sua dúvida… http://www.rumoaesfcex.com.br/forum/?vasthtmlaction=viewtopic&t=106.0


Qualquer coisa, pergunta ai…


morocha
morochaMembro
Postagens: 9
Re: QCO de Direito
on: 01/02/2014 - 13:14

mto bom o tópico Mauri!


Formada em direito, portadora de OAB, começarei a caminhada rumo a um grande sonho… ESFCEX… sem pressa… um dia eu chego lá..em nome de Jesus! :)

Bruno Moreira
Bruno MoreiraMembro
Postagens: 62
Re: QCO de Direito
on: 10/02/2014 - 14:51

Muito bem Douglas. Não sou oficial QCO de Direito (vou ser ainda kkk) mas como já fui militar e pelo que acompanho aqui do blog, posso falar algo.


Sobre a OAB o edital é claro. Se a pessoa exerce atividade profissional incompatível com a advocacia, deve apresentar somente o certificado de aprovação do exame da OAB, ou seja, não precisa estar inscrito na mesma. Agora, a pessoa que não exerce atividade incompatível, pelo descrito no edital, deve estar INSCRITA na OAB. Há muita discussão sobre esse assunto, visto que, após incorporar no Exército você se torna militar e assumirá atividade incompatível com a advocacia. Mas, ao meu ver, se você não exerce atividade incompatível, você deve estar sim INSCRITO NA OAB, pois nesse momento (verificação da inscrição) você ainda não é militar. O edital me parece claro nesse quesito. Após a incorporação, daí sim, deve-se providenciar o cancelamento de sua inscrição na OAB.


Sobre a atividade do QCO, não posso lhe afirmar nada com absoluta certeza. Mas pelos relatos que vimos aqui no blog, percebe-se que, preponderantemente, o QCO de Direito vai trabalhar com sua área específica. Porém, isso não quer dizer que ele não irá praticar atividades tipicamente militares, como, por exemplo, realizar testes físicos (TAF, três vezes ao ano), ser porta bandeira (caso você seja o oficial mais moderno na unidade), tirar serviço etc. Pelo que sei, dificilmente o QCO Direito serve em unidades de tropa, mas caso isso ocorra, pode ser que o QCO realize outras atividades inerentes a este tipo de unidade, como marchas, por exemplo. Resumindo, há atividade militares que o QCO sempre irá praticar (TAF e Serviço) e outras dependendo qual o tipo de organização militar ele serve.


Espero ter ajudado. Abraço!


enzocalandra
Membro
Postagens: 7
Re: QCO de Direito
on: 12/11/2014 - 17:34

Colegas,


Dá para traçar um paralelo entre o que faz um oficial da área do direito no Exército e um da Marinha? É basicamente a mesma coisa? Na Marinha, quais são os lugares que normalmente o oficial trabalha? Distritos navais? Capitanias?


Obrigado!


edudiniz
Membro
Postagens: 2
Re: QCO de Direito
on: 12/11/2014 - 19:09

Olá amigos,

primeiramente gostaria de agradecer pelo apoio e qualidade de informações aqui prestadas, fazendo-se necessário destacar o criador Emanuel e os demais colegas que dividem o sonho que representa a ESFCEX.

Vou ser ousado e fazer o desafio, pois um oficial do Exército Brasileiro deve ter a coragem e a fé como suas bases.

Como a prova já foi aplicada, aos aprovados parabéns e aos que infelizmente não conseguiram não desistam pois o que abrilhanta a prova e a qualidade dos candidatos.

Desafio para o próximo concurso "quem tem medo de concorrência" quem não tiver e quiser, podemos montar um grupo de estudos para o QCO DIREITO, dividir materiais e no final será aprovado que estiver mais capacitado, quem topa ?

Abraços Eduardo


advogado

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.1 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube