FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2
Assunto: Questão MERCOSUL
thiago2p
Membro
Postagens: 10
Questão MERCOSUL
on: 05/08/2012 - 14:58

Tchê, estou com uma dúvida quanto a questão 23 de geografia, mais precisamente em relação a primeira afirmativa, a qual diz o seguinte:


São Parceiros do Brasil no Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela.


O gabarito informa que a resposta certa e a letra C, portanto, a afirmativa acima estaria errada.


Ela está errada por quê?


1) Os integrantes do Mercosul não são parceiros, são membros?


2) São parceiros apenas os países que assinaram o Tratado de Assunção, portanto apenas Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai?


3) O Chile, por ser membro ASSOCIADO, ao contrário de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela que são PERMANENTES, acaba não sendo considerado parceiro?


4) Ou, devido a bibliografia sugerida pela EsFCEx para direcionar os estudos possuir apenas edições anteriores a 2006, ano em que a Venezuela passou a integrar o Mercosul, este País acabou não sendo considerado parceiro. Se esse for o motivo para a afirmativa ter sido considerada errada… Que ridículo!


Questões como essa são importantes para conhecer o ESTILO da banca.


cezar
cezarMembro
Postagens: 42
Re: Questão MERCOSUL
on: 05/08/2012 - 20:25

Olá Thiago,


Ao meu ver aí vai a resposta:


1) Parceiro ou membro dá no mesmo, porém o termo mais utilizado seria "membro".


2) Existe a distinção entre membros associados e plenos, no caso: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai(até poucos dias atrás) são plenos; Chile e Bolívia são membros associados.


3) Muito cuidado gente! o Paraguai não é mais membro pleno e NEM Associado, esse país está fora do mercosul temporariamente.


4) Acredito que foi isso mesmo que aconteceu.


Por favor, quem puder enriquecer o debate e nos ajudar, inclusive corrigindo minha resposta, estamos aqui para aprender e não errar na prova… obg.


marcadagua
marcadaguaMembro
Postagens: 9
Re: Questão MERCOSUL
on: 08/08/2012 - 00:44

Boa noite pessoal!


Vou tentar enriquecer o debate para chegarmos a um consenso:


Pergunta 1

Os integrantes do Mercosul não são parceiros, são membros?


No meu ver existe uma diferenciação entre membro e parceiro. Membros são aqueles que decidem, diretamente, os rumos da associação comercial. Um parceiro pode, por exemplo, ter algum tipo de acordo aduaneiro (no que diz respeito à importação/exportação, por exemplo). Mas ele não toma decisões junto com o bloco.

Um bom exemplo são os países do Leste Europeu que queriam entrar para a zona do Euro. Antes de se tornarem membros eles eram associados (ou parceiros), justamente para uma incorporação gradual ao bloco.


Pergunta 2

São parceiros apenas os países que assinaram o Tratado de Assunção, portanto apenas Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai?


Parceiros são todos aqueles que participam do bloco econômico. Acho que a diferença é o papel exercido pelos países fundadores (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e agora pela Venezuela e o papel dos países associados, como o Chile.


Pergunta 3

O Chile, por ser membro ASSOCIADO, ao contrário de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela que são PERMANENTES, acaba não sendo considerado parceiro?


Aqui creio ser novamente a questão do peso do associado em relação ao permanente. Complementando a outra resposta, talvez fique mais fácil de ilustrar dizendo que um membro associado não pode ocupar o cargo de presidente temporário do bloco econômico, posto ocupado pelo Brasil atualmente.


Na pergunta 4 eu acompanho o raciocínio do Thiago.


A propósito, o Mercosul tem uma página mantida pelo Governo Brasileiro: http://www.mercosul.gov.br/


Futuro 1º Tenente QCO Magistério História

Hetug
Membro
Postagens: 29
Re: Questão MERCOSUL
on: 08/08/2012 - 18:24

Pessoal, a explicação de cezar me levantou uma dúvida:


O Paraguai, por estar suspenso do Mercosul, não é considerado membro pleno, nem associado. Mas ele ainda é Estado Parte?


Marisa FB
Membro
Postagens: 31
Re: Questão MERCOSUL
on: 23/08/2012 - 02:31

Se levarmos em conta que a bibliografia não é atualizada….então o Paraguai seria considerado membro …ao menos nos livros que servirão para embasar os recursos…. O edital não traz atualidades…estou errada?


thiago2p
Membro
Postagens: 10
Re: Questão MERCOSUL
on: 27/08/2012 - 21:56

Dito por marisafb no August 23, 2012, 02:31

Se levarmos em conta que a bibliografia não é atualizada….então o Paraguai seria considerado membro …ao menos nos livros que servirão para embasar os recursos…. O edital não traz atualidades…estou errada?


Não, é isso mesmo.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Questão MERCOSUL
on: 28/08/2012 - 12:39

Olha pessoal…

o fato é o seguinte.

Eles não podem passar uma bibliografia e depois cobrar algo que não esta nela…

Isso é causa de ANULAÇÃO de questões.


Por isso não acho ridiculo que as "atualidades" estejam erradas e que a bibliografia que nos foi passada seja considerada correta.


É a mesma coisa deles cobrarem somente brasil colônia no edital, passarem só livros de brasil colonia pra estudar, e depois cobrarem brasil império… o que deve ser levado em conta é a bibliografia.


Se o concurso não publicasse bibliografia, concordaria que seria ridiculo, mas ja que ela publica, é pra exatamente não provocar esse tipo de desencontro de informações !


Abraços


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

thiago2p
Membro
Postagens: 10
Re: Questão MERCOSUL
on: 28/08/2012 - 18:41

Isso acho que todos estão cientes…


O problema é o seguinte:


Você fazer o concurso em 2012 (6 anos depois da entrada da Venezuela no Mercosul) e cair uma questão perguntando quais países são parceiros do Brasil no Mercosul e dentre as respostas constar a VENEZUELA, e a mesma ser considerada errada.


Essa questão não está testando o conhecimento do candidato. Muita gente (a maioria) sabe que a Venezuela compõe o Mercosul sem ter estudado nada, isso é atualidade, está no jornal toda hora, ou seja, O PROBLEMA É FAZER CONSTAR NO CONCURSO QUESTÕES QUE DIFEREM DA ATUALIDADE.


É a mesma coisa que fazer um concurso para a área de direito e cobrar a constituição de 1824 em detrimento da de 1988. pra quê?


Hetug
Membro
Postagens: 29
Re: Questão MERCOSUL
on: 29/08/2012 - 11:50

Pessoal, com toda essa polêmica, se cair alguma questão sobre o Mercosul, acho que não vai cobrar sobre os membros e associados do Mercosul… deve abordar outros aspectos, senão vai ser chuva de recurso!!


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Questão MERCOSUL
on: 29/08/2012 - 11:56

Rs ! Pura polemica…

Concordo, acho que não deviam colocar questões que diferem da atualidade… é dar pano pra manga…

mas ja que caiu, acho mais sensato ir pro lado da bibliografia… O problema é diferir a bibliografia da realidade atual.


Abraços a todos !


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Páginas: [1] 2
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.088 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube