FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Cotas raciais em concursos publicos
Paolla Silva
Paolla SilvaMembro
Postagens: 43
Cotas raciais em concursos publicos
on: 07/11/2012 - 17:39

Pois eh, como se ja nao bastasse todas as dificuldades de se passar em um concurso, esta esperando aprovacao uma lei (ja apoiada pelo presidente, digo, pela presidenta Dilma)que determina a disponibilidade de 30% das vagas de todo concurso publico federal para negros.


Por que cotas para negros? Bom, o Brasil tem uma divida com eles por terem sidos discriminados no passado o que gerou uma exclusao social passada e presente. Mas 'pera ai, quem disse que so os negros sofreram exclusao social no Brasil? E quem garante que todo negro foi excluido? Os livrinhos de historia que temos que ler pro concurso deixam bem claro que nao eram soh os escravos a camada excluida mas tambem brancos pobres. E o que dizer de nos mulheres?? Tambem fomos deixadas de lado durantes muitos anos (e ainda hoje) de muitos direitos sociais, por que nao cotas para mulheres? E o indio? E o deficiente fisico? E o campones? E os mendigos? E os dependentes quimicos? Nossa, desse jeito nao vai ter cota que de jeito nao eh mesmo?


Muito mais simples da-lhe cotas goela a baixo do que melhorar o ensino do pais, ate mesmo porque uma reforma no ensino levaria anos para dar resultados e as eleicoes de 2014 ja estao logo ali.


Fico pensando, se o concurso publico nao foi criado justamente para impedir arbitrariedade na selacao dos funcionarios do Estado, criar privilegios para uma classe nao seria voltar aos tempos de injustica? Minha avo eh negra, entao historicamente tenho um passado de exclusao , mas como nao tive a "sorte" de nascer tambem negra (o que era biologicamente possivel) nao posso usufruir das cotas… Esta claro que esse metodo nao vai corrigir desigualdade nehuma e sim prejudicar muitas pessoas que estao se dedicando pra conseguir um futuro melhor, pessoas que se fossem bem dispostas na sociedade nao estariam estudando horas e horas por dia pra ganhar uma merreca e sim em Paris tomando muita champagne! Se os negros precisam dessas vagas, eu, o branco, o amarelo, o mulato, o caboclo… tambem precisamos!


Engracado que Barack Obama nao precisou de cotas para ser presidente dos EUA, Pele nao precisou de cotas pra ser o melhor jogador do mundo, Martin Luther King nao precisou de cotas pra ganhar o Premio Nobel da Paz, minha amiga Sayonara nao precisou de cotas para ser a melhor aluna da sala, Alexandre Pires nao precisou de cotas pra ser meu sonho de consumo (oops, empolguei)… entao por que razao os negros vao precisar de cotas para sevirem o pais?


___________________________


Aqui esta um abaixo assinado contra essa medida, se voce concorda comigo assine ai tambem: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N30389

Se voce nao concorda… ah, se voce nao concorda nao posso fazer nada. =) Mas vc tem todo o direito de dar sua opiniao ai em baixo, afinal o Brasil eh um pais de cotas, digo, de todos.


3a colocada ADM – Concurso 2013 ao CFO 2014

chiquito
Membro
Postagens: 18
Re: Cotas raciais em concursos publicos
on: 10/11/2012 - 20:16

realmente lola nem todo mundo precisou de cota para atingir o topo, mas quando se fala em cargos publicos, direçao de empresas o topo é sempre branco e elite, por que será?


as cotas nao sao apenas para negros, mas tambem para brancos e pardos pobres tanto faz se sao mulheres, homens ou deficientes, se voce nao se informu tem pra indigena tambe!!!


essa choradeira contra as cotas é coisa de branco de elite que nao quer ver os pretos e pobres no topo, e ai vem com o papo furado de investir na educaçao publica, que eles mesmos tiveram 300 anos pra fazer mas nunca fizeram né lola!!! por que sera!!!


outra coisa os EUA só tem um Obama justamente por que la tem cotas raciais!!!


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Cotas raciais em concursos publicos
on: 12/11/2012 - 12:37

Cotas é um assunto delicado…

Sou a favor de cotas para pessoas com grande dificuldade econômica, seja de qualquer raça.

Mas e aí?

Como mensurar isso?

Isso é justo?

É justo uma pessoa tirar 50 pontos de 100 e ser aprovada e outra tirar 80 pontos de 100 e não ser, simplesmente pelas cotas?


Não acho justo, mas também entendo que as minorias têm que ser inseridas em boas posições para que o ciclo comece a melhorar.


Mas veja, o foco da questão realmente é uma reforma à nível nacional, e não ficar apagando incêndio ou dizer que o governo faz algumas coisas através das cotas.


Reforma na educação é a chave. E eu não sou branco da elite não. Estudei em escola pública a vida toda… não consegui passar em faculdade pública, paguei particular, a qual trabalhei o curso todo pra pagar.

Tem sim que haver reforma na educação, o ideal seria OBRIGAR todos os políticos e membros do alto escalão do juduciário a somente usarem serviços públicos, para que eles melhorassem os mesmos.


Esses politicos ai "Kgam" e andam para o povo. Só fazem o que é do interesse deles. Eles tem que sentir na carne para mudarem o Brasil.

Não são as cotas que vão mudar a vida do povo, e sim uma reforma. Pensar em cotas é pensar pequeno, sinto muito, é minha opinião e não quero ofender ninguém com ela.


Ah, ressaltando. Não sou a favor das cotas em concursos, mas em universidades eu sou. Pq? Simplesmente pq as universidades são antros de filhinhos de papai que estudaram nos melhores colégios particulares do Brasil e assim eles monopolizam as vagas. É só dar uma "andada" na universidade para ver aquele desfile de carrões do ano.


Quanto um cotista ingressa na universidade, ele vai ter direito à educação e assim vai ter direito de prestar concurso com as mesmas changes do não cotista.

Mas daí a ter cota em concurso já é demais. Cotas para a educação já permitem que o cotista ingresse de igual pra igual com o não cotista.


E lembrando que todos aqui estamos batalhando para um objetivo… tanto o "branco da elite", quanto o negro, o pardo, o amarelo, e etc, etc…


Imediatismo mtas vezes pode perpetuar o lixo que são os serviços prestados pelo governo usando o dinheiro de uma nação toda, pois o governo pensa "ja fiz minha parte, o que mais eles querem???"


Abraços a todos !!!!


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Paolla Silva
Paolla SilvaMembro
Postagens: 43
Re: Cotas raciais em concursos publicos
on: 12/11/2012 - 23:09

Companheiro Chiquito,


Nao vou ter dar uma reposta elaborada porque seu comentario alem de ofensivo foi muito fraco.


3a colocada ADM – Concurso 2013 ao CFO 2014

zaratos
Membro
Postagens: 32
Re: Cotas raciais em concursos publicos
on: 12/11/2012 - 23:47

Lolla e Rafa, vocês foram muito felizes em suas ponderações. E o mais importante é o alerta para uma campanha de oportunismo que pode se instaurar a partir da aprovação da lei.


Sigo a linha de pensamento que teceram. É um pensamento maduro e mais calcado na realidade social em que vivemos. Só para constar, não sou branco, muito menos rico. Estender o sistema de cotas para os concursos públicos a mim parece um atentado contra a democracia.


A junção entre seus dois textos já diz tudo. Não preciso tecer mais comentários.


Parabéns


Que Deus nos abençoe.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Cotas raciais em concursos publicos
on: 13/11/2012 - 18:25

Valeu Zaratos…


Eu sinceramente, do fundo do meu coração, eu realmente acho que as minorias tem que ter oportunidades boas e dignas. Que criem-se programas de bolsas educacionais pagas pelo governo (não apenas financiamentos), que criem-se cotas em universidades porque lá é o lugar de nivelar os profissionais que sairão pro mercado, não na hora de contratar uma pessoa.


Cara, eu sou casado, trabalho pacas todo dia, tenho um guri pequeno, logo, me sobram umas 3 horas no máximo pra estudar e isso dormindo e acordando em cima do livro… rs


Ai eu vou, me mato de estudar, me privo de convivio de familiares, de descanso, e etc e etc.


Faço a prova e tiro 8.

Um cotista tira 5.


Pode ser que o cotista seja chamado e eu não.


Isso além de injusto para mim, ainda é injusto com a sociedade que paga os impostos para ter serviços de profissionais qualificados.


Quero ver alguém discordar disso que vou falar. Quem vocês prefeririam que atendessem um pai de vocês, infartado, quase morrendo em um hospital do SUS? Um médico média 8 ou um médico média 5?


Abraços guerreiros !


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.109 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube