FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Cursos Extras
felipebjj
Membro
Postagens: 2
Cursos Extras
on: 22/11/2012 - 13:10

Bom dia,


Não vi nenhum tópico específico sobre os cursos que podem ser feitos por oficiais formados nesse concurso (vi apenas uma pergunta não respondida).


Ouvi dizer que cursos como Comandos ou ESIMEX, por exemplo, são apenas para combatentes, ou seja, não são destinados aos oficiais formados pela antiga ESAEx.


Minha pergunta é: Quais os cursos disponíveis para formados nesse concurso? Existe algum site para maiores informações?


Agradeço desde já.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Cursos Extras
on: 22/11/2012 - 15:35

Ótimo post.

Também tenho curiosidade de saber mais sobre o assunto?


Obrigado.


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

ThaisMachado
ThaisMachadoMembro
Postagens: 40
Re: Cursos Extras
on: 18/08/2013 - 22:43

Interessante, gostaria de saber também!!


Bacharel em Administração, 24 anos. Mãe, Esposa – Futura QCO-Esfcex!
tenham sempre em mente Força e persistência , fé e muito estudo! correr atras e passar por cima das dificuldades! Foco no objetivo!
Valparaíso de Goiás-GO

Beckert
Membro
Postagens: 1
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 09:38

Eu também queria essa informação


Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 10:57

Olá, meus amigos, bom dia,

em 2013 saiu uma determinação que militares do QCO não podem mais fazer cursos operacionais(guerra na selva,PQD, comandos…etc..).


O objetivo é garantir que o QCO cumpra sua missão principal.

Outro fator é o custo desses cursos, uma vez que, após a realização, não será aplicado.


* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Magda
Membro
Postagens: 27
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 11:09

Depende, né, Emanuel. Se o QCO estiver servindo numa unidade operacional e não possuir o curso passa a ser vexatório servir ali porque todos o lembrarão sempre da sua condição. Por isso, acredito que há exceções para realização de cursos/estágios operacionais, o QCO tem sua missão q deve ser cumprida com excelência, mas em alguns casos q não prejudique a carreira, o pedido é avaliado e, dependendo do comando e da chefia, sua realização é concedida.


Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 13:57

Olá, Magda, tudo bem?


Olha, um QCO servindo em um local que, a princípio, é operacional, não vejo porque ele se sentiria desprestigiado…muito menos que sua condição seja vexatória por não ter cursos operacionais.


Minha visão é a oposta, a sua….


Se o militar do QCO está em um lugar que é operacional, é uma grande honra pra ele e para a OM(Organização Militar), pois, ele "especial"…precisam muito dele ali. Porque que ele se sentiria inferior?… somente porque ele não sabe pular de paraquedas? ou escalar montanha?


Na sua visão então, um infante se sentiria desprestigiado em um local que só tem QCO com mestrado e Doutorado? ….não por isso, pois, deve existir mais doutores que são combatentes que QCOs com doutorado.


Não existe esse sentimento de desprestigio por não ter um curso, você ganha o respeito e a valorização NA SUA ESPECIALIDADE quando você busca se especializar nela!


Me diz aí, o que você acha mais útil, um QCO de DIREITO fazer uma pós-graduação em "direito-ambiental" ou um curso de paraquedismo?


Não sou contra o QCO fazer cursos operacionais não, apenas não sou a favor da inversão de valores.


Você não vai ser um melhor militar por causa de um curso operacional… a preferência deve ser pela busca do aperfeiçoamento técnico-proficional na sua área.


* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Magda
Membro
Postagens: 27
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 15:25

Emanuel, td bem e vc?!


Meu comentário se dá pelo fato de eu servir num Comando Militar de Área altamente operacional e poder observar algumas coisas. Acho q o QCO deve sim exercer sua função, mas se você trabalha na Bda Inf Pqdt e for para uma missão de dois meses na Maré, por exemplo, é bom ter o curso de pqdt pq vc pode precisar atuar numa frente diferente da q está acostumado como QCO, mas se não tiver o curso isso não vai te impedir de trabalhar como QCO. Eu fiz acompanhamento de autoridades sem o curso de Seg Aut, mas quando se tem comitivas estrangeiras quem irá acompanhar é o QCO/OTT de Espanhol e de Inglês, será que não é importante na minha condição fazer esse estágio? Pois é, muitos dizem q não é necessário, mas numa missão com um Sgt Seg Aut quem dará as ordens sou eu, aí é o bom senso que governa, mas é uma situação q poderia ser resolvida, se houvesse esse entendimento. Já passei por uma situação de um oficial superior combatente não entender q uma professora de espanhol, ainda q tenha mestrado, não está habilitada, pois há um curso muito específico para isso, a fazer tradução simultânea. No EB não há muitos cursos para o quadro técnico pq a realidade do EB é o combate. Temos que, por nossos meios, procurarmos cursos e torcer para conseguir q sejam aprovados, eu vejo isso tudo como uma valorização do oficial combatente q é muito preparado para exercer suas funções, não vejo esse mesmo cuidado com o técnico, talvez seja uma particularidade da minha guarnição.


jacauna
Membro
Postagens: 7
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 15:30

1° Tenente, concordo com vc, mas para quem não conhece o município de Tabatinga, Estado do Amazonas, colocar um QCO, somente com o que aprendeu no Curso de Formação seria perigoso para ele.

O que vc acha.

Por isso, que acho que isso deve ser uma decisão descricionária do Comando.

Neste município já morreram agentes da força nacional e agentes da policia federal, um deles integrante do COT.


Falo porque, além de conhecer a realidade deste Município, meu pai é operações especiais da policia civil e afirma que lá não se compara com guerrilha urbana.


Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
Re: Cursos Extras
on: 18/09/2014 - 15:52

Olá, Magda,

Realmente, no E.B existem algumas situações onde o Militar deve ter que se "Adaptar", aí é o que você falou mesmo: deve existir "bom senso", tanto na hora de expor um militar para uma missão onde ele não é qualificado, quanto para avaliar a necessidade de um curso operacional para ele.


Olá, Jacaúna,

trabalhai 2 anos na região amazônica, é obrigatório para todos os militares que chegam à região um estagio de "Adaptação a Vida na Selva"…que é mais que suficiente. Um curso de "Guerra na Selva" tem duração de quase 3 meses… É muito tempo para um QCO ficar afastado das suas funções…depois do curso, pergunta pra ele se quer ficar em um dos pelotões de fronteira, isolado do mundo..


* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.134 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube