FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Quais os melhores livros?
Natacha Mendonça Labanca
Natacha Mendonça LabancaMembro
Postagens: 3
Quais os melhores livros?
on: 19/01/2013 - 17:20

Olá a todos,


Gostaria de saber quais os livros para a parte de conhecimentos gerais que vcs mais indicam.

Procurei por todos da lista, de história e geografia, mas, usados (com preços mais em conta), só achei de edições antigas. Posso comprá-los ou é melhor adquirir os mais recentes?


Encontrei um livro de geografia de Demétrio Magnoli com o seguinte título "A nova geografia, estudos de geografia do Brasil". Vcs sabem me dizer se esse livro é o mesmo do que consta na lista (Geografia do Brasil – Demétrio Magnoli)?

E também encontrei um de história do Boris Fausto do ano 2001. Posso comprá-lo?


Desde já, agradeço a atenção de todos


Cláudio França
Cláudio FrançaMembro
Postagens: 9
Re: Quais os melhores livros?
on: 19/01/2013 - 20:58

Olá!


O livro do Bóris Fausto você pode adquirir tranquilamente, mesmo sendo publicado em 2001, tendo em vista desde então não foi publicada nenhuma edição com alterações.

Outro livro de história bem interessante e de abordagem bem completa, apesar de não constar na relação bibliográfica, é o do Luis Koshiba.


Quanto ao livro do Magnoli, confesso que não conheço. Se lhe serve uma indicação, considerando que você ainda não adquiriu nenhuma obra, sugiro a obra do Eustáquio de Sene, que também consta na bibliografia. Tentei no último ano e me preparei a partir dele. É de linguagem muito simples e tem sido cobrado nas últimas provas, inclusive com indicação de mapas, conforme se pode observar na questão sobre domínio morfoclimático. Para este ano, comprei o livro da Lygia Terra, a fim de complementar os estudos e também já li o livro do Jurandyr Ross, que por sinal é bem pesado em todos os sentidos!


Espero ter ajudado e me coloco à disposição para demais esclarecimentos.


Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Natacha Mendonça Labanca
Natacha Mendonça LabancaMembro
Postagens: 3
Re: Quais os melhores livros?
on: 19/01/2013 - 23:48

Obrigada pela resposta Cláudio França.


Pois é, eu ja consegui dois livros da lista do Emanuel. São eles: Raízes do brasil – Sergio Buarque de Holanda e Formação econômica do Brasil – Celso Furtado.


Estou para conseguir o do Boris Faustos (2001), mas o do koshiba eu ainda não consegui. O restante da lista, que são os de geografia, eu achei em uma biblioteca pública aqui na minha cidade, mas o único problema é que estão todos desatualizados. Será que os de geografia podem ser usados mesmo assim?


Eu tambem fui num local aqui na minha cidade onde trocam e compram livros usados e foi lá que vi o do Boris Faustos, mas não comprei porque não sabia se estava desatualizado.

Em relação aos de gramática vou comprar novos.


O livro do Eustáquio de Sene, do Melhem e do Demétrio Magnoli eram da primeira edição, por volta de 1990. Será que estão muito desatualizados?


Obrigada mais uma vez pela atenção.


Cláudio França
Cláudio FrançaMembro
Postagens: 9
Re: Quais os melhores livros?
on: 20/01/2013 - 21:13

Ano passado cheguei a ler a obra do Melhem Addas. Como obra introdutória é muito boa, tendo em vista que possui uma linguagem muito fácil e aprazível. Contudo, peca pela falta de atualização. Na biblioteca onde trabalho, a edição da obra, salvo engano, data da década de 1980. Ademais, nos dois últimos concursos, não houve a cobrança desse livro. Desse modo, a considerar tais critérios, não sei se vale a pena sua aquisição. Por exemplo: MERCOSUL é um dos tópicos sempre cobrado no concurso, como também a temática da globalização. Em 1990, a discussão sobre essa temática era bem embrionária e o bloco sul americano sequer havia se constituído. Outra questão também não abordada na obra do Addas é a relativa a questões ambientais, cuja importância e foco não faziam parte da discussão na época.

Outrossim, considerando que a Geografia é muito dinâmica, sobretudo nas questões sócio-política (população, economia, desenvolvimento humano…), quanto mais recente for a obra, mais sustentação você terá.

Meu livro do Sene é de 2007 e comprei na Estante Virtual, por um preço bem legal. Fiz uma consulta agora e pude verificar que há disponíveis da mesma edição com valor a partir de R$ 15,00. Tendo em vista que estava um pouco desatualizado, complementei meus estudos com o Guia do Vestibular e Enem da Editora Abril, que traz temas bem recentes.

Quantos ao livro de história do Koshiba, tomei a liberdade de também consultar no mesmo site, e um sebo localizado no CE vende o livro por R$ 52,00.

Para este ano, estou aguardando a disponibilização do quadro de vagas. Pretendo comprar o livro da Sucena, publicado em 2010, portanto, bem recente. Li ótimas recomendações de tal obra. Como o preço está um pouquinho salgado, aguardarei a publicação da Diretoria de Ensino do EB, uma vez que nem sempre são ofertadas vagas para a minha área, biblioteconomia.

Espero mais uma vez ter auxiliado seus estudos! Qualquer dúvida, caso possa ajudar, estou à disposição.


Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Quais os melhores livros?
on: 04/02/2013 - 09:27

Cláudio, blz?


Eu tenho três livros de geografia… o da Lygia, o do Melhem e o do Eustáquio.


O da Lygia acho bastante direto. O do Eustáquio eu achava e ainda acho que tem muito conteúdo além do necessário, mas é um ótimo livro. Inclusive penso em voltar a estudar por ele, pois essa última prova teve mtas questões de geografia geral que eram mais a cara do "Eustáquio".

O Melhem acho mto bom. Tenho uma edição mais atualizada. Acho que é de 2004. Acho um bom livro.


Abraços !


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

tamirisdsa
tamirisdsaMembro
Postagens: 16
Re: Quais os melhores livros?
on: 19/02/2013 - 16:39

Olá Rafael vc está vendendo o livro do Melhem Adas? quanto vc quer? Obrigada! aguardo!


Formada em Pedagogia

Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Quais os melhores livros?
on: 19/02/2013 - 18:07

Oi Tamiris.

Não estou não, pois ainda não passei no concurso, rs.

Mas vc acha ele facinho na estante virtual


http://www.estantevirtual.com.br


Valeu !


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

thcollet
thcolletMembro
Postagens: 7
Re: Quais os melhores livros?
on: 21/02/2013 - 22:05

Olá pessoal !!! Vi a dica da compra do livro do Melhem Adas aqui no fórum; encontrei em um sebo aqui em Goiânia por 10 reais, em perfeito estado, edição de 2004. Agora é dar início aos estudos. Acho que todos que estão atrás deste livro, devem procurar nestes sebos. Abraço a todos. THALES.


cristiane2025
cristiane2025Membro
Postagens: 2
Quais os melhores livros?
on: 18/03/2013 - 09:41

Bom Dia a todos colegas,


Sou nova por aqui, dei inicio aos meus estudos este ano para Esfcex, pois sempre admirei a carreira militar e desde então resolvi entrar para área, e eu gostaria de saber se alguém conhece o curso preparatório militar Unipré? E se conhecem um outro que seja bom para os meus estudos.


Obrigada pela atenção


Cristiane.


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.109 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube