FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
fhlrangel
Membro
Postagens: 5
cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 25/01/2013 - 10:29

Prezados, gostaria de sanar uma dúvida:

Quando eu me tornar 1º tenente aluno, já terei 9,5 anos de tempo trabalhado como servidor público municipal, 1 ano cumprido no serviço militar obrigatório, e 4 anos trabalhados em empresa pública federal, como concursado. (junta tudo, 14,5 anos…)

Esses trechos abaixo eu vi no estatuto dos militares:

Art. 137. Anos de serviço é a expressão que designa o tempo de efetivo serviço a que se refere o artigo anterior, com os seguintes acréscimos:

I – tempo de serviço público federal, estadual ou municipal, prestado pelo militar anteriormente à sua incorporação, matrícula, nomeação ou reinclusão em qualquer organização militar;

Art. 143. Na contagem dos anos de serviço não poderá ser computada qualquer superposição dos tempos de serviço público federal, estadual e municipal ou passado em administração indireta, entre si, nem com os acréscimos de tempo, para os possuidores de curso universitário, e nem com o tempo de serviço computável após a incorporação em organização militar, matrícula em órgão de formação de militares ou nomeação para posto ou graduação nas Forças Armadas.

Sendo assim, a(s) dúvida(s) é(são) a(s) seguinte(s):

Serviço público municipal conta, ok. Tempo de caserna, também. Mas e tempo de trabalho em Sociedade de Economia Mista Federal, conta ou não? (eu sou concursado) Esse Art. 143 é a única menção à Administração Indireta. Ela se inclui nos cômputos?

Além disso, há tempo mínimo como militar que tenho que ter para ir pra reserva remunerada? Há a previsão de um tempo mínimo específico como militar, ou é só esse somatório mesmo, corrido?


Fico grato.


infante de sangue, administrador de formação.

Guest
Membro
Postagens: 201
Re: cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 26/01/2013 - 22:06

É possível averbar todo tempo de serviço anterior: privado, municipal, estadual, federal, etc…, desde que, comprovados.

O tempo de serviço averbado servi apenas para fins de contagem de tempo para reserva remunerada.


Selva!


fhlrangel
Membro
Postagens: 5
Re: cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 29/01/2013 - 16:03

mas é simples assim, se eu averbar 15 anos, trabalho mais 15 como militar e posso ir pra reserva? (eu não quero, é só especulação… imagina, entrar pensando em sair… rsrs)

Porque no total mesmo eu tenho hoje 16,5 anos trabalhados…

(incluindo 3 anos de carteira assinada como aluno aprendiz da companhia brasileira de trens urbanos, a CBTU, que na época era empresa FEDERAL).


infante de sangue, administrador de formação.

Guest
Membro
Postagens: 201
Re: cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 29/01/2013 - 18:01

É simples assim.

Se você tivesse 29 anos e 11 meses de serviço, averbando o tempo, com 1 mês de EB você completaria 30 anos e já poderia "pendurar o coturno".

Esse é um dos motivos para concurso estabelecer limite de idade.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 30/01/2013 - 09:23

Bom dia Emanuel e todos os demais companheiros de batalha.


Emanuel, desculpe a ignorância no assunto, mas e se eu quiser trabalhar mais?


Mesmo após 30 anos de serviço (serviço anterior + tempo de oficialato) posso continuar trabalhando?


Lembro de ter lido no estatuto dos militares que existia uma lista divulgada todo ano que movia os militares pra reserva compulsoriamente.


Podia me dar mais informações por gentileza?


Muito obrigado.


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 31/01/2013 - 21:38

Oi Rafael, o estatuto dos militares estabelece que o militar pode ficar mais de 30 anos, porém, existem um limite de idade em cada posto….

Coronel-62 anos

Tenente-Coronel-60 anos

Major -58 anos

Capitão-56 anos

Primeiro Tenente-56 anos

Segundo-Tenente-56 anos


Também, não pode ficar mais de 5 anos no último posto previsto da carreira, no nosso caso Coronel.

Exemplo, você chegou a coronel com 50 anos, então, com 55 você vai pra casa, independente se o limite máximo é 62 anos.

Forte abraço,


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: cômputo de tempo trabalhado como civil, para fim de reserva remunerada
on: 01/02/2013 - 09:00

Valeu Emanuel,

obrigado.


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.088 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube