FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Vaga para Magistério: Geografia
monteiro3cta
Membro
Postagens: 1
Vaga para Magistério: Geografia
on: 28/01/2013 - 08:41

Bom dia pessoal.

Sou formado em Geografia, e estou aguardando algum sinal de que abra vaga em minha área este ano. Já faz algum tempo que não abre, e acaba sendo frustrante parar os estudos quando é publicado o edital com o quadro de vagas.

Gostaria de saber se alguém tem alguma previsão para este ano, ou como faço para conseguí-la? Como sabem, quem está estudando para um concurso como esses precisa de uma luz no fim do túnel para se guiar. Infelizmente minha área é bem diferente de outras que sempre abrem vagas…

Obrigado a todos. Tenham um bom dia.

Rodrigo Monteiro


ekleibe
Membro
Postagens: 2
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 24/02/2014 - 20:34

Será que esse ano abre? Desde 2010 não tem vaga para geo…


leandro
Membro
Postagens: 18
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 25/02/2014 - 08:35

Ano passado o boletim de vagas publicado pelo exército saiu aqui no blog na primeira quinzena de Abril. Falar qualquer previsão antes disto é pura especulação.


Aprovado para a vaga de Magistério- História no conc EsFCEX 2013-14

ekleibe
Membro
Postagens: 2
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 26/02/2014 - 10:22

Leandro, obrigado pela informação e parabéns pela aprovação.

Será que você pode tirar uma dúvida. Depois dos 9 meses como aluno-tenente e da formação no curso, como é que se sabe sua locação? Você vai para seu Estado de origem ou depende do Estado onde estão precisando?

Abraço!


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 26/02/2014 - 11:13

ekleibe,


Sei que a pergunta não foi pra mim, mas me permita me meter onde não fui chamado.


Depois que terminar o curso, vc vai para um dos locais que abrirem vaga de acordo com a necessidade do Exército. Dentre as vagas abertas a escolha é feita de acordo com o mérito intelectual. Ou seja, o melhor colocado do curso escolhe pra onde vai, depois o segundo e assim sucessivamente.


Mas, dificilmente voltaria para a cidade de origem.


A cada 2 anos o militar tem a opção de pedir transferência. Neste caso tb vale o interesse do Exército, conciliado, na medida do possível, com os interesses do militar. Nessas transferências vc poderá conseguir voltar pra sua região.


leandro
Membro
Postagens: 18
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 26/02/2014 - 15:25

Obrigado pela resposta Mauri (com certeza foi a mais exata).


ekleibe o máximo que posso acrescentar é que em torno do mês de Outubro nos ficaremos sabendo as guarnições disponíveis para nossa primeira designação. E muito obrigado pelos parabéns. No momento prefiro nem pensar nisto.


Aprovado para a vaga de Magistério- História no conc EsFCEX 2013-14

Elois
EloisMembro
Postagens: 5
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 03/03/2014 - 07:52

Olá Leandro


primeiramente meus parabéns pela sua aprovação!!


Aproveitando o post e o fato de você ser da mesma área que eu, gostaria que você contasse a sua experiência: como foram feitos os seus estudos quais livros você leu?, se tem algum que você achou que foi mais importante?, quanto tempo você estudou?, como seu estudo foi organizado?, se você fez algum curso preparatório?, onde você se graduou….?


Desde já agradeço

e que você faça um excelente curso.


Aspirante-à-oficial R/2 do Exército Brasileiro

aluno de história da Universidade Cruzeiro do Sul

leandro
Membro
Postagens: 18
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 03/03/2014 - 19:14

Oi Elois, boa noite.


De fato pretendo postar um depoimento para motivar( e no meu caso acho que alguns até vão rir), sobre minha trajetória rumo à Esfcex. Deve ser depois que realizar a matricula.

Mas posso sim repassar algumas dicas básicas:


1) Se alguém aqui achou uma fórmula de sucesso foi o tenente Emanuel. As dicas de planejamento que ele assinala são de longe as melhores que já segui num concurso.


2) Já me baseando nele digo que metade do caminho para passar nesta prova é ler TUDO QUE VC PUDER DA NOSSA BIBLIOGRAFIA, SOBRETUDO A PARTE ESPECIFICA. Dos aprox. 70 livros de História que a banca recomenda eu li cerca de 90%.


3) Um cursinho preparatório ajuda e muito. Eu fiz um muito conhecido que fica no bairro de Vila Isabel aqui no RJ e sou grato pelo que aprendi lá. Também comprei as apostilas do ICC e gostei muito.


4) Tenha perseverança e não desanime mesmo diante de um resultado adverso. Na segunda vez que fiz a prova o resultado foi o mais baixo que tive( 0 decimo segundo lugar e no ano anterior eu fora o quarto).


4) Quanto as horas de estudo não posso dizer que segui um padrão rígido. Creio que estudei no mínimo 3 horas por dia e, as vezes, chegava a 12 horas num fim de semana bem inspirado.


Aprovado para a vaga de Magistério- História no conc EsFCEX 2013-14

leandro
Membro
Postagens: 18
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 03/03/2014 - 19:22

Continuando a resposta :

Livros recomendados:


Todos os 5 do Eric Hobsbawn .

O livro de Historia do Brasil do Boris Fausto.


Sendo que no ultimo ano a banca deu muito valor a parte de historiografia dai que o livro " A Escrita da Historia" do Peter Burke cresceu de importância em 2013. Em Hist da África o livro da Leila Mezan é vital e eles costumam cobrar mais os casos específicos da independência dos países africanos e o período do imperialismo europeu do XIX.


Torno a reiterar que na especifica cada livro se torna muito valioso, uma vez que não sabemos o tipo de rumo que a banca vai seguir. Ano passado eles só usaram uma questão dos livros do Hobsbawn e o padrão era usar umas 3 ou 4 dele.


Aprovado para a vaga de Magistério- História no conc EsFCEX 2013-14

Elois
EloisMembro
Postagens: 5
Re: Vaga para Magistério: Geografia
on: 14/04/2014 - 23:24

Valeu mesmo Leandro; aguardo seu depoimento, futuramente nos encontraremos no exército se Deus quiser!!!


Aspirante-à-oficial R/2 do Exército Brasileiro

aluno de história da Universidade Cruzeiro do Sul

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.096 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube