FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
alyson
Membro
Postagens: 3
Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 11/06/2013 - 00:48

Sou adventista e gostaria muito de entrar na ESFCEX, mas para quem não sabe os adventistas guardão o sábado ou seja não trabalham. Gostaria de saber se durante o curso tem atividades aos sábados e se futuramente depois de formado terá que trabalhar aos sábados? ou os finais de semana são liberados? para melhores explicações sou formado em Administração.


Alex Castilho
Alex CastilhoMembro
Postagens: 53
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 11/06/2013 - 08:43

Na minha opinião acho que você não poderá cursar, na nossa própria constituição fala sobre uma situação semelhante.

Em que caso você seja adepto de uma religião que pregue a paz e a não violência em qualquer forma, poderá prestar o serviço militar obrigatório com outros serviços alternativos.

Ou seja, nesse caso você é voluntário, não existe serviço alternativo para voluntário, militar é 24 horas por dia no sábado, domingo, feriado e etc.

Repito: "Na minha opinião…"


alyson
Membro
Postagens: 3
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 11/06/2013 - 21:09

Vi comentários que no curso tem liberação nos finais de semana. Quando estiver trabalhando a carga horária é de segunda a sexta? e se não for pode trocar com alguém o dia?


Alex Castilho
Alex CastilhoMembro
Postagens: 53
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 11/06/2013 - 22:56

O colégio realmente tem uma carga horária de segunda a sexta, mas nada impede de fazer algo nos finais de semana. Na minha opinião é uma questão de tempo até acontecer algo que conflite com a sua religião.


Como disse antes, militar é 24 horas por dia, não é um emprego com horários, qualquer hora a qualquer momento você pode ser convocado a estar no quartel. E os acampamentos? treinamentos que duram 1 semana ou mais, como você faria?


É uma pena o edital não falar nada sobre o curso, já que poderia esclarecer e muito os candidatos.


Em atividade você tiraria serviço de oficial-de-dia em escalas pretas e vermelhas, aonde representaria dias de semana e finais de semana como sábados ou domingos. Você até poderia trocar, mas e quando não conseguisse alguém pra trocar? Faltaria ao serviço?


Poderia citar inúmeros casos… infelizmente em algum momento o andamento das suas atividades entraria em cheque com sua religião.


É uma pena mesmo, vi um caso um dia desses em que uma menina de 3 anos estava precisando de uma transfusão de sangue para poder sobreviver, mas os pais eram de uma religião em que não se aceitava esse tipo de procedimento, a criança então ficou entre a vida e a morte. Não sei que final deu, mas o médico que cuidava dela foi pra justiça pra tentar conseguir uma transfusão contra a vontade dos pais.


Enfim, desejo-lhe sorte em sua jornada :)


gilmario
Membro
Postagens: 2
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 12/06/2013 - 15:57

Caro amigo allison, vá em frente! não vejo problemas nisso, afinal sou adventista e estou estudando muito pra este concurso. Daniel foi ministro em babilônia porque você e eu não podemos ser oficial do exercito. conheço capitão do exercito que é adventista e nunca trabalhou em um sábado, meus irmãos ambos sargento também não trabalham no sábado tem que confiar em Deus, e ir em frente, o que o colega falou a respeitos das dificuldades de não trabalhar no sábado é pertinente mas nada que Deus não resolva. Brasil acima de tudo, " abaixo de Deus"


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 12/06/2013 - 23:27

Amigo,


Não entendo muito da sua religião, então vou comentar pela pouca experiência que tenho dentro do Exército (cerca de 15 anos).


Antes, gostaria de lhe fazer uma pergunta: este seu voto (não sei qual a terminologia mais correta, me perdoa se falei besteira) de guardar os sábados é radical ou comporta algumas exceções? Como, por exemplo, vc guardar todos os sábados, mas uma vez ou outra, em alguma situação excepcional, vc trabalhar? Isso iria contra a sua fé? Isso seria algo do qual vc não está disposto?


Se a resposta for sim, complica um pouco. Inevitavelmente, terão sábados que vc terá que trabalhar sim. Mas isso, não é a rotina.


Provavelmente, após formado, vc irá concorrer a escala de serviço de oficial de dia. Eventualmente, esta escala será no sábado. Por parte da instituição não existe a possibilidade de vc ser "liberado" desta escala, por motivos religiosos. Vc deve concordar comigo, que isso seria até mesmo injusto com os demais. Mas vc pode trocar com outros militares. Por exemplo, trocar o sábado pelo domingo. Ou então, trocar duas escalas durante a semana pela escala do sábado. Eu mesmo, fazia isso direto quando estava fazendo faculdade. Eu tirava finais de semanas para tirarem pra mim durante a semana. Perdia quase todos os finais de semana, mas era um preço a se pagar. A única coisa que não pode é pagar pelo serviço, o que é considerado transgressão disciplinar.


Entretanto, existirão algumas missões, esporádicas e eventuais, que cairão nos sábados. A frequência delas vai depender da sua função e do quartel que estiver servindo. Mas vc deve ter em mente que podem acontecer sim. Mas são muito raras.


Em meu ponto de vista, falando como leigo e com profundo respeito a sua religião, não considero uma afronta aos princípios religiosos trabalhar um ou outro sábado. Acredito que isso não descaracterizaria o fato de vc estar guardando os sábados.


Vá em frente camarada.

Não desanima por isso não.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 12/06/2013 - 23:33

Só complementando, o amigo citou ai em cima o fato de não encontrar ninguém para tirar o seu serviço. Isso é extremamente difícil.


Vc tem várias opções:


– trocar o sábado pelo domingo – a maioria odeia tirar serviço no domingo, então esta troca seria muito bem vinda pela grande maioria

– trocar dois serviços na preta (dia de semana) por um sábado – sempre tem o pessoal que viaja ou mesmo que quer passar o fds tranquilo


Se nada disso der certo, dai vc pode apelar, e fazer uma proposta que aparentemente seria ruim pra vc, como trocar dois domingos pelo sábado, ou três serviços na preta pelo sábado. Opções terão bastante.


Não acho que seja motivo pra desanimar, não.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 12/06/2013 - 23:39

Complementando mais uma vez… lembrei de algo que julgo pertinente…


Agora que vi que sua área é administração.

Cara, tirando escalas de serviços, missões extras aos sábados serão extremamente raras.


Em outras áreas talvez mais, mas para administração não. São pouquíssimas. Em acampamentos vc não vai. Treinamentos operacionais não existirão.


Seria uma ou outra coisa, como por exemplo, vc viu que dia cai o 7 de setembro este ano? Pois é, será um sabadão, e estaremos todos lá, vibrando no desfile.


gilmario
Membro
Postagens: 2
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 13/06/2013 - 14:53

Obrigado pela força e explicação, certamente pra mim que sou adventista, foram bastante pertinentes!!


alyson
Membro
Postagens: 3
Re: Quem é Adventista vai ter dificuldades na carreira do exército?
on: 13/06/2013 - 22:29

Muito obrigado por responderem. Alex Castilho, obrigado pela atenção, gilmario ,por ser meu irmão na fé, vc me animou bastante e entende muito bem a situação. E muito obrigado também Sargento de Cavalaria, por vc já ter experiência, me ajudou muito. Vcs me deram o que eu estava precisando para eu realizar meu sonho.


E por falar em Sargento, sou de PE fui morar em Minas estudei 10 meses , dia e noite, para a ESSA, sem contar que morava só eu e mais dois primos, ou seja, fui para lá só com esse objetivo. Fiz cursinho da ESSA e estudava 14 horas por dia, cheguei a ler 3 vezes cada livro q foi pedido no edital para determinada área, fui fazer a prova na própria ESSA! Resumindo quase fechei a prova, mas só tirei 4,75 na redação, ou seja, faltaram somente 0,25 para passar! Pedi revisão de prova, porque isso era questão de uma vírgula! porém resultado negativo. E fiquei sem entender porque isso tinha acontecido, desistir, pois achei que não era para eu passar, porque Deus não quis, pois não era o melhor para mim. Voltei para PE fiz a prova para UFPE para Administrador e mesmo sem estudar para o vestibular eu passei, mas sempre fiquei com isso na minha cabeça, sobre o meu sonho. Antigamente eu sabia que tinha a ESAEX e essa possibilidade futura de ser ainda do exército, mas lembrava do que aconteceu e acabei esquecendo esse sonho.


Esse ano situações me levaram a voltar a pensar outra vez em entrar no Exército pesquisei sobre a ESSAEX e vi que mudou para ESFCEX e acabei encontrando esse site, que por sinal é ótimo, mas só tinha um porém, que era a questão do sábado, por isso que fiz essa pergunta para eu saber se tenho condições de realizar esse sonho, não só para mim, mas esclarecer para outros que estão na mesma situação.


Eu disse que sou formado, mas na verdade estou me formando em setembro. Não vai dar para me preparar como eu queria para a próxima prova da ESFCEX por conta que estou com cinco cadeiras e o TCC (por isso que demorei a responder, estou na correria), mas agora decidi, por causa de vcs, que vou me preparar para a outra e enfim realizar esse sonho.

Muito obrigado a todos pela camaradagem, quando vejo isso sempre vem na minha mente BRAÇO FORTE MÃO AMIGA! Sempre ouço falar que o forte do exército é a amizade, o companheirismo, sempre ajudando ao outro entre outros, e agora quero não só ouvir falar, como também vivenciar isso…


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.13 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube