FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2 3
Assunto: Multa para quem desiste do curso/carreira
Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 11:07

Olá Pessoal, alguém sabe dizer de quanto é realmente a multa para quem desiste do curso, já vi gente dizendo que é mais de 100 mil reais, é isso mesmo, fora o processo que a pessoa leva?

Outra pergunta se estou em um emprego que exige pagamento de multa para sair, e pretendo ir para o Exército, esse sendo um força federal, é insento do pagamento de multa para a empresa, ou o Exército paga tal multa?

Obrigado, abraço e bons estudos a todos.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 12:28

E penso que se a multa for de somente 100 mil reais é muito pouco, a multa deveria ser bem maior tipo 500 mil reais, pois assim muitos aventureiros não se "arriscariam" , aumentando a chance daqueles, que como nós realmente querem isso de coração. Isso reforça a "fidelidade" ao ideal de defesa da pátria, e não como apenas um mero emprego qualquer em uma instância pública.

Abraço a todos.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 13:02

Renato, um mecanismo muito eficiente que era usado para filtar a concorrência no concurso era cada disciplina de gerais exigir 50% de acertos…

Ou seja, se tivesse 10 de cada, o cara tinha que acertar 5 de port, 5 de hist, 5 de geo e 5 de lingua estrang.


Isso foi retirado, o que faz com que concurseiros mais "genéricos" passem no concurso mais facilmente, mesmo sem ter estudado muito as gerais…


Ex: se o cara acertar 8 de port, 8 de ingles, 2 de geo e 2 de hist, o cara ta dentro.


Se você olhar os rankings anteriores, verá que era bem dificil quem não estudou gerais, conseguir 50% em cada uma.


Mas pro pessoal que queria EsFCEx e tinha estudado Hist e Geo, era plausível tirar os 50% em cada, pois estavam focado no concurso.


Porém eliminaram esse critério e agora o concurso ficou bem mais difícil, pois tem muita gente que presta todo quanto é tipo de concurso e ta mto bem preparado nas especificas… tendo apenas que ser razoável nas de gerais.


Não que isso seja injusto, já que se eles foram melhor nas específicas, é mérito deles. Porém isso pode causar um aumento na desistência posterior ao curso.


Abraços


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 13:17

Não existe uma multa para quem desiste do curso nem da carreira.


Durante o curso, vc pode desistir a qualquer momento, sem necessidade de qualquer indenização.


Depois de formado, caso vc queira demissão em até 5 anos depois de formado, terá que restituir à União os valores gastos com a sua formação. Nada mais justo.


Porém, não se trata de uma multa e sim de restituição dos valores que foram investidos.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 13:21

Complementando:


Se vc for aprovado em outro concurso público, depois de ja formado e declarado oficial, poderá sair, sem o pagamento da restituição.


Quanto a sua segunda pergunta:

"Outra pergunta se estou em um emprego que exige pagamento de multa para sair, e pretendo ir para o Exército, esse sendo um força federal, é insento do pagamento de multa para a empresa, ou o Exército paga tal multa?"


Não. O Exército não paga multa alguma.

Se for um cargo público que esteja ocupando, a exoneração ocorre ex officio, tendo em vista a nova aprovação para outro cargo público (sem o pagamento de qualquer multa).

Se for em uma empresa privada, trata-se de um acordo entre as partes e a União não pode arcar com ônus de um acerto entre particulares.


Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 13:31

Rafael concordo com vc, acho que deveria voltar aos 50% de acerto em cada matéria de geral, nada mais justo, mas devemos nos adaptar ao que a EsFCEx determina. Quanto a multa acho que deveria ter uma multa muito alta para quem abandonasse, pois a carreira militar (que aliás é um sacerdócio) é sui generis, ou seja ela tem configurações tais como ritos, valores, normas, preceitos ideológicos que a tornam única. Uma carreira pública pode ter culturas e subculturas organizacionais, mas o que mais se interessa é o valor econômico e não sentimental como existe na carreira militar. Sendo assim, penso que seria um mecanismo de controle eficiente a aplicação de severas multas monetárias, e judiciais a aqueles que entram e se decepcionam com a profissão. Para essa frustração não aconteça, é interessante que a pessoa queira muito, com toda sua alma uma determinada coisa, e também que pesquise e entenda como será a sua futura carreira. Mas hoje infelizmente vemos pessoas que entram ficam um ou dois anos (as vezes até menos) e desistem, então o exército tem que esperar até o outro concurso do próximo ano, para "remanejar" a lacuna deixada pelo "aventureiro".

Abraços.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 13:34

Obrigado por sanar minhas dúvidas Sargento Cavalaria.

Forte abraço e bons estudos.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 13:44

Respeito a opinião do amigo, mas discordo.


Acho totalmente justo ressarcir os valores gastos pela União com a formação.


Mas não acho que estipular uma multa seria uma medida razoável. Da mesma forma que não considero razoável taxar de aventureiros aqueles que decidem tomar outros rumos.


O Exército vive um momento complicado. Eu amo a minha profissão, mas devo admitir que os militares estão cada vez mais desmotivados. Devido a vários fatores, que prefiro nem entrar no mérito.


Nada mais justo que os militares (assim como todo e qualquer cidadão) lute para conseguir algo melhor.


O que tem de mal nisso? Seriam eles piores militares que os demais? Eu não vejo por esse lado.


Em minha opinião acho totalmente correto vc querer sempre mais, buscar sempre mais. E, se esse "mais" for fora da caserna, que assim seja.


Em meu curto período na Força (cerca de 15 anos) já vi excelentes profissionais saindo. Tenho certeza que não foi por falta de vocação, mas por almejarem algo que o Exército não poderia lhes dar.


E mesmo os que não tem vocação. Muitas pessoas só percebem que não tem vocação quando estão aqui dentro. Neste caso, pedem pra sair, e saem com a cabeça erguida, com a certeza de terem dado o melhor de si durante o período que aqui permaneceram.


Alguém poderia dizer, "haa, mas tirou a vaga de alguem que queria". Infelizmente é assim que funciona. Por exemplo, se Deus me conceder a graça de um dia passar neste concurso, eu vou deixar o cargo que ocupo… se for olhar por essa ótica, eu tirei a vaga de alguém que sonha em ser sargento… E vários outros por ai que ocupam cargo público e sonham com o concurso da EsFCEx, também "tiraram a vaga" de outros. Acho que não se trata de "tirar a vaga". Se trata de ser o melhor preparado naquele momento e fazer por merecer estar ali, ainda que seja por um curto período de tempo.


Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 14:24

Sim, respeito também a sua opinião, não quiz ofender ninguém quando usei a palavra "aventureiro", quero com esses termo me referir as pessoas que usam do militarismo como uma escada, ou uma espécie de bico temporário até algo melhor, não acho que uma pessoa que dedique anos de sua vida nas forças armadas, que tenha o Exército no coração, e a pátria também possa se encaixar de "aventureiro". O "aventureiro" é sim uma pessoa que entra, e fica por pouco tempo até encontrar algo "melhor" sem motivação, ofendendo o Exército e as forças armadas e ddepois que encontra um salário melhor sai, isso é o que ? Crise? Desculpe mas isso se chama ganância!. Poxa tem tantos empregos que pagam melhor porque não tentar estes em vez do Exército? Eu me formei em 2009 descobri este concurso em 2010 e a partir daí só respiro EsFCEx, o que eu gostaria é se eu não passar que outra pessoa passe e exerça a profissão com entusiasmo e felicidade de compor uma instituição que é a defesa de nossa pátria querida, que vista a farda como sua segunda pele, e não uma pessoa frustrada que é descontente com problemas internos e externos do Exército e da política de sua nação.

Vocação vem do latim "vocare" e significa chamado, e originalmente era expressada para o chamado espiritual do sacerdócio, e acho que é militar é um sacerdote, ele tem de abdicar de vários benefícios da vida civil, como salário, a vida familiar etc..Se o militar não está preparado para isso ele não é militar de verdade.

Uma nação forte deve ter MILITARES MOTIVADOS com o exercício de sua profissão, e não descontentes com ela.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Multa para quem desiste do curso/carreira
on: 10/07/2013 - 14:33

Entendi o que vc quiz dizer, meu amigo. Não levei pelo lado pejorativo não.


Só tentei expor tb a minha opinião.


Só acho complicado generalizar. Nem sempre é pura ganância. As vezes é apenas uma ambição. Mas uma ambição sadia, daquelas que nos fazem lutar sempre pra conseguir algo melhor.


Vc pode ser um bom militar, competente, dedicado, responsável, e ao mesmo tempo ter vontade de "subir um degrau".


Grande abraço.


Páginas: [1] 2 3
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.091 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube