FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Item 19 - Portugues - 2013
Elias Andrade
Membro
Postagens: 2
Item 19 - Portugues - 2013
on: 26/09/2013 - 21:44

Galera o item 19 da prova de português na minha humilde opinião tem mais de uma resposta. O gabarito oficial aponta para a letra "B", dizendo que com relação ao texto dado "o sol" (1.5) e "dificuldade" (1.8) exercem a mesma função sintática, sujeito no caso.


Já a outra opção é a letra "C", a qual foi a que marquei e tenho quase certeza de que está certa também, vejam explicação:


"nosso passado neolítico" (1.2) exerce a função de objeto direto.


Esta é a afirmação e está correta, pois o verbo Imaginar no sentido de supor é VTD e "por um instante", adjunto adverbial de tempo, portanto "nosso passado neolítico" é complemento do verbo transitivo direto, que seria Objeto Direto.


Se o verbo imaginar, estivesse no sentido de "Pensar", que não é o caso, ai seria objeto indireto, pois "quem pensa…pensa em algo, em alguma coisa", portanto Objeto Indireto.


LETRA "C" – CORRETA


marciapin
Membro
Postagens: 6
Re: Item 19 - Portugues - 2013
on: 27/09/2013 - 01:49

concordo que a certa é a alternativa C, porém vou entrar com recurso para troca de gabarito, pois a B está errada ("sol" é sujeito e "dificuldade" é objeto)


niques
Membro
Postagens: 1
Re: Item 19 - Portugues - 2013
on: 27/09/2013 - 16:42

Exatamente, e não é o único erro na prova de portugês, salvo engano, a questão de número 20 também está errada. A alternativa dada como correta é caso de hiato, a alternativa correta seria letra B. Infelizmente não consegui acessar o gabarito antes e por isso não há mais tempo para recorrer.

É lamentável que elaborem uma prova com tanta má vontade. Encontrei erro em uma questão de espanhol e no mínimo duas na específica de direito. A pessoa se dedica por meses e na hora da prova tem que tentar adivinhar o que eles querem. Dependendo do humor, consideram certo ou errado e pra dificultar ainda mais, ao invés de disponibilizarem o recurso online, complicam dando dois dias pra envio pelos correios.


Lamentável..


Elias Andrade
Membro
Postagens: 2
Re: Item 19 - Portugues - 2013
on: 27/09/2013 - 19:24

"marciapin",


Acho que "a dificuldade" também pode ser considerada sujeito, pois se você inverter o período ficaria: "A dificuldade muitas vezes foi transformada em ferramenta". Por esse fato não seria sujeito também?


Mas, mesmo que for a Letra "C" está correta, se marcou cabe recurso.


Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Re: Item 19 - Portugues - 2013
on: 27/09/2013 - 20:29

Na minha opinião a letra "A" também está correta,pois o período Todos os dias era preciso conviver com medos terríveis esta invertido,em português temos a ordem correta de uma oração que é SVO (sujeito verbo complemento(objeto)), logo o correto seria Conviver com medos terríveis, era preciso todos os dias, e o sujeito seria um sujeito oracional "Conviver com medos terríveis",o verbo seria era e o complemento seria todos os dias, mas o material onde encontrei isso estaf ora do edital.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

aninha2
Membro
Postagens: 7
Re: Item 19 - Portugues - 2013
on: 28/09/2013 - 13:44

hahaha Eu vou esclarecer a questao 19 antes que venha mais um aqui e diga que todas as opcoes estao corretas. Vou explicar letra por letra pra nao restar mais duvidas.


Letra A: "Todos os dias" exerce a funcao de adjunto adverbial de tempo e nao de sujeito. O colega acima ao tentar explicar porque esta alternativa esta correta acabou explicando porque ela esta errada. O sujeito da frase eh "Conviver com medos terriveis". Como ele mesmo disse, na ordem direta temos: "Conviver com medos terriveis era preciso todos os dias." Fazendo a perguntinha "o que?" pro verbo vamos descobrir quem eh o sujeito: "O que era preciso todos os dias?", a resposta sera "conviver com medos terriveis". – Alternativa ERRADA


Letra B: "o sol" eh sujeito. Basta fazermos de novo a famosa perguntinha "o que" antes do verbo para acharmos o sujeito. Entao vamos la: "temor de que um dia o que partisse e nunca mais regrasse?" – Resposta magica: "o sol".

Para analisar a palavra "dificuldade" vou redigir o periodo inteiro pra ficar claro:

"A ciencia nasceu como tecnica de controle da realidade e de seus inumeros perigos, muitas vezes transformando a dificuldade em ferramenta."

O sujeito desse periodo eh "A ciencia"!! A ciencia eh quem transforma a dificuldade em ferramenta. Ja "dificuldade" eh objeto direto e nao sujeito. Quem transforma, transforma algo em alguma coisa – A ciencia (sujeito) transforma (verbo transitivo direto e indireto) a dificuldade (objeto direto) em ferramenta (objeto indireto).

Como poderia "dificuldade" ser sujeito??? se eh ela quem esta SOFRENDO A ACAO de ser transformada (em ferramenta)???

No caso de passar a frase para a voz passiva, temos que o OBJETO DIRETO da voz ativa (voz da frase original) vira sujeito PACIENTE na voz passiva!!! Se na voz passiva ela eh sujeito paciente, obrigatoriamente eh objeto direto na voz ativa. Nao tem como ser sujeito em ambas as vozes. Mais uma vez vcs mesmos explicaram o erro tentando dizer que esta certo. – Alternativa ERRADA


Letra C (Aleluiaaa): "Nosso passado neolitico" eh objeto direto – oooooh – O verbo imaginar eh transitivo direto pois quem imagina, imagina algo; sendo assim precisa de um objeto direto que nesse caso eh "nosso passado neolitico". Na ordem direta temos: Imagine nosso passado neolitico por um instante." Antes que digam que "por um instante" que eh o objeto direto, digo que eh adjunto adverbial de tempo. – Alternativa CERTA


Letra D: Explicacao parecida com a da letra C. Quem pensa, pensa em algo ou alguem; nesse caso "no fogo" eh objeto indireto ja que o verbo "imaginar" exige complemento antecedido da preposicao "em". – Alternativa ERRADA


Letra E: "com medos terriveis" eh objeto indireto. Quem convive, convive COM alguma coisa; o complemento verbal precisa da preposicao "com", por isso eh objeto indireto e nao direto. Nao tem nada a ver de adjunto adverbial de adicao. – Alternativa ERRADA


Renato Bandeira
Renato BandeiraMembro
Postagens: 40
Re: Item 19 - Portugues - 2013
on: 28/09/2013 - 15:45

Quando o sujeito de um verbo é uma oração, temos o sujeito oracional. Veja: Faltava dar os últimos retoques.


Faltava (verbo – 1ª oração) / dar os últimos retoques (sujeito do verbo faltar – 2ª oração).


A confirmação de que a segunda oração é sujeito da primeira, se dá por meio daquela pergunta básica que fazemos ao verbo: O que faltava? "Dar os últimos retoques".


Portanto, podemos dizer, com toda razão, que "dar os últimos retoques" se classifica como sujeito oracional, que também pode ser chamado de oração subordinada substantiva subjetiva.


Assim em " Conviver com medos terríveis era preciso todos os dias", é sujeito oracional sim, pois (o que era preciso todos os dias? = Conviver com medos terríveis. A frase contem sujeito oracional sim, mas não a expressão todos os dias,realmente esta questão pode ser interpretada.


Psicólogo formado pela PUC-MINAS, futuro Tenente Q.C.O do Exército Brasileiro

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.092 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube