FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Vocação Militar
Bruno Moreira
Bruno MoreiraMembro
Postagens: 62
Vocação Militar
on: 19/11/2013 - 19:04

Olá pessoal. Recentemente um colega postou em uma rede social uma matéria da revista Veja que trazia relatos de ex-militares que explicavam os motivos de sua saída das Forças Armadas. Os principais motivos eram a baixa remuneração, trabalhar com equipamentos ultrapassados, a dificuldade de crescer profissionalmente e ser comandado por pessoas que consideravam desqualificadas.


Venho através desta mensagem explicar algumas coisas para aqueles que pretendem realizar o concurso da EsFCEx e que nunca tiveram contato com o meio militar. Já fui Sargento do Exército por 7 anos e tenho alguma experiência para comentar o assunto.


Primeiro vou abordar o argumento "trabalhar com equipamentos ultrapassados". Obviamente as forças armadas brasileiras não trabalham com material de ponta. Isso se deve ao quase inexistente investimento do Governo Federal. Mas devo dizer que o verdadeiro militar, aquele que tem vocação, cumpre a missão da melhor maneira possível com o material que lhe é fornecido. No caso do QCO isso não é muito problema, visto que trabalhamos mais com o lado intelectual.


Segundo, o argumento "dificuldade de crescer profissionalmente". No mundo civil, muitas vezes se consegue subir de cargo mais rápido do que um militar. Porém, para ele descer de posição também é muito mais fácil. O militar tem mais garantias no posto. E na verdade, se comparar os militares das forças armadas com os militares das forças auxiliares, veremos que o plano de carreira das forças armadas nem é tão ruim assim. Além do mais, nada impede que o militar faça cursos, pós-graduação, mestrado e etc. A evolução profissional depende de cada um.


Terceiro, o argumento "ser comandado por pessoas que consideravam desqualificadas". As forças armadas são formada por pessoas. Assim, é natural que um ou outro militar que seja seu superior não seja tão qualificado assim, ou não tenha tato com os seus subordinados. Nem todos tem esse dom. Isso ocorre não somente nas forças armadas. Acontece, na verdade, com muito mais frequência no mundo civil.


E por último devo dizer que quem faz o concurso pensando somente no lado financeiro, está cometendo um grande equívoco. Quem deve fazer concurso militar é aquela pessoa que tem vocação para ser militar. Que se sente realizado em botar a farda de manhã e cumprir as missões que lhe são dadas. Para as pessoas que vem do mundo civil as vezes é complicado saber se tem vocação ou não. Por isso as mesmas devem pesquisar muito e conversar com militares para saber as vantagem e desvantagens da carreira militar, sabendo assim, pelo menos, onde está pisando. Se entrar e não gostar, vai sair não por causa do salário, mas sim porque não se adaptou ao meio militar. Obviamente o salário dos militares está defasado, mesmo com esse último aumento, mas mesmo assim é um salário razoável. Espero que logo melhore!


Pessoal! Desculpe a extensão do texto. Muitas vezes aparecem notícias por ai que não trazem todo o conjunto da obra, trazem apenas aquele lado da história que interessa para eles, e algumas coisas precisam ser esclarecidas para que não haja uma visão distorcida sobre o assunto. De qualquer forma, vou disponibilizar o link da matéria para que vocês possam tirar suas conclusões.


http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/forcas-armadas-depoimentos-dramaticos-de-militares-mostram-as-razoes-de-frustracao-com-a-carreira/


Abraço a todos!


rafaelbitencour
Membro
Postagens: 2
Re: Vocação Militar
on: 19/11/2013 - 19:14

falou tudo meu camarada e falou muito bem…….ser militar é pra quem gosta e tem vocação, não para que acha que vai ficar bonitinho dentro de uma farda!!!!!


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.054 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube