FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2 3
Assunto: Nao tenho faculdade
junioralmeidarj
Membro
Postagens: 1
Nao tenho faculdade
on: 08/04/2014 - 20:22

ainda nao iniciei a faculdade tenho 25 anos ainda tenho tempo de fazer a prova??

das especialidades qual tem a graduaçao mas rapida ???

todo ano abre vaga??


obrigado


ThaisMachado
ThaisMachadoMembro
Postagens: 40
Re: Nao tenho faculdade
on: 09/04/2014 - 02:36

Rapaz, se ta um pouco pedido hein!!

sugiro que leia o edital do concurso minunciosamente que irá ter todos os detalhes das suas perguntas e muitos outros esclarecimentos que venha querer!

http://www.esfcex.ensino.eb.br


Mas pra adiantar alguma coisa, é bom vc começar o quanto antes uma faculdade, os cursos de Bacharel e Licenciatura duram geralmente de 4 à 9 anos dependendo do curso que for!

escolha algum que tenha afinidade já que vai ser a area que vai trabalhar por no minimo 5 anos se vc passar no concurso!


Começando a faculdade este ano ainda, e com a sorte de nenhuma eventualidade atrasar seu curso, conseguirá concluir-lo lá pelos seus 29 ou 30 anos. antes de terminar a faculdade já faz a sua 1°prova do concurso pra treinar! você tem até os 35 anos pra passar …entao ainda terá uma margem boa de tempo para tentar!


E sim, todo ano ano abre novas vagas, mas para certas especialidades!!

Espero ter ajudado


Bacharel em Administração, 24 anos. Mãe, Esposa – Futura QCO-Esfcex!
tenham sempre em mente Força e persistência , fé e muito estudo! correr atras e passar por cima das dificuldades! Foco no objetivo!
Valparaíso de Goiás-GO

Rafael Marques
Rafael MarquesMembro
Postagens: 42
Re: Nao tenho faculdade
on: 09/04/2014 - 09:01

Hoje em dia deve-se aceitar o diploma de curso de tecnólogo…


Com 2 anos de duração do curso + 1 ou 2 anos de preparação intensiva pra esfcex provavelmente você entra!


Pernambucano com orgulho!
Advogado, sonhador com a carreira militar.

veiga
Membro
Postagens: 22
Re: Nao tenho faculdade
on: 09/04/2014 - 18:42

…E daí o Exército vira um poço de péssimos profissionais, sem nenhum tipo de experiência, sem conhecimento técnico algum, sem o mínimo de condições de prestar um serviço para o país.


Além dos estudos para a prova da esfcex, pelo amor de Deus, estejam preparados! Sejam bons profissionais, tenham o conhecimento acadêmico. Se vai levar 2 ou 3 anos mais, não importa. Seja um excelente profissional para prestar um serviço excelente para o país.


sousaph
sousaphMembro
Postagens: 21
Re: Nao tenho faculdade
on: 09/04/2014 - 19:44

.. acredito se um tecnólogo presta concurso e é aprovado para a EsFCEx e no final é nomeado a 1º tenente , então logo, acredito que estará apto a desenvolver as suas funções requeridas pelo Exército.

Sendo assim proveniente de conhecimento necessário ao posto.


#reveja seus conceitos !!!


veiga
Membro
Postagens: 22
Re: Nao tenho faculdade
on: 15/04/2014 - 18:43

Essa é minha opinião.


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Nao tenho faculdade
on: 16/04/2014 - 00:41

Bem, eu não gosto de ser diminuído, logo, gostaria de me defender…kkkk


Eu só consegui terminar meu curso superior após os 30 anos de idade, pois, era difícil conciliar a vida intensa de trabalho/estudo, por isso, fiz o curso de tecnólogo.


Antes de concluir meu curso superior, eu já possuía mais de 10 anos na área de informática(DBA), e 31 certificações(Microsoft, Cisco e ITIL, IBM)….Não to falando de cursos, to falando de títulos mesmo(provas em entidades certificadoras).


Fiz essa introdução acima para lembrar uma coisa, antes de dizer algo sobre os tecnólogos, seja humilde, não generalize, não é porque o curso tem 2 anos de duração que vai formar péssimos profissionais, lembre-se que o Tecnólogo é um curso com características diferentes, muito do seu público já está inserido no mercado de trabalho.

Se você fizer uma pesquisa, vai encontrar muitos PROFISSIONAIS fazendo um curso de Tecnólogo….em contraste aos que possuem apenas status de "estudantes" fazendo bacharelado.


Na minha turma(CFO 2011) existiam muitos tecnólogos que eram Sargentos e que são excelentes profissionais, pois, já traziam uma bagagem bem grande.


Encerro minha defesa, te dando a oportunidade de repensar um pouco….não se preocupe com os profissionais ruins, porque esses não são seus concorrentes….ou são?


Reveja seus conceitos[2].


flaviopsa
flaviopsaMembro
Postagens: 48
Re: Nao tenho faculdade
on: 16/04/2014 - 13:51

Excelente defesa Ten. Emanuel!


Eu sou formado em Direito e não consigo entender esse apartheid, ou qualquer forma de discriminação, sem fundamento, entre Tecnólogo e Bacharelado. Aqueles não estão tirando as vagas destes, pelo contrário, se foram aprovados em concurso público o fizeram por merecer, esgotaram o edital!


Reveja seus conceitos[3].


Meu nome é Flávio Passos, sou sergipano, tenho 24 anos, sou formado em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) e Lic. História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

veiga
Membro
Postagens: 22
Re: Nao tenho faculdade
on: 16/04/2014 - 20:28

Começando pelo fim, Emanuel, não, não são meus concorrentes.


Em nenhuma oportunidade falei que tecnólogo será mau profissional.


Voltando para o cerne da questão, o rapaz do início do tópico procura a forma mais rápida de ingressar no EB como oficial. É isso que nos move? É isso que queremos? A forma mais rápida de ingressar no EB não deveria ser NUNCA um critério para se estar dentro da força. E não é porque a pessoa termina um curso de graduação ou técnico que ela tem capacidade de integrar a força. Se formam bestas tanto no tecnólogo como na graduação (na administração existe aos milhares. E digo bestas, mas, lógico, existem os preparados também). Temos em comum, Emanuel, o fato de também possuir diversos cursos de aperfeiçoamento, no meu caso na área de Marketing. Faço porque gosto e faço pelo Exército, porque é a corporação que me receberá como profissional.


Portanto, não critico a formação básica para ser um QCO. Formação básica é básico, é o que a maioria faz, é o que 10 em cada 10 possuem. O diferencial é o "algo a mais", o que enobrece, o que nos torna diferentes. Critico quem não procura o esmero para estar do meu lado como companheiro de farda. Esse cara é o que, na maioria das vezes, pensa na estabilidade, no dinheiro, na patente, no grau hierárquico e é o mesmo que foca em chegar rápido no EB, sem se preocupar com sua formação.


Gostaria muito que o rapaz que pergunta "a forma mais rápida de entrar no Exército", pensasse na forma de chegar no Exército da maneira mais preparada, da maneira mais presente, mais intelectual possível.


Tenho certeza de que é o que todos queremos.


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Nao tenho faculdade
on: 16/04/2014 - 21:26

Veiga,


Quando Darwin Dissertou sobre a Seleção Natural ele foi muito feliz…


Não se preocupe com alguém estar querendo uma formação rápida, isso é muito relativo… Digamos que ele se forme em 2 anos, mas só no quinto ano ele se torne capaz de estar maduro profissionalmente e intelectualmente para ser aprovado em um concurso tão exigente….ter feito ou procurado fazer um curso rápido não credencia ninguém a passar em nenhum concurso, ou credencia? Acho que estamos falando em COMPETÊNCIA. Essa competência/maturidade é alcançada. Logo, pouco importa se o desejo é de iniciar um curso de 5 anos ou de 2. O bom profissional é aquele que "aprende a aprender", que evolui e que procura se aperfeiçoar….não tem nada a ver com o tempo que ele senta a bunda dele na carteira da universidade ou se apega ao "nome" da instituição.


Será que um tecnólogo de "redes", conheço vários, que se supera em um certame de nível nacional não tem valor algum? Será? Não vamos esquecer que independente do Tipo de formação(Bacharel ou tecnólogo), estamos falando de "PESSOAS", sem distinção de tipo de graduação, sexo, religião.


Eu mesmo só voltei pra faculdade quando decidi que queria ser QCO, "mandei um email pra escola perguntado se aceitavam tecnólogos…." Não tive dúvida, queria me formar rápido, fiz o curso de tecnólogo, hoje sou muito feliz, com possibilidade de fazer mestrado fora do Brasil, eu é que não tenho esse desejo agora.


E para terminar, o Junior Almeida, que iniciou o debate, pode ir muito mais longe que eu, basta ele querer…até porque, 2 anos é uma eternidade na área de informática, ele pode ir pra NASA, se ele quiser.


Páginas: [1] 2 3
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.131 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube