FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: 1 [2] 3
Assunto: Nao tenho faculdade
Elois
EloisMembro
Postagens: 5
Re: Nao tenho faculdade
on: 17/04/2014 - 09:59

Aproveitando o "gancho" Ten Emanuel


Tenho o interesse de fazer um mestrado fora do país só não sabia se o EB da oportunidade pra quem esta na ativa estudar fora, qual o procedimento após o egresso no EB para pleitear um mestrado fora do Brasil estando na ativa?


Aspirante-à-oficial R/2 do Exército Brasileiro

aluno de história da Universidade Cruzeiro do Sul

DosAnjos
Membro
Postagens: 6
Re: Nao tenho faculdade
on: 18/04/2014 - 11:52

TECNÓLOGOS X BACHARÉIS


Ser bacharel ou tecnólogo não é sinônimo de sucesso em provas de concurso!!!!

Existe diferença entre competência profissional e capacidade de passar em concursos.


Gostaria de compartilhar desse assunto, pois sou técnico em informática 2004, tecnólogo em desenvolvimento de sistema 2006 e Bacharel em Administração de empresa 2012 e atualmente estudante de Economia na URFPE (ESCREVER ISSO FICOU PEDANTE, MAS TINHA QUE DIZER PRA INSERIR O RACIOCÍNIO).


A princípio gostaria de dizer que me reconheço muito na história de esforço do nosso colega Emanuel por que também não tive oportunidade de ter uma boa base escolar na infância, mas mesmo assim não baixei a cabeça e corri e ainda corro atrás. E na época o caminho mais curto para o mercado de trabalho eram os cursos tecnólogos e assim foi… entrei no mercado de trabalho em 2005 pelas portas do fundo como auxiliar de informática em uma empresa de Rastreamento Veicular por GPS e finalizei minha carreira na iniciativa privada em 2010 numa empresa de desenvolvimento de sistema como Analista de Suporte Computacional II, fiz também meu estagio curricular obrigatório do curso de Bacharelado em Administração em 2011 na RSNDTI que é uma unidade de tecnologia da CAIXA ECONOMICA FEDERAL no qual meu TCC falava sobre segurança de TIC, isso tudo graças a experiência que acumulei na área de TI e aos cursos que já tinha feito (NUNCA CONSEGUI NENHUMA CERTIFICAÇÃO).


Em 2011 consegui ingressar no Serviço Público Municipal num cargo totalmente diferente dá área de TI e hoje consegui galgar uma função de chefia, isso não pela minha nota no concurso, mas sim devido ao meu conhecimento em desenvolvimento de sistemas (TECNÓLOGO) e minha formação em Administração (BACHARELADO) então, tendo em vista isso, acho que poderia comentar esse embate tendo uma visão dos dois lados da mesma moeda.


Nessa minha jornada notei que uma coisa, necessariamente, não está vinculada a outra e que passar em concurso não é sinônimo de competência profissional. A formação de tecnólogo dá mais “mídia” ao SABER FAZER a tarefa, porque nos tornamos práticos com a formação de tecnólogos, porém o curso de bacharelado da mais “mídia” ao SABER PORQUE FAZER a tarefa e municia o profissional de muita teoria para o ato do processo decisório, pois o curso de bacharelado é mais teórico tornando a visão do profissional mais generalista. Não vou entrar no mérito das competências e capacidades pessoais que cada um tem em desenvolve ou não essas competências, estou aqui descrevendo uma situação fática em que nos precisaríamos dos conhecimentos adquiridos em sala de aulas.


Mas e daí???, aonde eu quero chegar com esse blablabla!!!


Quando tive a necessidade de estudar pra passar em concurso imaginava que iria chegar ao Serviço Público e iria encontrar “super profissionais”, afinal de contas concurseiro é ninja, mas não foi bem assim, é claro que existem ótimos profissionais de várias especialidades e formações no Serviço Público, porém o que encontrei e ainda encontro são pessoas que são craques em FAZER CONCURSOS são quase profissionais em passar em provas e estão pouco se importando em se profissionalizar o que eles querem mesmo é se aperfeiçoar em SER APROVADOS EM CONCURSOS MAIORES. É por esse motivo que vejo que existem diferenças gritantes entre competência profissional e capacidade de passar em concursos.


Existe sim a discriminação de competência com os tecnólogos, caso este comprovado que dentre uma e outra explicação do RH não aceitaram meu curso de tecnólogo para acréscimo pecuniário com o argumento de não está previsto o curso de tecnologia no Plano de Cargos e Carreiras – PCC dos servidores, porém só conseguir galgar essa função de coordenação por ter conhecimento diferenciado em desenvolvimento de sistema por meio do curso TECNOLOGO no qual a secretaria usou e usa meus serviços até hoje. Já os conhecimentos em Administração são mais abstratos e mais difíceis de serem reconhecidos por não ser tão pragmático. Então acho que o que dá a aparente competência profissional é o produto do trabalho que no caso dos tecnólogos são mais visíveis do que dos bacharéis.


Pode ser que existam pessoas que ao conseguir sucesso neste certame teriam sido ótimos profissionais aqui fora, mas sejam profissionais medianos dentro do EB, como também pessoas que nunca tiveram oportunidade de mostrar competência aqui fora tenham oportunidade de serem ótimos profissionais dentro do EB, isso independente do esforço que fizeram pra serem aprovados no concurso.


Quando decidi fazer carreira militar usando o QCO como porta de entrada notei que acabamos por nos igualarmos a todos no sentido de transpormos a barreira dos conhecimentos cobrados no concurso, pois conheço ótimos profissionais que nunca conseguiram sucesso em concurso algum, mas mesmo assim não deixaram de ser bons profissionais.


Um ponto de vista!


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Nao tenho faculdade
on: 18/04/2014 - 19:03

Em resumo…

Competência profissional se adquire DENTRO DO TRABALHO…. COM DEDICAÇÃO E ESFORÇO AO TRABALHO…

Competência em APROVAÇÃO DE CONCURSOS se adquire com muito PLANEJAMENTO, DISCIPLINA e GARRA. Em ambos os casos é preciso muito esforço e foco em no objetivo.


Ambas as competências são possíveis de serem alcançadas por QUALQUER UMA PESSOA… seja por um TECNÓLOGO ou um BACHAREL.


fausto
Membro
Postagens: 13
Re: Nao tenho faculdade
on: 19/04/2014 - 11:03

ola a todos!é a primeira vez que posto neste otimo site,parabens ao EMANUEL,dentro do assunto mas sem entrar no merito da questao o maior homem que o mundo ja viu nao cursou nenhuma faculdade…….e anda sim provocou uma revolução que ainda hoje é vivida……senhor EMANUEL ,se o senhor ou outro colega puder me responder na data de hoje é permitida ao tecnologos prestar o concurso….e em que instancia esta este processo…..obrigado que DEUS


fausto
Membro
Postagens: 13
Re: Nao tenho faculdade
on: 19/04/2014 - 11:03

abençoe a todos!!!!


sousaph
sousaphMembro
Postagens: 21
Re: Nao tenho faculdade
on: 21/04/2014 - 02:30

Segue última atualização :


http://www.pram.mpf.mp.br/news/mpf-am-justica-determina-que-exercito-permita-participacao-de-tecnologos-em-concursos-para-oficiais


fausto
Membro
Postagens: 13
Re: Nao tenho faculdade
on: 21/04/2014 - 09:40

obrigado pela resposta!!!!o link nao abriu mas vou pesquisar mais uma vez obrigado!voce acha que efetivamente poderei prestar o concurso nos proximos anos ,visto que estou cursando o curso superior em recursos humanos…fique com DEUS!!


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Nao tenho faculdade
on: 21/04/2014 - 17:46

Olá, Elois,

dá oportunidade sim, basta preencher alguns requisitos: instituição ofertando o mestrado/doutorado, Interesse da força, liberação da sua OM…etc… Tem um monte de gente fora fazendo.


fausto
Membro
Postagens: 13
Re: Nao tenho faculdade
on: 08/05/2014 - 20:24

ola senhor EMANUEL E DEMAIS PARTIICIPANTES DESTE FORUMpor favor me ajudem estou para iniciar minha preparação para minha aprovação ESFCEX vou iniciar meu curso superior,na area de administração o curso de gestao publica,recursos humanos ou algum outro seria melhor aceito no concurso,tenho que escolher ate o fiabnl da semana seguinte se puderem me ajudem,e ainda houve alguma movimentação referente oa processo naa justiça envolvendo a questao dos tecnologos….boa noite…..paz e bem!!!!


fabiokalled
fabiokalledMembro
Postagens: 97
Re: Nao tenho faculdade
on: 08/05/2014 - 21:13

Ir para a NASA, sempre falo isso para os meus alunos hehehe essa foi boa.


Estudando muito para lograr êxito neste concurso. Sei que a caminhada é longa mas eu gosto de andar heheh. Estarei neste blog para auxiliar no que eu puder e ser auxiliado, pois mais cedo ou mais tarde estarei, como dizem em gírias militares, do outro lado do apito, hehehehe.

Páginas: 1 [2] 3
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.138 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube