Pessoal segue a minha interpretação para entrar com recurso na questão 19 de Português.
2. SOLICITAÇÃO DA REVISÃO
Solicito revisão do item supraespecificado, em grau de recurso, com o devido amparo na bibliografia indicada e justificativa(s) que se segue(m):
• Edital do concurso de admissão.
• Relação de assuntos e bibliografia do concurso.
• BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev. amp. atual. Rio de Janeiro: Lucerna. 2009. Página 11.
Justificativa(s):
Caros membros da banca organizadora,
O item 19 da prova de administração diz respeito aos verbos. A referida questão não possui o seu conteúdo explicitado na relação de assuntos, apresentando-se somente na bibliografia disponibilizada. O item verbos defectivos e abundantes não constam nos tópicos previstos no edital, mas, tão-somente, o emprego do tempo, modos e vozes verbais. Como há a descrição detalhada do que poderá ser cobrado no exame, e os referidos tópicos não estão inclusos, não se pode exigir o conteúdo do candidato . Portanto, a questão está em desconformidade com o edital, que descreve que todas as questões devem seguir a rela-ção de assuntos e bibliografias indicadas pela banca organizadora.
Conforme os argumentos apresentados solicita-se a anulação da referida questão.
Segue em anexo a transcrição do edital e relação de assuntos, bem como o sumário da gramática do autor Bechara.
Anexo(s):
Item 19 do Concurso de Admissão do ano de 2014 para matrícula no CFO do QC no ano de 2015.
Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I. São considerados verbos defectivos aqueles que não apresentam todas as formas quando são conjuga-dos, como, por exemplo, os verbos falir, exaurir, demolir e extorquir.
II. Muitos verbos defectivos não são conjugados no presente do subjuntivo e no imperativo negativo, co-mo aqueles em que, depois do radical, aparecem a ou o, a exemplo dos verbos banir, esculpir e colorir.
III. São considerados verbos abundantes aqueles que apresentam mais de uma forma de particípio, como pegar, eleger, ganhar e imprimir, por exemplo.
IV. Também são consideradas abundantes aquelas formas verbais que apresentam radicais primários dife-rentes, como os verbos haver, caber, saber e dizer.
(A) Somente I, III e IV estão corretas.
(B) Somente II e III estão corretas.
(C) Somente I, II e III estão corretas.
(D) Somente I, II e IV estão corretas.
(E) Somente III e IV estão corretas.
Gabarito fornecido pela banca – Letra C
Edital
Toda e qualquer questão, para ser considerada correta, segundo os critérios do Concurso de Admissão do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar 2014/2015, deverá seguir, cumulativamente, os seguintes critérios:
• Seu conteúdo estar abrangido na relação de assuntos;
e
• Sua resposta estar disponível na bibliografia disponibilizada.
O edital, em seu artigo 76, vincula toda e qualquer questão à bibliografia disponibilizada. Segue o arti-go:
Art. 76. Os pedidos de revisão sem assinatura do(a) candidato(a), inconsistentes, sem fundamentação ou genéricos do tipo “solicito rever a correção”, bem como aqueles que não estejam redigidos com base na bibliografia indicada e que não atenderem às exigências constantes deste Edital, não serão considera-dos.
Portanto, o contrário do artigo em questão, é: “os pedidos de revisão com assinatura do(a) candidato(a), consistentes, com fundamentação ou detalhados, bem como aqueles que estejam redigidos com base na bibliografia indicada e que atenderem às exigências constantes deste Edital, serão considerados.”
Relação de assuntos
1. Ortografia
2. Acentuação
3. Pontuação
4. Classe, estrutura e formação das palavras (morfossemântica)
5. A oracão e seus termos (morfossintaxe)
6. Concordância verbal e nominal
7. Regência verbal, regência nominal e emprego de crase
8. O texto e a construção de sentidos
9. Coerência e coesão
10. Emprego dos tempos, modos verbais e vozes verbais
11. Fenômenos semânticos (metáfora, metonímia, sinonímia, antonímia, eufemismo, hiperonímia, ambiguidade, vaguidade, polissemia, homonímia)
Livro do autor Bechara – Página 11
Sumário
Não consigo colocar a foto que tirei do livro.
|