FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2
Assunto: Recurso Questão 19 - Português
vcoitino
Membro
Postagens: 24
Recurso Questão 19 - Português
on: 17/09/2014 - 06:21

Pessoal segue a minha interpretação para entrar com recurso na questão 19 de Português.

2. SOLICITAÇÃO DA REVISÃO

Solicito revisão do item supraespecificado, em grau de recurso, com o devido amparo na bibliografia indicada e justificativa(s) que se segue(m):

• Edital do concurso de admissão.

• Relação de assuntos e bibliografia do concurso.

• BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev. amp. atual. Rio de Janeiro: Lucerna. 2009. Página 11.

Justificativa(s):

Caros membros da banca organizadora,

O item 19 da prova de administração diz respeito aos verbos. A referida questão não possui o seu conteúdo explicitado na relação de assuntos, apresentando-se somente na bibliografia disponibilizada. O item verbos defectivos e abundantes não constam nos tópicos previstos no edital, mas, tão-somente, o emprego do tempo, modos e vozes verbais. Como há a descrição detalhada do que poderá ser cobrado no exame, e os referidos tópicos não estão inclusos, não se pode exigir o conteúdo do candidato . Portanto, a questão está em desconformidade com o edital, que descreve que todas as questões devem seguir a rela-ção de assuntos e bibliografias indicadas pela banca organizadora.

Conforme os argumentos apresentados solicita-se a anulação da referida questão.

Segue em anexo a transcrição do edital e relação de assuntos, bem como o sumário da gramática do autor Bechara.

Anexo(s):

Item 19 do Concurso de Admissão do ano de 2014 para matrícula no CFO do QC no ano de 2015.

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. São considerados verbos defectivos aqueles que não apresentam todas as formas quando são conjuga-dos, como, por exemplo, os verbos falir, exaurir, demolir e extorquir.

II. Muitos verbos defectivos não são conjugados no presente do subjuntivo e no imperativo negativo, co-mo aqueles em que, depois do radical, aparecem a ou o, a exemplo dos verbos banir, esculpir e colorir.

III. São considerados verbos abundantes aqueles que apresentam mais de uma forma de particípio, como pegar, eleger, ganhar e imprimir, por exemplo.

IV. Também são consideradas abundantes aquelas formas verbais que apresentam radicais primários dife-rentes, como os verbos haver, caber, saber e dizer.

(A) Somente I, III e IV estão corretas.

(B) Somente II e III estão corretas.

(C) Somente I, II e III estão corretas.

(D) Somente I, II e IV estão corretas.

(E) Somente III e IV estão corretas.

Gabarito fornecido pela banca – Letra C

Edital

Toda e qualquer questão, para ser considerada correta, segundo os critérios do Concurso de Admissão do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar 2014/2015, deverá seguir, cumulativamente, os seguintes critérios:

• Seu conteúdo estar abrangido na relação de assuntos;

e

• Sua resposta estar disponível na bibliografia disponibilizada.

O edital, em seu artigo 76, vincula toda e qualquer questão à bibliografia disponibilizada. Segue o arti-go:

Art. 76. Os pedidos de revisão sem assinatura do(a) candidato(a), inconsistentes, sem fundamentação ou genéricos do tipo “solicito rever a correção”, bem como aqueles que não estejam redigidos com base na bibliografia indicada e que não atenderem às exigências constantes deste Edital, não serão considera-dos.

Portanto, o contrário do artigo em questão, é: “os pedidos de revisão com assinatura do(a) candidato(a), consistentes, com fundamentação ou detalhados, bem como aqueles que estejam redigidos com base na bibliografia indicada e que atenderem às exigências constantes deste Edital, serão considerados.”

Relação de assuntos

1. Ortografia

2. Acentuação

3. Pontuação

4. Classe, estrutura e formação das palavras (morfossemântica)

5. A oracão e seus termos (morfossintaxe)

6. Concordância verbal e nominal

7. Regência verbal, regência nominal e emprego de crase

8. O texto e a construção de sentidos

9. Coerência e coesão

10. Emprego dos tempos, modos verbais e vozes verbais

11. Fenômenos semânticos (metáfora, metonímia, sinonímia, antonímia, eufemismo, hiperonímia, ambiguidade, vaguidade, polissemia, homonímia)

Livro do autor Bechara – Página 11

Sumário

Não consigo colocar a foto que tirei do livro.

Magda
Membro
Postagens: 27
Re: Recurso Questão 19 - Português
on: 17/09/2014 - 08:33

Estava lendo o seu recurso e dento do tema 11 do edital de língua portuguesa está o conteúdo da questão. Para conseguir realizá-la deveria saber com profundidade o conteúdo do tema 11 e ter lido e relido a bibliografia, o que só uma pessoa da área de magistério português faria. Realmente, achei a questão com um nível bem acima, mas a relação, o edital e a bibliografia fornecem subsídios. Estou fazendo o papel de fura olho kkkkkk, mas pra mim a única questão que cabe recurso é a das vírgulas porque não se coloca este tipo de aposto especificativo entre vírgulas. Eu posso estar errada também e a banca aceitar seu recurso e anular a questão, sabemos como é essa banca. Rs. O que importa é tentar e acreditar no seu recurso. Boa sorte!

Magda
Membro
on: 17/09/2014 - 10:26

Só para fins de conhecimento e para você consultar e avaliar a bibliografia, o esclarecimento para a questão está entre as páginas 226 e 230 da 37a. edição do Bechara (capa azul), não sei nas edições mais recentes. O texto é praticamente o mesmo e está no capítulo que trata sobre Verbo.

vcoitino
Membro
on: 17/09/2014 - 10:34

Exato, eu analisei sim…a questão está 100% correta não fosse o edital especificar exatamente o que a banca deveria exigir do candidato sobre o capítulo "VERBOS", conforme explicação bem detalhada no recurso. Não consegui postar a foto do índice que demonstra claramente que este tópico (verbos defectivos e abundantes) não se inclui nos tópicos do item 10. Emprego dos tempos, modos verbais e vozes verbais.

Magda
Membro
on: 17/09/2014 - 10:43

Acho que me enganei com os itens. O item quatro classe, estrutura e formação de palavras engloba tudo sobre verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, etc. Sendo assim, o item 10 é redundante e desnecessário, pois o tema Verbo engloba tudo.

vcoitino
Membro
on: 17/09/2014 - 10:56

Sim concordo que o item 4 aborda tudo mas o item 10 é para demonstrar o que querem dos verbos. Eles consideraram limitar o tópico dos verbos. Esse é o meu entendimento, cada um tem um ponto de vista. Fato é que a questão possui um nível de aprofundamento absurdo pelo tipo de concurso e gerais não vai delimitar quem vai entrar ou sair e sim as específicas, já que possuem peso 3 (minha opinião).

velhotulio
Membro
Postagens: 23
on: 17/09/2014 - 11:00

Ahh vai nessa não parceria, toda questão conta..eu concordo com os demais, mas também concordo muito contigo, tanto que me convenceu, vou mandar também.

Magda
Membro
on: 17/09/2014 - 11:07

Isso, a prova estava bem difícil. Acho que temos que nos concentrar na específica mesmo. Imagina, sou professora e errei questões de Gerais por excesso de confiança e pressa. Sei que na minha específica, espanhol, fui bem. O ruim é se tiver empate, aí fica nas mãos de Deus. Acho difícil a banca anular essa pelos motivos q expus, acertei essa pq como estava bem complicada, analisei bem todos os itens. Rs

Magda
Membro
on: 17/09/2014 - 11:10

Como eu disse, posso estar errada e a banca reconsiderar pelos seus motivos. Boa sorte!

Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
on: 19/09/2014 - 00:54

Tópico movido para a categoria correta.

* Militar do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Instrutor de Informática do Concursando Militar
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Analista de TI do Comando da 7ª Região Militar/Recife-PE
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA.
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Páginas: [1] 2
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.09 seconds.

Emanuel Peixoto

* Militar do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Instrutor de Informática do Concursando Militar
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Analista de TI do Comando da 7ª Região Militar/Recife-PE
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA.
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube