FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Recurso Questão 51 - Administração
vcoitino
Membro
Postagens: 24
Recurso Questão 51 - Administração
on: 17/09/2014 - 06:43

Pessoal segue a minha interpretação para entrar com recurso na questão 51 de Administração.


2. SOLICITAÇÃO DA REVISÃO

Solicito revisão do item supraespecificado, em grau de recurso, com o devido amparo na bibliografia indicada e justificativa(s) que se segue(m):


CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011. Páginas 448, 458, 459, 473 e 474.


Justificativa(s):


Caros membros da banca organizadora,


O item 51 da prova de administração refere-se à Teoria das Organizações. A referida questão foi elaborada com base no livro do autor Chiavenato na parte da Teoria da Contingência (página 473). O item possui uma dupla interpretação devido ao seu enunciado, que o torna muito vago. As estruturas universais podem ser oriundas de duas teorias, e não apenas uma, sendo a Teoria da Contingência e a Teoria Geral dos Sistemas.

A Teoria Contingencialista é considerada uma evolução da Teoria Geral dos Sistemas. Assim, as estruturas organizacionais, desde o princípio da Teoria Geral dos Sistemas, não possuem formas estruturais únicas.

A Teoria Geral dos Sistemas aborda a constante mudança no ambiente e consequentemente nas estruturas organizacionais. A empresa reage ao seu ambiente (ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver) e muda seus mercados, produtos, processos, estratégias e estrutura organizacional, podendo até reproduzir-se em empresas subsidiárias.

Considerando o enunciado da questão, o item possui duas alternativas corretas baseando-se na bibliografia indicada pela banca organizadora. Por isso, solicita-se que a questão seja anulada.

Segue em anexo a transcrição do livro.


Anexo(s):


Item 51 do Concurso de Admissão do ano de 2014 para matrícula no CFO do QC no ano de 2015.


A não existência de uma única forma estrutural para as organizações (estruturas universais) é um dos temas centrais da Teoria


(A) Geral dos Sistemas.

(B) das Relações Humanas.

(C) Estruturalista.

(D) dos Sistemas Abertos.

(E) Contingencialista.


Gabarito fornecido pela banca – Letra E


Livro autor Chiavenato


Página 448


A empresa reage ao seu ambiente (ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver) e muda seus merca-dos, produtos, processos, estratégias e estrutura organizacional, podendo até reproduzir-se em empresas subsidiárias.


Página 458


2. Características básicas da análise sistêmica


As características da teoria administrativa baseada na análise sistêmica são:


1. Ponto de vista sistêmico. A moderna teoria visualiza a organização como um sistema constituído de cinco parâmetros básicos: entrada, processo, saída, retroação e ambiente. A TGS inclui todos os tipos de sistemas – biológicos, físicos e comportamentais. Ideias de controle, estrutura, propósito e processos ope-racionais provindos da TGS, Cibernética e áreas relacionadas são importantes na moderna teoria adminis-trativa.

2. Abordagem dinâmica. A ênfase da teoria moderna é sobre o dinâmico processo de interação que ocorre dentro da estrutura de uma organização. Essa abordagem contrasta com a visão clássica que enfatiza a estrutura estática. A moderna teoria não desloca a ênfase na estrutura, mas adiciona a ênfase sobre o pro-cesso de interação entre as partes que ocorre dentro da estrutura.


Página 459


7. Descritiva. A teoria moderna é descritiva. Ela descreve as características das organizações e da Admi-nistração. Enquanto as teorias mais antigas eram normativas e prescritivas – preocupadas em sugerir o que fazer e como fazer – a teoria moderna contenta-se em procurar compreender os fenômenos organiza-cionais e deixar a escolha de objetivos e métodos ao administrador.

8. Multivariável. A teoria moderna assume que um evento pode ser causado por vários e numerosos fato-res que são inter-relacionados e interdependentes. Essa abordagem contrasta com as teorias antigas que pressupõem causação simples (causa e efeito) e de fator único. A teoria moderna reconhece a possibilida-de de que fatores causais sejam afetados por influências que eles próprios causaram através da retroação.


9. Adaptativa. A moderna teoria administrativa assume que a organização é um sistema adaptativo. Para se manter viável (continuar a existir) em seu ambiente, a organização deve continuamente adaptar-se aos requisitos cambiantes do ambiente. Organização e ambiente são vistos como interdependentes e em um contínuo equilíbrio dinâmico, rearranjando suas partes quando necessário em face da mudança.


Página 473


Teoria da Contingência


A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objeti-vos da organização.


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.022 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube