FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Ingresso na Carreira Militar
Luan Vicente
Luan VicenteMembro
Postagens: 4
Ingresso na Carreira Militar
on: 29/10/2014 - 08:27

Bom dia,


Antes de qualquer coisa, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste projeto pela iniciativa de auxiliar aos que estão iniciando ou se aperfeiçoando na carreira militar.

Essa atitude é louvável!


Bom, eu nunca tive nenhuma ligação com as forças armadas ou conhecimento sobre o assunto, visto que, não tenho conhecimento de nenhum parente meu que tenha ao menos cumprido o serviço militar obrigatório. Então, nunca fui informado sobre nada. Algo que me deixa muito triste.


Me alistei com 20 anos de idade. Apenas porque me foi exigido a reservista quando consegui meu primeiro emprego com carteira assinada, pois não sabia que era obrigatório até então. Este ano procurei saber mais sobre a carreira militar e decidi que quero seguir esta carreira. Porém, não posso ingressar nas instituições que desejava, EsPCEx ou CPCAR, pela idade. Por isso, pretendo tentar os concursos da EEAR CFS e/ou EsSA para me tornar sargento.


Gostaria de saber se é possível após o término dos cursos ingressar em alguma outra instituição (como a EsFCEx) para subir de patente, ou se como já tenho idade relativamente avançada terei que permanecer no posto de Sargento durante toda minha carreira.


Obs.: No ano que me alistei fui inserido na seleção do ano seguinte. Agora em outubro fui pra seleção e me mandaram voltar em fevereiro para saber se iria servir ou seria dispensado. Vários atiradores, durantes os testes, comentaram que eu iria servir com certeza, pelo meu desempenho. Gostaria também de saber se isso pode me atrapalhar de alguma forma, visto que pretendo concursar ano que vem.


Muito obrigado desde já.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Ingresso na Carreira Militar
on: 29/10/2014 - 12:44

Fala Luan,


Cara, vamos por partes…


O fato de vc servir como soldado ou atirador de tiro de guerra não interfere em nada em relação aos curso de formação, seja de sargento ou mesmo de oficial.


Em minha opinião, tem os prós e os contras…

Prós: vc já ter uma noção de como é a vida de militar, da rotina, etc… já vai entrar no curso mais "safo".


Contras: terá menos tempo para estudar para o concurso. A rotina do dia a dia te consome e dificulta (claro que não impede) os estudos.


Mas isso vai de cada um.


Em relação à ESFCEx, vc pode tentar até o ano que completar 35 anos. E precisa ter curso superior. Então, faz as contas ai… Vc disse "idade avançada". O que é idade avançada pra vc.


Se vc vai tentar a ESA, então acredito que tenha menos de 24. Tempo suficiente pra se formar, fazer curso superior e tentar a EsFCEx.


Luan Vicente
Luan VicenteMembro
Postagens: 4
Re: Ingresso na Carreira Militar
on: 30/10/2014 - 14:02

Opa Mauri, obrigado pelas respostas.


De fato, acredito que esse tempo de serviço, se for de fato selecionado, me ajudaria no aspecto de ambientação à vida militar, além de me estimular ainda mais a persistir.


Eu vou completar 24 anos em 2016, justamente no ano que pretendo ingressar na EsSA ou no CFS da aeronáutica (ainda não sei bem se é permitido prestar os dois concursos). Então, só tenho uma única chance de tentar, pois tentarei no limite de idade exigida no edital.


Pelo que você me disse dá pra me formar e tentar a EsFCEx com bastante esforço. :)


Novamente, obrigado pelas respostas!

Uma curiosidade: você é militar do exército?


Um abraço.


Luan Vicente
Luan VicenteMembro
Postagens: 4
Re: Ingresso na Carreira Militar
on: 30/10/2014 - 14:45

Um complemento ao post anterior: É possível um militar do Exército prestar uma faculdade? Com toda a rotina militar e etc.. um Sargento, por exemplo, pode/consegue cursar um curso superior? Ou não há espaço para isso? Algum impedimento até por parte do Exército mesmo?


Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
Re: Ingresso na Carreira Militar
on: 30/10/2014 - 23:41

Olá, Mauri, obrigado pela colaboração com o nosso fórum, você sempre participativo por aqui, parabéns e boa sorte no domingo.


Olá, Luan,

excelente a sua pergunta.

A resposta é sim.

Hoje em dia, as FFAA incentivam bastante, independente do nível hierárquico.

Agora, é claro, que existem sim dificuldades para a realização de um curso superior, visto que a atividade militar exigir que em algumas situações você tenha que permanecer no quartel 24h(Serviço) e outras missões.

Entretanto, essa não é uma dificuldade que lhe impeça de estudar. Também, não é uma característica exclusiva das FFAA, por exemplo, quando eu estava na iniciativa privada tinha dificuldade de estudar (muito trabalho, viagens, etc..), abandonei 2 graduações….depois, decidi fazer uma graduação tecnológica.


Então, meu amigo, vamos PAPIRAR!


Desejo para você bons estudos. Precisando, estaremos por aqui!

VALEU!


* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Luan Vicente
Luan VicenteMembro
Postagens: 4
Re: Ingresso na Carreira Militar
on: 31/10/2014 - 08:13

Opa Emanuel!


Obrigado pelas respostas. Sem dúvida alguma vou tentar e persistir ingressar e caminhar nesta carreira. Tenho uma tendência natural mas para a aeronáutica, pois tenho uma paixão desde criança por aviação e pela força aérea em si. Contudo, pretendo tentar para ambas as forças.

Então.. vamos papirar mesmo! Ainda mais porque onde eu moro não tem nenhum tipo de curso preparatório focado em concurso militar e nem tenho condições no momento de fazer cursos EAD..

Então, é focar e estudar ao máximo com o que tenho e fazer com isso o que outros fazem com um melhor preparo.. haha


Um grande abraço, Emanuel!


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.066 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube