FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Cursos Técnologos e ESFCEX
carlos jus
carlos jusMembro
Postagens: 11
Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 17/05/2015 - 02:00

MPF/AM: sentença obriga Exército a admitir tecnólogos em concurso para oficiais.


Para MPF, exclusão de tecnólogos fere princípio de isonomia e representa tratamento preconceituoso em relação a esses profissionais


Em julgamento de ação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), a Justiça Federal sentenciou o Exército Brasileiro a admitir a participação de profissionais com diploma de cursos tecnólogos em futuros concursos para vagas no Quadro Complementar de Oficiais (QCO), na medida em que haja correspondência de cargos disponíveis com áreas profissionais de tecnologia.


A ação ajuizada contra o Exército em 2014 apontou quebra da isonomia no edital do concurso de realizado em 2013 para o quadro de oficiais, após apuração que iniciou com uma representação individual. O concurso exigia como requisito para investidura no cargo de oficial nível superior completo em qualquer área de graduação, mas restringia a possibilidade de ingresso apenas aos graduados em licenciatura e bacharelado, excluindo os profissionais tecnólogos da concorrência.


Na sentença, o juiz federal Ricardo de Sales confirmou a decisão liminar favorável que já havia sido concedida em relação ao pedido do MPF/AM, em abril de 2014. Segundo trecho da decisão transcrita na sentença, “constatando-se que a formação de tecnólogo é reconhecida como superior, bem como que o legislador não fez qualquer restrição, não cabe ao edital do concurso fazê-la”.


A decisão reconhece que, ao disponibilizar vagas somente aos portadores de diplomas de bacharelado e licenciatura, mesmo existindo cursos tecnólogos correspondentes, “viola-se o princípio da isonomia e reduz o acesso ao cargo público frustrando a expectativa de inúmeros candidatos”.


Para o MPF, a exclusão de tecnólogos dos concursos do Exército demonstra tratamento preconceituoso dispensado a estes profissionais, reproduzindo entendimento equivocado de que esta formação seria inferior às demais. “O Exército, ao excluir os tecnólogos da concorrência por entender que a aprendizagem destes é pouco abrangente, incorre em sério equívoco e preconceito, mostrando desconhecer as atuais bases do ensino tecnológico, desrespeitando formações que são, por natureza, diferentes, mas não inferiores ao bacharelado, afrontando o princípio da isonomia”, afirmou o procurador da República Alexandre Jabur, autor da ação.


O processo segue em tramitação sob o nº 1413-95.2014.4.01.3200. Cabe recurso em relação à sentença.


Tentativa extrajudicial – Em outubro de 2013, o MPF/AM tentou solucionar o impasse fora da esfera judicial e expediu recomendação para que o Exército permitisse a todos os candidatos que preenchessem os requisitos legais a participação no concurso, inclusive os que possuíssem curso de tecnólogo, a fim de que futuras discriminações fossem evitadas.


Em resposta, o Exército informou que considerava o conhecimento adquirido em curso de tecnólogo restrito a apenas um nicho de determinada área, não sendo amplo e generalista como o de bacharelado ou licenciatura para garantir o enquadramento em diversas funções ao longo da carreira de oficial, decorrente de constantes movimentações.


Fonte: Eu Vou Passar News – 14/05/2015


fausto
Membro
Postagens: 13
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 29/05/2015 - 08:06

ola bom dia !!!!uma duvida que talves nosso irmao EMANUEL possa sanar esta decisao tem vigorado desde ano passado e nao sofreu alteração e pelo que sei nao foi contestada,entao esta em vigor,o edital deste ano ainda nao comtempla os tecnologos oficialmente,portanto minha pergunta é a seguinte apos ser aprovado na prova escrita enos outros testes,ja na fase de apresentação documental o candidato devera estar munido de todos os documentos mais uma liminar expedida exclusivamente para o candidato em questao ou esta decisao ja é aceita no ato da matricula?e mais uma duvida o senhor poderia explicar melhor por gentileza um caso que circula nas redes sociais de m candidato que supostamente nao foi aceita matricula que segundo informaçoes por ser tecnologo?Obrigado fique com DEUS !!!!!


Maurício Souza
Membro
Postagens: 3
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 15/06/2015 - 23:56

Olá, primeiramente gostaria de parabenizar o site por todo o trabalho e dedicação na tentativa de ajudar a todos a conseguir a tão sonhada vaga no quadro de oficiais do exército, e por conter dicas e recursos muito valiosos.

Acabei de me tornar e um colaborador do site e tenho a mesma dúvida que nosso amigo aqui, pois sou tecnólogo e rede de computadores e gostaria de saber o que devemos fazer após nossa aprovação, quais são os próximos passos a serem dados já que somos tecnólogos? Obrigado


Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 16/06/2015 - 11:35

Olá, pessoal,


Recentemente houve uma determinação de um Juiz Federal indicando que a EsFCEX aceite os tecnólogos, pondo fim na questão. Não sei dizer ser a União recorrerá ou se cabe recurso. A verdade é que essa questão é cíclica, hora aceita, hora não…


No caso de não aceitação, cada candidato deverá entrar com mandado de segurança individual.


********* NÃO ENTREM COM ESSE RECURSO EM SALVADOR, POIS LÁ, A ESCOLA EXERCE GRANDE INFLUÊNCIA NA DECISÃO***********


Quem entrou com Mandato de Segurança fora de Salvador Ganhou!!|


Forte abraço a todos.


* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

fausto
Membro
Postagens: 13
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 19/06/2015 - 17:34

ola senhor tenente!!!

Então agora realmente tenho mais confiança em fazer a prova este ano,pelo que eu entendi o único recurso que caberia ao EB é a ultima instância da justiça federal…e ainda não sei quando foi a data que o juiz federal determinou a aceitação,por que os recursos obedecem o prazo prescricional e recursal então acho que há uma pacificação nesta questão em favor dos tecnólogos…..


Maurício Souza
Membro
Postagens: 3
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 23/06/2015 - 23:44

Olá, pessoal desculpem a minha falta de conhecimento sobre os recursos, mas fiquei com uma duvida sobre oque o Ten. Emanuel mencionou.


Alguém poderia me explicar melhor oque ele quis dizer com a questão de não entrarmos com recurso em Salvador. Como que eu entraria com um recurso fora de Salvador se temos que apresentar os documentos la?


Se alguém poder me explicar um pouco melhor essa situação ou até mesmo o Ten. Emanuel ficarei muito agradecido.


Abraço para todos!


Emanuel Peixoto
Emanuel PeixotoAdministrador
Postagens: 134
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 25/06/2015 - 00:13

Olá, Maurício, é simples,

me diga se você só vai entrar com o recurso em cima da hora? já lá em salvador? ou na sua cidade com tempo suficiente do caso ser apreciado?

Em Salvador, já existiram sentenças desfavoráveis, conforme citei acima, já existe a certeza de insucesso lá. Lá você não irá convencer nenhum juiz, só isso.


* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Maurício Souza
Membro
Postagens: 3
Re: Cursos Técnologos e ESFCEX
on: 25/06/2015 - 11:34

Obrigado Ten. Emanuel, agora ficou claro para mim.


Abraço.


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.09 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube