FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Depois de formado
ives
Membro
Postagens: 1
Depois de formado
on: 31/01/2012 - 20:56

Boa tarde Tenente,


Gostaria de saber como é a rotina depois de formado, pois a nossa profissão (informática) é muito ampla, muitas vezes o profissional da área tem mais conhecimento em determinadas especialidades como programação e pouco conhecimento em outras, e se depois de formado o futuro oficial vai para uma unidade onde o seu "ponto fraco" é a especialidade mais solicitada?


Parabéns pelo site,


Ives


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Depois de formado
on: 27/04/2012 - 01:50

Olá Ives, pode ocorrer sim do QCO de informática ir para uma OM que exija habilidade que ele não seja especialista, mas, no geral você recebe um tempo para se capacitar na função.


joaopaulo09
Membro
Postagens: 1
Re: Depois de formado
on: 02/05/2012 - 23:22

Ola Emanuel, queria parabenizar pelo excelente site que visa auxiliar todos a alcançar o sonho de ser um militar QCO.


Eu no momento não tenho condições de ingressar na Esfcex pois não tenho ensino superior. No momento estou me dedicando ao concurso para a EEAR (Escola de especialistas de aeronáutica) modalide EAGS para a área de Sistemas de Informação (curso técnico de informática). Meus planos seriam, após o ingresso na EEAR, concluir o ensino superior na área de informática e posteriormente prestar concurso para oficial das forças armadas na área de informática. Estou pesquisando as três forças e me interessei bastante pelo EB.


Gostaria de saber o que faz um militar QCO de informática quando atua na área afim. É possível trabalhar com programação, desenvolvimento de sistemas, administração de redes e bancos de dados? É possível trabalhar em centros de pesquisas bélicas desenvolvendo sistemas para algum material bélico, como sistema de lançamento de foguetes e coisas do tipo?


Sobre o que você disse sobre um QCO atuar em uma área que não seja sua especialidade, vá ouvi mesmo falar que é possível. Aproveitando este assunto, gostaria de saber como funciona se caso um militar QCO queira ou precise fazer um curso operacional, se é possível e como funciona. Já ouvi também vários relatos de militares que conseguiram, inclusives QCO de informática.


Grato pela atenção. Abraços.


chiquito
Membro
Postagens: 18
Re: Depois de formado
on: 19/08/2012 - 15:33

ola Emanuel vou prestar concurso para o magistério de história, sendo assim gostaria de saber como é a rotina do oficial do magisterio!!!


cesar
Membro
Postagens: 1
Re: Depois de formado
on: 07/07/2013 - 17:39

Boa tarde Tenente,


Tenho a seguinte duvida, depois de formados poderemos atuar nos demais quadros do exercito como infantaria fazendo operações e comandando tropas ? ou o oficial do QCO é limitado a sua area ?


Desde já meu muito obrigado, fico no aguarda da resposta.


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Depois de formado
on: 07/07/2013 - 18:13

Olá, Cesar,

a princípio, o QCO é empregado dentro da sua especialidade, visto a grande necessidade da força em áreas técnicas e, principalmente, o alto custo na sua formação.

Pode, eventualmente, ocorrer alguma missão um pouco mais operacional, mas isso depende do quartel onde você está.

No geral, você vai trabalhar muito na sua especialidade, podendo, de repente, fazer um curso operacional, PQD, Caatinga, guerra…mas em seguida, irá retornar pra sua sala, ar-condicionado e cafezinho, pois, a sua missão real não será ficar pulando de paraquedas, nem vigiando as fronteiras de voadeira…


Seria interessante se Exército estabelecesse que para fazer um curso operacional, você tivesse que, obrigatoriamente, ser movimentado para um lugar onde aplicar o curso. Pra mim, quem faz Guerra na Selva deveria ficar de 1 a 2 anos no pelotão de fronteira, isolado de civilização e caçando pra se alimentar, três meses de curso é pouco.


felipevieira
Membro
Postagens: 2
Re: Depois de formado
on: 15/09/2013 - 23:43

Olá Emanuel

Sou novo aqui e não sei muito a respeito da EsFCEX, mas aos poucos vou tirando minhas dúvidas.

Sou estudante de administração do Rio de Janeiro e gostaria de saber como acontece a escolha da 1ª OM em que o militar de administração formado pela ESFCEX irá trabalhar.

No meu caso, por exemplo, como faria para vir servir em uma OM aqui no Rio.

Grato


ThaisMachado
ThaisMachadoMembro
Postagens: 40
Re: Depois de formado
on: 16/09/2013 - 12:46

Cara, independente de que especificação seja a sua terá que ir bem nas provas finais do QCO!

de acordo com a demanda de vagas, imagino que se tirar uma boa colocação que possa escolher a tempo de pegar vaga na sua cidade. porque é de acordo com colocação, se é um dos primeiros na classificação(ai já é por curso) …será um dos primeiros a escolher o local também!


Bacharel em Administração, 24 anos. Mãe, Esposa – Futura QCO-Esfcex!
tenham sempre em mente Força e persistência , fé e muito estudo! correr atras e passar por cima das dificuldades! Foco no objetivo!
Valparaíso de Goiás-GO

Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.165 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube