Resolução da Questão 39 de 2012.

Saudações Botafoguenses a todos!

Bom estudo a todos. Estudando em mais um sábado ensolarado aqui na cidade de Marabá no Pará. Tá tão quente que parece que meu cérebro vai derreter de estudo e calor.

Bom gostaria, antes de postar mais uma resolução de questão expressar o meu momento, talvez seja tosco para vocês, mas para mim, é algo que me dá ainda mais forças.

Trabalho em um local no qual as pessoas não pensam em realizar um concurso para uma Força Nacional (Marinha, Exército ou Aeronáutica), então existe muita tentativa de desestimulo, tipo:

1º – “As forças armadas não servem para nada, somente para gastar dinheiro da nação”

2º – “Vai ser “pau” mandado, vai?”

3º – Você pode tentar coisa melhor. Etc…..

 Qual candidato não passou, está passando ou vai passar por este momento? Já fui integrante da força como Oficial temporário e sei que pressões psicológicas virão, mas temos que estar preparados para todas estas investidas.

Poderia simplesmente desistir. Mas…..

.

.

.

.

.

Isso é para os fracos e os que não tem determinação. Posso não passar este ano,posso não passar ano que vem, mas como já foi contado por um aprovado na EsFCEX, aqui neste portal.

 “Um dia Deus vai me dar esta Graça!”

Na Bíblia está escrito:

“Faz a tua parte e eu te ajudarei.”

Vamos fazer Nossa parte e para vocês que estão pensando em desistir só digo uma coisa..

Melhor pra mim hhhahahahahahahahah.

Agora que persevera, vamos lá.

Apresentarei a resolução de mais uma questão.

 Questão 39 de 2012

Um conversor analógico-digital (ADC) com 12-bits e resolução de 0,001 volts será capaz de representar que faixa de valores de tensão?

(A) 0,001 a 4,096 volts.

(B) 0,000 a 4,096 volts.

(C) 0,000 a 4,095 volts.

(D) -2,048 a 2,048 volts.

(E) -2,047 a 2,047 volts.

Bom, na hora da prova eu disse: “Mas que questão é essa?” e pensei se não estudei, vou pensar pelo lado racional:

1º – Pensamento → Existe voltagem negativa? Não. Ninguém tem -120volts ou -220volts em suas tomadas elétricas de casa, sendo assim alternativas “D” e “E” já foram descartadas.

2º Pensamento – A resolução é de 0,001 então as outras três alternativas poderiam ser, mas tenho que fazer a representação com o uso de 12 bits, ou seja, matei a questão, pois:

→ Cada bit pode representar dois números “0” e “1”, então, se tenho 2 bits terei a possibilidade de representar 4 números e se tenho 12 bits posso representar:

2¹² = 2¹⁰ . 2² = 1024 . 4 = 4096 números.

→ Então se existe a voltagem 0 e posso representar 4096 números a representação vai:

de 0,000 a 4,095 volts

Resposta certa é alternativa → “C”

Pessoal, não quero dizer que é assim que se resolve questões de provas, pois o certo é saber todos os conceitos, ou seja, ser o “Senhor dos Anéis”, mas muitas vezes não sabemos e temos que exercitar nossa mente para resolver as questões com o que temos na hora, isto é, sermos eficientes e eficazes e está foi a ideia quando escrevi este post. Espero que reflitam sobre isto.

Até breve!

3 opiniões sobre “Resolução da Questão 39 de 2012.”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!