Participação do Quadro Complementar na Pacificação do Complexo da Maré

maré4O Quadro Complementar de Oficiais do Exército (QCO) fez-se presente na pacificação do conjunto de favelas da Maré-Rio de Janeiro/RJ, na especialidade de Informática.

O assessoramento do comando em uma missão real e com as características da Força de Pacificação na Favela da Maré, reforçam o emprego de pessoal especializado em áreas de conhecimento não operacionais, fornecendo um serviço especializado e com alto grau de qualidade à retaguarda da missão. Dessa forma, permite que a tropa realize sua

DSC00111missão fim com mais eficiência e foco.

O emprego do QCO em ambiente de missão real pode ser visto através do emprego da Tecnologia da Informação (TI) como ferramenta de apoio cada vez mais presente em ambientes de combate.

A modernização dos sistemas de comunicação do Exército converge para um alinhamento cada vez mais próximo de sistemas computacionais complexos e integrados.

Manutenção de Enlace de RádioEssa convergência de sistemas, links de dados, voz, vídeo e georeferenciamento, no Complexo da Maré, deram suporte para a mais moderna ferramenta de consciência situacional da tropa no terreno, o Sistema Pacificador: sistema que informa em tempo real, o posicionamento da tropa, sincroniza as ações a serem realizadas por diversos níveis e permite relatar incidentes instantaneamente.

Todas as funcionalidades do Sistema Pacificador só são possíveis através da integração de sistemas de rádio, sistemas de georeferenciamento e uma infraestrutura de TI de alta disponibilidade e segurança.

DSC00062novo“A responsabilidade para manter uma infraestrutura de TI disponível e operacional em um ambiente de missão real é muito grande e exige militares cada vez mais qualificados para essas missões de apoio. No ambiente de combate moderno, o comandante precisa ter a sua disposição um eficiente sistemas de consciência situacional e apoio à decisão, com informações em tempo real sobre sua tropa no terreno e o status das ordens transmitidas. Essa consciência situacional possibilita melhor gestão das ações e a transmissão de novas ordens.”
 1º Ten Emanuel – Chefe da Seção de Informática da Força de Pacificação VI