2 – Análise das últimas provas

Aqui segue uma análise das três últimas provas com a porcentagem de questões por tópicos, para ter uma estimativa do padrão e variação da prova. Posso ter cometido alguns equívocos, pois alguns tópicos e questões ultrapassam a barreira que delimita apenas 01 tópico e foi difícil categorizar, mas mesmo assim considero algo legal de visualizar.

Os números no gráfico representam o tópico e a porcentagem que caiu nas provas. Numa análise geral podemos verificar que os tópicos 03 (psicologia do desenvolvimento), 02 (psicopatologia) e 08 (clínica psicoterápica) destacam-se sobre os demais.

Sobre o 3º tópico, cabe ressaltar a importância da teoria de Piaget, muito cobrada no histórico de provas. Sugiro uma esquematização da teoria com etapas isolando também os conceitos do autor.

Já sobre psicopatologia, deve-se atentar para os jargões psiquiátricos e suas definições. Uma repassada no glossário de um bom livro de psicopatologia é muito importante.

Acerca do tópico 08, o destaque será sempre Freud, Jung e Lacan. Sugiro a leitura dos 2 primeiros no livro do Lindsey e o 3º vale a pena conferir o livro do próprio colocado no edital.

Os assuntos menos cobrados são 04 (psicologia da aprendizagem e educação) e 09 (psicologia hospitalar). Entretanto, não significa que esses tópicos não possam ser abordados na próxima prova.

 

Como já pontuado, em média menos de 3% dos inscritos em Psicologia conseguem ultrapassar os cortes em todas as matérias. O último aprovado atinge em média 65% dos acertos da prova específica (26 questões das 40). Comprova-se que você é seu maior concorrente. E que cada dia de leitura ou resolução de questões pode ser o seu diferencial.

 

Disciplina, perseverança, estruturação, dedicação, comprometimento, entrega. Não há outro caminho.

 

Depois do exposto, postarei as dicas específicas de cada tópico. O meu recorte, ou seja, o mapa que proponho não é suficiente para aprovação. Minhas dicas jamais podem ser vistas como “cinco passos para aprovação”. Apenas o que proponho é poupar tempo, ajudar a vocês, futuros colegas, a encontrar os tópicos nas obras.

9 opiniões sobre “2 – Análise das últimas provas”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!