4 – Destrinchando o sétimo tópico

7. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

a. Comportamento organizacional.

b. Grupos e equipes de trabalho nas organizações.

c. Saúde Mental e Trabalho.

d. Atuação profissional no contexto organizacional.

 

Esse é um tópico que eles só apontam um livro base como bibliografia. Pelo visto, nas últimas provas, representa em média 02 ou 03 questões por ano. Por isso, considero uma leitura muito importante. Aparentemente é um livro chato, principalmente para os que não têm interesse por esse segmento. Entretanto, é bom seguir as dicas que os subtópicos nos indicam.

Os subtópicos B e C são capítulos do livro (respectivamente 11 e 08). Destaco o capítulo 08 e as características das teorias do estresse. Para quem não dispõe de muito tempo é válido copiar e fixar os quadros das páginas: 296-297. No capítulo sobre equipes o quadro da página 371 é importante; tanto quanto o segmento do capítulo que versa sobre os 05 estágios de desenvolvimento das equipes de trabalho.

O subtópico D está diluído nos 02 últimos capítulos do livro. Bom, é algo bem genérico, mas não custa revisar e anotar o histórico do desenvolvimento da psicologia organizacional no mundo e no Brasil.

O subtópico A é o mais abrangente do tópico 07. Algumas coisas eu pontuo como passíveis sempre de questionamentos: cultura organizacional – definição e componentes; comprometimento – definição e tipos; motivação – teorias. Outra dica é prestar atenção nas palavras em negrito de todos os capítulos. Toda conceituação é destacada dessa forma.

 

Por fim, apesar de não explícito no assunto, é recomendável uma visão pormenorizada do código de ética. Em destaque: princípios fundamentais VI e VII; todo o artigo 2º.; artigo 3º (muito importante); artigo 9º; artigo 10º; artigo 21º (sanções disciplinares.

 

Questões referentes ao tópico nos últimos três anos

2009

67;70;71

2010

69;77

2011

62;63;64

5 opiniões sobre “4 – Destrinchando o sétimo tópico”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!