1 – Preparação

Na verdade esta é uma parte do blog voltada para dizermos um pouco sobre nossa preparação/estruturação para o concurso. Não postarei “uma receita de bolo” com horas de estudos estipuladas, números de livros etc. Sempre optei por ter uma política um pouco diferente. Acho que a preparação tem que se adequar a melhor maneira de funcionamento do indivíduo e não o contrário. Logo, o que direi que fiz não é necessariamente um termômetro para sua preparação. Busque a melhor maneira de aproveitar seu tempo e a melhor forma de apreender os conteúdos. O que sugiro é: leia com bastante atenção os livros indicados, por mais que já exista um domínio do assunto. Vocês devem exaurir o conteúdo pelos livros. Grande parte das questões (quase  totalidade) perguntam especificidades ou conceituações do(s) autor(es) nas obras indicadas.

 

Nunca me preparei só para a EsFCEx. Na verdade desde março de 2010 divido o meu tempo para fazer entre 3 a 4 concursos por ano. Isso implica uma preparação média de 3 meses para cada concurso. Vou me ater ao que fiz para a EsFCEx esse ano (terceira vez que fiz).

 

Como já havia estudado bem português para outros concursos e não estudei essa matéria com afinco. Apenas revisei crase e figuras de linguagem. Depois de ver o gabarito pré-liminar me arrependi um pouco (fiquei com 04 acertos). No gabarito final fui contemplado com a alteração e as anulações (07 acertos). Por sorte, não senti muito pesar por focar nas outras matérias das gerais.

 

Para Geografia e História consegui um bom livro (de cada) e complementei com pdf´s de outros livros e apostilas que consegui na internet. Para cada matéria reservei 02 (duas) semanas. Fiz algumas questões para me sentir seguro e apto para atingir os percentuais mínimos. Acabei com (07 em história e 06 em geografia). Diante da dificuldade da prova e o investimento nas matérias fiquei feliz com o desempenho.

 

Era a terceira vez que tentava o concurso. A cada ano fui adquirindo o máximo de livros da listagem específica. E me estruturei durante 02 meses para ler o máximo possível dos livros indicados. Comecei estudando tudo aquilo que sabia menos ou não fazia noção. Além dessa estratégia eu mapiei a prova e fiz uma perspectiva da probabilidade de assuntos e temas. A partir disso dividi meu tempo para estudar cada livro. E apostei que alguns tópicos não cairíam e não estudei (hospitalar por exemplo).

 

Não foi nada muito bem estruturado. A minha rotina variava de 3 a 6 horas diárias de estudo. Acredito que em média lia 4 horas por dia. Não estudei aos finais de semana e não deixei o lazer de lado. Porém gosto de ter algo me policiando para adverter sobre estudar. E durante os estudos eu suspendi a cerveja.

 

Minha estratégia não foi ler apenas as obras, mas procurar extrair o que poderia ser perguntado e de que forma. Quais os principais conceitos e o que eu perguntaria sobre o tema. Alguns livros mais morosos eu só lia as partes em negrito e esmiuçava as definições dos conceitos. Em muitos casos é melhor decorar a definição do que entender o processo de construção.

 

De resto foi rever/refazer as provas anteriores para me formatar ao estilo da prova. Qualquer pergunta mais específica posso responder. Bons estudos!

Thiago Bomfim.