5 – Motivação

Ás vezes, queremos começar a fazer algo, a longo prazo, sem um propósito que seja o norteador de sua caminhada. E quando alguém tem um propósito, tornar-se algo quase simultâneo a necessidade de termos e mantermos nossa motivação. E essa característica – motivação – seria o sustentáculo de todo o processo de estudo. Digo isso, pois, durante o tempo de estudo vai bater o desânimo, vai bater a dúvida e, ainda por cima, a pessoa não tem a certeza do que poderá acontecer – se vai passar ou não vai. E é ai que aparece a motivação e faz com que toda essa dúvida e incerteza desapareçam, pois você percebe que está no caminho certo.

 

No meu caso, lembro que muitas vezes eu achava que era muito difícil passar nesse concurso por ter apenas 2 vagas para o Brasil todo, mas nessas horas eu parava e ia no you tube, colocava o nome esaex (há 1 ano atrás, ainda se chamava assim) e via a formatura e alguns vídeos relacionados ao curso de formação, como por exemplo o vídeo que você pode encontrar abaixo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=dmOeVYczOLw&feature=player_embedded

 

Isso me motivava muito e me dava forças para estudar mais um dia, mais uma semana, mais um(ns) mês(es) até eu conseguir a aprovação.

 

Por ser soteropolitano e morar em Salvador, o local onde fiz a prova da ESFCEX foi no Colégio Militar, muito próximo onde ocorre o curso de formação – até o ano passado, para chegarmos  ao local que seria realizada a prova, teríamos que passar pela ESFCEX, ou seja, tínhamos contato com toda a estrutura do local. Na primeira vez que fui fazer a prova – no ano anterior eu fiz para testar e conhecer a prova, sem pretensão nenhuma de passar, pois ainda estava no 9º semestre e não poderia começar sem ter o diploma – quando eu vi a estrutura, a organização, a limpeza, enfim, tudo de lá me encantou, e isso foi mais um motivador para intensificar os estudos.

André.

Uma opinião sobre “5 – Motivação”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!