8 – Ferramentas extras

VÍDEO-AULAS:

Além dos livros, o que utilizei como um complemento foram algumas VÍDEO-AULAS das matérias de gerais, principalmente de gramática.

 

RESUMOS:

Uma ferramenta que acho muito relevante seria fazer resumos dos principais assuntos depois de lidos os livros, facilitando o estudo na hora da revisão. Falo isso, pois, pela imensa quantidade de livros, estratégias que proporcionem uma maior assimilação seria o diferencial na hora da prova.

 

GRAVAÇÃO:

A gravação em um mp4 também é de suma importância, pois a repetição facilita a aprendizagem e isso você pode fazer na hora do almoço, no ônibus/carro etc.

 

PROVAS ANTERIORES:

Umas das “obrigações” para quem quer fazer uma boa prova de psicologia é a realização das provas anteriores da ESFCEX. Primeiro porque algumas questões podem cair de novo e segundo, para saber quais são os principais assuntos.

 

LER, RELER E LER DE NOVO:

Por esse concurso cair questões bem específicas e de “canto de livro”, não basta o concurseiro fazer uma leitura, mas sim, ler muitas vezes – e isso inclui a execução e o estudo dos resumos. Tendo que ler muitos livros, eu utilizava a estratégia de priorizar os principais – os 14 livros que já citei no tópico dos principais livros -, e os livros secundários eu estudava poucas vezes. Tinha livros que eu lia quase todo dia, como por exemplo, os livros de psicopatologia, pois era muito provável que pelo menos umas duas questões poderiam ser cobrados.

 

ESTUDAR TODO DIA:

Um fator que deve ser priorizado seria a constância nos estudos. E para que isso seja possível, principalmente para as pessoas que tem pouco tempo, seria a abdicação de algumas coisas da sua vida que poderão ser feitas depois da aprovação. O estudo diário, inclusive nas férias e finais de semana é um dos diferenciais para a aprovação.

 

E para finalizar, deixo essa frase que gosto muito:

“O mesmo problema que nos empurra para o abismo, nos mostra que temos asas para voar…”

 

André.

12 opiniões sobre “8 – Ferramentas extras”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!