5- Prepare-se mais e evite sustos… (para todos os cursos)

Abaixo seguem três advertências importantes para evitar surpresas no próximo certame:

 

– Uma coisa já é batida nas dicas para o concurso da EsFCEx, mas não custa ratificar: a preparação para a EsFCEx nas provas específicas é bem particular. Costumeiramente, muitas pessoas se preparam para diversos concursos e acham que estão aptos para aprovação em todos os certames. Não é verdade. De maneira geral esta regra se aplica até porque o estudo específico é algo acumulativo. Entretanto, para a EsFCEx não basta dominar os assuntos. Há a necessidade de habituação com os autores sugeridos e domínio das conceituações presentes nas obras.

 

– Houve uma enquete após a última prova sobre a substituição ou mesmo a adição de uma prova de redação. Ou seja, atentem-se ao novo edital para confirmar se isso acontecerá ou não. O que não impede que a pessoa, desde já, se prepare fazendo alguns esboços e lendo sobre Forças Armadas (em especial sobre o Exército) e temas atuais do contexto sócio-político-econômico.

 
– Visitem periodicamente a página da EsFCEx. Sempre podemos antever algumas dificuldades e saber antecipadamente sobre mudanças. Recentemente foi anunciada a inclusão da matéria: Estatuto do Militares. O texto do site: “Conforme o Ofício Nº 646-Seç Ens.2 de 24 de novembro de 2011 da DESMil, a Lei Nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares) passará a compor as matérias do Exame Intelectual dos Processos Seletivos da EsFCEx (CFO/QC, EIA/QCM e CFO-ODONTO/FARMÁCIA). O Estatuto dos Militares está disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6880.htm.”
Pouco sabemos sobre o formato e a relevância na nota final. O que a meu ver é lógico é que no mínimo a matéria será eliminatória (mesmo caso de língua estrangeira). Outra pergunta que nos fazemos é: o que será cobrado? Acho que essa pergunta só sanará com o edital e/ou a divulgação das referências bibliográficas. Porém, deduz-se até pelo link no texto que devemos ter conhecimento do referido Estatuto. Isso garante uma melhor preparação e mais familiaridade com a vida militar.

8 opiniões sobre “5- Prepare-se mais e evite sustos… (para todos os cursos)”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!