ApostilaPsico

Provas comentadas de Psicologia

Olá Concursandos.

As provas de Psicologia  desde 2006 até a de 2013 já estão disponíveis no site. Assim que a Escola tornar a de 2014 pública, ela também será disponibilizada!

Todas as questões que ainda constam na Bibliografia estão comentadas, apresentando breve resumo sobre o assunto ou alguma dica.

 

Um bom exemplo dos comentários das questões segue abaixo para que vocês entendam a proposta do material.  

EsFCEx 2013

56. Uma alteração na percepção ou experiência de si mesmo, associado ao sentimento de distanciamento, como se fosse um observador externo dos próprios processos mentais ou corporais, chama-se:

(A) desorientação.

(B) desrealização.

(C) fuga de ideias.

(D) delírio.

(E) despersonalização.  

COMENTÁRIO:  

Desorientação: Este conceito está descrito no Capítulo 12 do livro do Dalgalarrondo. A capacidade de orientar-se é classificada em orientação autopsíquica que é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo, revela que o sujeito sabe quem é (nome, idade, profissão, estado civil etc); e orientação alopsíquica, que diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço e ao tempo.  

Desrealização: Este conceito está descrito no Capítulo 21 do livro do Dalgalarrondo, sobre Funções Psíquicas compostas. Comumente associada à despersonalização pode ocorre a desrealização, que é a transformação e a perda da relação de familiaridade com o mundo comum, no sentido de uma relação de profunda estranheza daquilo que, no dia a dia, é comum e familiar.  Fuga de ideias: Dentre a análise que Dalgalarrondo faz do pensamento como processo de pensar, distingue-se os seguintes aspectos ou momentos do pensamento: CURSO, FORMA e CONTEÚDO. A fuga de ideias está entre as alterações da forma do pensamento, e se caracteriza pela alteração da estrutura do pensamento secundária à acentuada aceleração do pensamento, na qual uma ideia se segue a outra de forma extremamente rápida, perturbando-se as associações lógicas entre os juízos e conceitos, assim, as associações entre as palavras deixam de seguir uma lógica ou finalidade do pensamento.  

Delírio: Dalgalarrondo classifica o delírio como uma alteração do juízo de realidade, ou seja, faz parte de uma alteração de um elemento constitutivo do PENSAMENTO. Lembrando que Jaspers descreveu três indícios externos do delírio: convicção extraordinária, impossibilidade de modificar-se pela experiência e conteúdo impossível, falso.

Despersonalização: Também descrito no Capítulo 21. O conceito de Despersonalização diz respeito ao sentimento de perda ou de transformação do EU, há perda da relação empática básica, da familiaridade inequívoca do EU consigo mesmo. É uma vivência profunda de estranhamento e infamiliaridade consigo mesmo, o doente sente-se estranho a si mesmo, abarca tanto o Eu psíquico quanto o Eu corporal.

GABARITO: E

 

A apostila encontra-se disponível em: http://www.rumoaesfcex.com.br/lojavirtual  

 

Bons estudos!!

20 opiniões sobre “Provas comentadas de Psicologia”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!